sexta-feira, 30 de julho de 2021

O fungo e as bactérias que atacam os resíduos de plástico

 






O fungo e as bactérias que atacam os resíduos de plástico

Por acidente, Samantha Jenkins descobriu as propriedades de ingestão de plástico de um fungo. Fonte: S JENKINS.
Por acidente, Samantha Jenkins descobriu as propriedades de ingestão de plástico de um fungo. Fonte: S JENKINS.

Samantha Jenkins estava estudando vários tipos de fungo em um projeto de pesquisa para sua empresa, quando um dos fungos fez uma oferta pela liberdade.

“Imagine uma jarra cheia de grãos com uma espécie de caroço de cogumelo saindo do topo”, diz o engenheiro chefe de biotecnologia da empresa de bio-fabricação Biohm.

“Não parecia particularmente animador ou fascinante. Mas assim que foi aberto, foi muito, muito legal.”

O fungo havia comido a esponja de plástico que pretendia selá-lo, quebrando-o e assimilando-o como qualquer outro alimento.

O objetivo do projeto era avaliar uma série de cepas de fungos para uso em painéis de isolamento biológico, mas o fungo faminto os levou a outra direção.

A Biohm agora está trabalhando para desenvolver a cepa para torná-la um digestor ainda mais eficiente, o que poderia potencialmente ajudar com a questão dos resíduos de plástico.

Sob o microscópio é possível ver as bactérias digerindo o plástico. Fonte: BIOHM.

Não é segredo que o lixo plástico descartável é um grande problema: até 2015, de acordo com o Greenpeace, o mundo havia produzido 6,3 bilhões de toneladas de plástico virgem, dos quais apenas 9% foram reciclados. O resto foi queimado em incineradores ou despejado.

As coisas estão melhorando, com mais de 40% das embalagens de plástico recicladas na União Europeia, e uma meta de 50% até 2025.

Mas alguns tipos de plástico, como o PET (tereftalato de polietileno), amplamente utilizado para garrafas de bebidas, são difíceis de reciclar pelos meios tradicionais. Então, os métodos biológicos podem ser a resposta?

A Sra. Jenkins está testando seu fungo em PET e poliuretano.

“Você coloca plástico, os fungos comem o plástico, os fungos fazem mais fungos e daí você pode fazer biomateriais para comida, ou estoques de ração para animais, ou antibióticos.”

Outros também tiveram algum sucesso.

Uma versão ajustada da bactéria E. coli pode transformar o plástico em um condimento útil. Fonte: GETTY IMAGES.
Uma versão ajustada da bactéria E. coli pode transformar o plástico em um condimento útil. Fonte: GETTY IMAGES.

Cientistas da Universidade de Edimburgo usaram recentemente uma versão projetada em laboratório da bactéria E. coli para transformar o ácido tereftálico, uma molécula derivada do PET, no aromatizante culinário de vanilina, por meio de uma série de reações químicas.

“Nosso estudo ainda está em um estágio muito inicial e precisamos fazer mais para encontrar maneiras de tornar o processo mais eficiente e economicamente viável”, disse a Dra. Joanna Sadler, da Escola de Ciências Biológicas da universidade.

“Mas é um ponto de partida realmente empolgante e há potencial para que isso seja comercialmente prático no futuro, depois que novas melhorias no processo forem feitas.”

Enquanto isso, uma equipe do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental-UFZ em Leipzig está usando uma bactéria originalmente encontrada em um depósito de lixo local para quebrar o poliuretano.

Chamada de Pseudomonas sp. TDA1, a bactéria consome cerca de metade do plástico para aumentar sua própria biomassa, sendo o restante liberado como dióxido de carbono.

Como outros organismos comedores de plástico, Pseudomonas decompõe o poliuretano usando enzimas; e a equipe já realizou uma análise genômica da bactéria com o objetivo de identificar os genes específicos que codificam para essas enzimas.

Mas alguns questionam se tais técnicas algum dia serão comercialmente viáveis.

“A conversão enzimática ou microbiana de PET em seus blocos de construção constituintes é uma ciência interessante e precisa ser explorada. No entanto, a tecnologia terá que competir com outras tecnologias de conversão comerciais comprovadas, usando sistemas catalisadores de água comuns e menos empolgantes”, disse o Prof Ramani Narayan da Universidade Estadual de Michigan.

