quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Transição do carvão para o gás natural e renováveis no setor elétrico dos EUA está reduzindo drasticamente o uso de água


Transição do carvão para o gás natural e renováveis no setor elétrico dos EUA está reduzindo drasticamente o uso de água


termelétrica
Termelérica a carvão. (AP Photo/Chris Carlson)

Duke University*
“Embora a maior atenção tenha sido focada nos benefícios climáticos e na qualidade do ar da troca do carvão, este novo estudo mostra que a transição para o gás natural – e mais ainda para fontes de energia renovável – resultou na economia de bilhões de galões de água, ”Disse Avner Vengosh, professor de geoquímica e qualidade da água na Escola de Meio Ambiente Nicholas da Duke.
Essas economias no consumo e na retirada de água ocorreram apesar da intensificação do uso da água associada à produção de fracking e gás de xisto, mostra o novo estudo.

“Para cada megawatt de eletricidade produzida usando gás natural em vez de carvão, a quantidade de água retirada dos rios e águas subterrâneas locais é reduzida em 10.500 galões*, o equivalente a um suprimento de água de 100 dias para uma família americana típica”, disse Andrew Kondash, um pesquisador de pós-doutorado em Duke, que liderou o estudo como parte de sua dissertação de doutorado sob Vengosh.

O consumo de água – a quantidade de água usada por uma usina e nunca voltou ao meio ambiente – cai 260 galões por megawatt, disse ele.

Nessas taxas de redução, se o aumento do gás de xisto como fonte de energia e o declínio do carvão continuar durante a próxima década, até 2030, cerca de 483 bilhões de metros cúbicos de água serão economizados a cada ano, prevê o estudo da Duke.

Se todas as usinas a carvão forem convertidas em gás natural, a economia anual de água atingirá 12.250 bilhões de galões* – 260% do uso anual anual de água industrial dos EUA.
Embora a magnitude do uso da água para mineração e fraturamento de carvão seja semelhante, os sistemas de refrigeração nas usinas de gás natural usam muito menos água em geral do que os das usinas de carvão. Isso pode resultar rapidamente em economias substanciais, já que 40% de todo o uso de água nos Estados Unidos atualmente serve para resfriamento de usinas termelétricas, observou Vengosh.

“A quantidade de água usada para o resfriamento de usinas termelétricas eclipsa todos os outros usos no setor de eletricidade, incluindo mineração de carvão, lavagem de carvão, transporte de minério e gás, perfuração e fraturamento”, disse ele.

Economias ainda maiores poderiam ser obtidas com a mudança para energia solar ou eólica. O novo estudo mostra que a intensidade da água dessas fontes de energia renovável, medida pelo uso da água por quilowatt de eletricidade, é de apenas 1% a 2% da intensidade da água do carvão ou do gás natural.

“Mudar para energia solar ou eólica eliminaria grande parte da captação e consumo de água para geração de eletricidade nos EUA”, disse Vengosh.

O gás natural ultrapassou o carvão como principal combustível fóssil para geração de eletricidade nos Estados Unidos em 2015, principalmente devido ao aumento da exploração não convencional de gás de xisto. Em 2018, 35,1% da eletricidade dos EUA veio de gás natural, enquanto 27,4% vieram de carvão, 6,5% vieram de energia eólica e 2,3% vieram de energia solar, de acordo com a Administração de Informações de Energia dos EUA (EIA).

Dalia Patiño-Echeverri, Professora Associada de Gendell de Sistemas de Energia da Duke’s Nicholas School, foi coautora do estudo com Kondash e Vengosh.

Eles publicaram seu artigo revisado por pares em 14 de outubro na revista de acesso aberto Environmental Research Letters .

* Para um resultado aproximado de galões para litros multiplique o valor de volume por 3,785
** Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
Referência:
Quantification of the Water-Use Reduction Associated with the Transition from Coal to Natural Gas in the U.S. Electricity Sector,” Andrew J. Kondash, Dalia Patiño-Echeverri and Avner Vengosh; Oct. 14, 2019, Environmental Research Letters. DOI: https://doi.org/10.1088/1748-9326/ab4d71

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/10/2019
Transição do carvão para o gás natural e renováveis no setor elétrico dos EUA está reduzindo drasticamente o uso de água, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/10/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/10/22/transicao-do-carvao-para-o-gas-natural-e-renovaveis-no-setor-eletrico-dos-eua-esta-reduzindo-drasticamente-o-uso-de-agua/.