Carbios usa enzimas para quebrar PET. Fonte: CARBIOS.
A Carbios usa enzimas para quebrar PET. Fonte: CARBIOS.

O mais avançado no caminho para a comercialização é provavelmente a Carbios, uma empresa francesa que usa uma versão projetada de uma enzima originalmente encontrada em uma pilha de composto para quebrar o PET.

Depois de se associar a alguns grandes nomes em produtos de consumo, incluindo L’Oreal e Nestlé, a empresa anunciou recentemente que produziu as primeiras garrafas de plástico PET de grau alimentício do mundo, produzidas inteiramente de plástico reciclado enzimaticamente.

E, ao contrário da maioria dos métodos de reciclagem, as enzimas podem lidar com PET colorido.

“Com métodos tradicionais, como a reciclagem mecânica, para fazer um produto final adequado para garrafas transparentes, você precisa de garrafas transparentes como insumo”, disse o vice-presidente-executivo Martin Stephan.

“Com nossa tecnologia, qualquer tipo de resíduo PET é reciclado em qualquer tipo de produto PET.”

A Carbios afirma que sua tecnologia pode transformar resíduos em qualquer tipo de produto PET. Fonte: CARBIOS.
A Carbios afirma que sua tecnologia pode transformar resíduos em qualquer tipo de produto PET. Fonte: CARBIOS.

No entanto, as garrafas produzidas por esse processo são quase duas vezes mais caras do que as que usam petroquímicos.

Ainda assim, Stephan diz que a tecnologia tem potencial para se equiparar aos baixos custos das garrafas feitas tradicionalmente.

O Dr. Wolfgang Zimmermann, do Instituto de Química Analítica da Universidade de Leipzig, acredita que a técnica da Carbios é promissora.

“As enzimas podem ser muito úteis porque são muito específicas e também não ligam para a contaminação, se a embalagem ainda estiver suja. E não consomem muita energia.

“Um outro ponto é que pode ser ampliado e reduzido convenientemente. As enzimas teriam a vantagem de poderem consistir em pequenas unidades que teriam uma baixa pegada de carbono e poderiam estar fora das áreas metropolitanas em países em desenvolvimento ou lugares remotos.”

Porém, ele acredita que elas não são uma solução universal.

O PET é difícil de reciclar e costuma ser enviado a países em desenvolvimento para processamento. Fonte: GETTY IMAGES.
O PET é difícil de reciclar e costuma ser enviado a países em desenvolvimento para processamento. Fonte: GETTY IMAGES.

“As garrafas PET podem ser recicladas usando esta enzima de volta para as novas garrafas, mas infelizmente as garrafas PET são muito cristalinas e muito resistentes à degradação da enzima, então a empresa teve que introduzir um pré-tratamento onde eles realmente colocam uma grande quantidade de energia extra para derreter o material e extrudá-lo para reduzir a cristalização”, diz ele.

“Depois disso, você pode degradá-lo com a enzima – mas economicamente, e também em termos de pegada de carbono, isso não faz muito sentido na minha opinião.”

E embora as coisas possam melhorar, a reciclagem enzimática atualmente tem um alcance muito limitado, como admite Stephan.

“Desenvolvemos tecnologias para o fim de vida de apenas dois poliésteres, que representam cerca de 75 milhões de toneladas de produção anual, em comparação com uma produção global de plásticos de cerca de 350 milhões de toneladas”, diz ele.

“Temos muito trabalho pela frente.”

Fonte: BBC News / Emma Woollacott
Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em inglês acesse:
 https://www.bbc.com/news/business-57733178

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

 


A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

Múmias da cultura chinchorro foram incluídas na Lista do Patrimônio Mundial pela Unesco nesta semana – IMAGEN DE CHILE/FELIPE CANTILLANA

“As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos”, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida do deserto do Atacama.

Há mais de 7 mil anos, essa região foi habitada por uma sociedade de caçadores-coletores na qual os mortos tinham grande importância. As habilidosas técnicas de mumificação da cultura chinchorro datam de 2 mil anos antes dos egípcios.

O valor foi reconhecido pela Unesco, que incluiu no fim de julho de 2021, suas múmias e a área que guarda seus achados arqueológicos na Lista do Patrimônio Mundial.

No início, técnica era usada apenas em crianças e recém-nascidos mortos – GETTY IMAGES

Uma sociedade de pescadores

A cultura chinchorro habitou a região entre os portos de Ilo, no Peru, e Antofagasta, no Chile.