Estudo da ONU Meio Ambiente mostra alta concentração de antibióticos nas águas de rios do mundo


Estudo da ONU Meio Ambiente mostra alta concentração de antibióticos nas águas de rios do mundo


O uso indevido de antibióticos em humanos e animais está acelerando o processo de resistência a esses medicamentos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antibióticos também parecem estar se espalhando no meio ambiente. Um estudo global recente descobriu que as concentrações de antibióticos em alguns rios do mundo excedem os níveis “seguros” em até 300 vezes.

Os antibióticos são apenas um entre uma variedade de produtos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal e outros contaminantes ambientais cada vez mais presentes nas águas residuais e nos lixões do mundo. O relato é da ONU Meio Ambiente.
ONU
Vista do rio Tâmisa, em Londres. Foto: pixabay/ChristofS (CC)
Vista do rio Tâmisa, em Londres. Foto: pixabay/ChristofS (CC)

Descobertas recentes indicam que 20% das gaivotas-prata na Austrália carregam bactérias patogênicas resistentes a antibióticos, o que está aumentando o receio de que bactérias causadoras de doenças possam se espalhar das aves para os seres humanos e animais domésticos. As gaivotas coletam bactérias, como a E. coli, de águas residuais, esgotos e lixões.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência a antibióticos é hoje uma das maiores ameaças à saúde, à segurança alimentar e ao desenvolvimento global. Numerosas infecções, como pneumonia, tuberculose, gonorreia e salmonelose, estão se tornando mais difíceis de tratar, à medida que os antibióticos usados ​​tornam-se menos eficazes. A resistência a antibióticos leva a internações hospitalares mais longas, custos médicos mais altos e aumento da taxa de mortalidade.

A resistência aos antibióticos ocorre quando as bactérias mudam em resposta ao uso de tais medicamentos. Essas bactérias podem infectar humanos e animais, e as infecções que causam são mais difíceis de tratar do que aquelas causadas por bactérias não resistentes.

Embora a resistência a antibióticos ocorra naturalmente, o uso indevido de antibióticos em humanos e animais está acelerando o processo, segundo a OMS.

Antibióticos também parecem estar se espalhando no meio ambiente. Um estudo global recente descobriu que as concentrações de antibióticos em alguns rios do mundo excedem os níveis “seguros” em até 300 vezes.

“Os pesquisadores procuraram 14 antibióticos comumente usados ​​em rios de 72 países, em seis continentes, e encontraram antibióticos em 65% dos locais monitorados”, diz um relatório recente da Universidade de York.

“O metronidazol, usado para tratar infecções bacterianas, incluindo infecções de pele e da boca, excedeu os níveis seguros pela maior margem, com concentrações 300 vezes maiores que o nível ‘seguro’ em uma área em Bangladesh.”

“No rio Tâmisa e um de seus afluentes em Londres, os pesquisadores detectaram uma concentração total máxima de antibióticos de 233 nanogramas por litro (ng/l), enquanto em Bangladesh a concentração foi 170 vezes maior”, diz o estudo global.

Os antibióticos são apenas um dentre uma variedade de produtos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal e outros contaminantes ambientais, cada vez mais presentes nas águas residuais e nos lixões, que podem ter efeitos adversos à saúde. Essas substâncias são conhecidas como “poluentes emergentes”.

Poluentes emergentes

“As águas residuais municipais, industriais e, mais recentemente, domésticas são as principais fontes de poluentes emergentes no ambiente aquático”, afirma Birguy Lamizana, especialista em águas residuais do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Produtos químicos e compostos que apenas recentemente foram identificados como ameaças potenciais ao meio ambiente e ainda não são amplamente regulamentados pela legislação nacional ou internacional são conhecidos como “poluentes emergentes”. Eles são classificados como “emergentes”, não porque os próprios contaminantes sejam novos, mas por causa do crescente nível de preocupação gerada.

“A lista de compostos que são qualificados como poluentes emergentes é longa e cresce cada vez mais”, diz um estudo do PNUMA sobre produtos farmacêuticos e produtos de higiene pessoal no ambiente marinho: uma questão emergente.

“A categoria inclui uma variedade de compostos: antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, medicamentos psiquiátricos, esteroides e hormônios, contraceptivos, fragrâncias, filtro solar, repelentes de insetos, microesferas, microplásticos, anti-sépticos, pesticidas, herbicidas, surfactantes e metabólitos de surfactantes, retardantes de chama, aditivos e produtos químicos industriais, plastificantes e aditivos para combustíveis, entre outros.”

A deposição atmosférica é uma fonte significativa de poluentes emergentes em águas abertas. No entanto, a maioria desses poluentes não está incluída em acordos internacionais com programas de monitoramento de rotina; portanto, seu impacto no meio ambiente não é bem conhecido.

Desreguladores endócrinos

Um grupo de contaminantes emergentes são os desreguladores endócrinos. Os desreguladores endócrinos são substâncias químicas que inibem ou aumentam artificialmente a função dos mensageiros químicos naturais do corpo.

Peixes e anfíbios próximos a fontes de água poluída mostraram anormalidades reprodutivas e deformidades físicas, e acredita-se que isso seja resultado de contaminantes causadores de desregulação endócrina.

“Mais pesquisas são necessárias para determinar os possíveis efeitos à saúde de desreguladores endócrinos de baixo nível no esgoto e no abastecimento da água doméstica”, diz Lamizana. “No entanto, é razoável supor que em áreas secas ou durante a estação seca os corpos d’água são mais propensos a conterem proporções mais altas desses contaminantes”.

O estudo do PNUMA diz que o princípio da precaução deve orientar as respostas aos poluentes emergentes. “Ao promover pesquisas, programas de monitoramento, reduções de resíduos e química verde, deve se tornar possível prevenir e mitigar os impactos negativos dos produtos farmacêuticos sem comprometer sua disponibilidade, eficácia ou acessibilidade econômica, particularmente em países onde o acesso a importantes serviços de saúde ainda é limitado”.

“Os ecossistemas naturais de água doce são desvalorizados e sobre-explorados. Precisamos mudar as nossas estruturas de incentivo do estímulo à poluição, à degradação do ecossistema e à exploração excessiva dos recursos naturais para comportamentos pró-conservação. As ferramentas adequadas para isso já estão à nossa disposição, mas precisamos garantir que os tomadores de decisões as levem em devida consideração e ajam”, afirma Jacqueline Alvarez.

Uma resolução adotada pela Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente em março de 2019 incitou os governos e todas as outras partes interessadas, incluindo agências, fundos e programas da ONU, “a apoiar plataformas relevantes de interface de políticas científicas, incluindo contribuições da comunidade acadêmica; melhorar a cooperação nas áreas de meio ambiente e saúde; e chegar a maneiras de fortalecer a interface ciência-política, incluindo sua relevância para a implementação de acordos ambientais multilaterais em nível nacional”.

Da ONU Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/10/2019


Estudo da ONU Meio Ambiente mostra alta concentração de antibióticos nas águas de rios do mundo, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/10/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/10/22/estudo-da-onu-meio-ambiente-mostra-alta-concentracao-de-antibioticos-nas-aguas-de-rios-do-mundo/.

Agricultura orgânica: como fazer um controle biológico de pragas e doenças adequado?


Agricultura orgânica: como fazer um controle biológico de pragas e doenças adequado?


agricultura orgânica
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

De acordo com a ABCBio, o controle biológico de pragas e doenças requer a adoção de técnicas específicas e tecnologias avançadas que priorizem o uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis

Por Jimena Carro e Michele Barcena
A agricultura orgânica no Brasil, regulamentada pela Lei 10.831/2003 e Decreto Nº 6.323/2007, considera como produtos orgânicos todos aqueles obtidos por meio de um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao meio ambiente. Ou seja, para ser de fato orgânica, a agricultura deve ser realizada sem nenhuma utilização de insumos sintéticos, radiação ionizantes e organismos geneticamente modificados.


Com esse objetivo, os produtores orgânicos utilizam estratégias como a rotação de culturas, cultivo mecânico, adubação verde, utilização de estercos animais, compostagem e controle biológico. Os produtos de controle biológico são capazes de reduzir a população de pragas e doenças específicas, mantendo-a em parâmetros ecologicamente aceitáveis de acordo com os princípios do sistema orgânico de produção agropecuária.


De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), o controle biológico requer a adoção de técnicas específicas e tecnologias avançadas que priorizem o uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis, respeitando a integridade cultural das comunidades rurais. Para isso, é de extrema importância que agricultores se adequem às normas de orgânicos, mas também avaliem estratégias apropriadas às peculiaridades de cada região, entre elas, solo, clima, água e biodiversidade.


Os produtos biológicos de controle, para serem utilizados dentro da agricultura orgânica, precisam ser registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na ANVISA e no IBAMA, seguindo as especificações de referência para a agricultura orgânica ou certificados por empresas credenciadas. “Esse processo é essencial para garantir a segurança e a qualidade dos produtos orgânicos que chegam à mesa do consumidor final”, observa Amália Borsari, diretora-executiva da ABCBio.


Em função da sua natureza, os produtos biológicos de controle podem ser categorizados como macro-organismos (insetos, ácaros e nematoides), microrganismos (bactérias, fungos, vírus), bioquímicos (extratos de plantas, algas, enzimas e hormônios) e semioquímicos (metabólitos e feromônios). Em geral, são disponibilizados na forma granulada, suspensão concentrada, pó molhável WP, em cartela contendo ovos parasitados, em capsulas contendo microvespas. No caso de macro biológicos são comercializados ovos, pupas, larvas ou insetos vivos.

A certificação de produtos orgânicos

Na mesma linha, a certificação de produtos orgânicos é realizada por certificadoras credenciadas no MAPA e acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Assim as certificadoras avaliam criteriosamente todo o sistema de produção orgânica de cada agricultor – inclusive o controle biológico aplicado – e registram por escrito se determinado produto obedece às normas e práticas da agricultura orgânica.


Com isso, a certificação dos produtos orgânicos em mercados é indicada pela presença do selo federal SisOrg em seus rótulos, os quais servem para garantir ao consumidor final que os princípios da agricultura orgânica foram cumpridos naqueles alimentos. Mas, caso se trate de produtos vendidos a granel, a informação da certificação deve estar indicada por meio de cartazes, etiquetas ou outro recurso similar.

“A certificação orgânica é um fator importante e decisivo para conquistar maior credibilidade dos consumidores, além de conferir maior transparência aos insumos utilizados na produção de orgânicos”, complementa Amália Borsari.

O crescimento do mercado de orgânicos no Brasil e no mundo

A preocupação da sociedade com a forma de produção dos alimentos tem crescido e, com isso, impulsionado práticas sustentáveis como a agricultura orgânica. Nos últimos oito anos, o número de produtores orgânicos registrados no Brasil triplicou. Segundo levantamento do MAPA, em 2012, eram 5,9 mil produtores registrados e, em março de 2019, esse número chegou a 17,7 mil.


E dados da Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica (IFOAM) disponibilizados em fevereiro de 2019 apontam que existem cerca de 3 milhões de produtores orgânicos distribuídos em 181 países. O levantamento também indica que a agricultura orgânica ocupou, em 2017, uma área de 69.8 milhões de hectares no mundo.


Em relação a área destinada a agricultura orgânica, o Brasil ficou em terceiro lugar na América Latina com 1.1 milhões de hectares, atrás da Argentina (3.3 milhões de hectares) e do Uruguai (1.8 milhões de hectares). E, assim, ocupa o décimo segundo lugar no mundo.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/10/2019


Agricultura orgânica: como fazer um controle biológico de pragas e doenças adequado?, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/10/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/10/23/agricultura-organica-como-fazer-um-controle-biologico-de-pragas-e-doencas-adequado/.