Apesar de muito árida, a área tinha recursos marinhos em abundância devido aos efeitos da corrente fria de Humboldt, que cria um fenômeno chamado ressurgência no oceano, e dos diversos riachos que a atravessam para desembocar no mar.

Informações do Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana dão conta de que, “a partir de tumores encontrados nas orelhas das múmias da época, sabe-se que mergulhavam em grande profundidade”.

A habilidade para a pesca permitiu que eles construíssem assentamentos semipermanentes na foz dos rios e riachos da área.

Embora existam poucas informações sobre a forma como se organizavam, há indícios de que se reuniam em grupos de 30 a 50 pessoas que aparentemente tinham alguma relação de parentesco.

Até hoje foram analisadas cerca de 208 múmias – GETTY IMAGES

Como os chinchorro mumificavam os mortos

Segundo informações da Universidade de Tarapacá, no Chile, que tem liderado a pesquisa e conservação da cultura chinchorro, o processo de mumificação consistia na extração dos órgãos e vísceras dos mortos por meio de incisões e na sua substituição por vegetais, penas, pedaços de couro, lã e outros materiais.

Também se removia o couro cabeludo e a pele do rosto e abria-se o crânio para retirar o cérebro — depois de seco, ele era preenchido com cinzas, terra, argila e pelos de animais.

Por fim, modelava-se o rosto, que era adornado com uma peruca feita com cabelo humano. O corpo ganhava uma vestimenta de tecido vegetal e era coberto com uma camada de argila.

Embora no início os chinchorro mumificassem apenas recém-nascidos e crianças — que eram preservados junto de estatuetas de barro —, em seu auge, por volta de 3.000 a.C., eles chegaram a mumificar todo tipo de membro da sociedade, independentemente da idade.

Diferentes tipos de múmias

Ainda segundo a Universidade de Tarapacá, até o momento foram analisadas 208 múmias. O estudo da amostra revelou que as técnicas de embalsamamento usadas por esse povo variaram ao longo do tempo e foram simplificadas nos estágios finais, ao contrário do que aconteceu com os egípcios, que foram sofisticando suas técnicas.

Há múmias negras, cobertas por óxido de manganês; múmias vermelhas, pintadas com óxido de ferro; e múmias enfaixadas. Entre os pontos em comum que compartilham estão a peruca, uma máscara facial e bastões para reforçar o corpo.

“A cultura chinchorro considerava suas múmias como parte do mundo dos vivos, o que explica por que deixavam os olhos e a boca abertos e usavam macas, feitas de fibra vegetal ou pele de animal, para transportá-las”, destaca a Universidade de Tarapacá.

As avançadas técnicas de embalsamamento, auxiliadas pelas condições climáticas do ambiente desértico e salino do Atacama, levaram à preservação das cerca de 120 múmias que hoje estão no acervo do Museu Arqueológico de San Miguel de Azapa, no Chile.

Fonte: BBC

O desafio de salvar animais afetados por enchentes na Alemanha

 


O desafio de salvar animais afetados por enchentes na Alemanha

SOCORRISTAS E VOLUNTÁRIOS AJUDARAM A RESGATAR DE CÃES E GATOS A CAVALOS E TARTARUGAS EM ÁREAS ATINGIDAS POR GRAVES INUNDAÇÕES QUE DEIXARAM MAIS DE 180 MORTOS. MUITOS ANIMAIS SE PERDERAM DOS DONOS E AGUARDAM EM ABRIGOS.

Socorristas resgatam pôneis de área alagada

A tragédia provocada por chuvas torrenciais e inundações que assolaram o oeste da Alemanha há duas semanas, deixando ao menos 181 mortos, não afetou apenas as pessoas que vivem nas áreas atingidas, mas também animais.

Sandra Bischoff estava prestes a ir para a cama quando soube da enchente que inundou estábulos de cavalos no vale do rio Erft, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, um dos mais afetados pela catástrofe. Sandra, que mora em Colônia, tem três cavalos em um estábulo em Leverkusen e esteve em contato constante com outros criadores de cavalos através de redes sociais.

Sandra organizou imediatamente um grupo de socorristas voluntários e três carros com reboques para cavalos. No entanto, como apenas dois motoristas tinham licença para tal transporte, a mãe de Sandra, de 70 anos, que está habilitada a dirigir carros com reboques para cavalos, se prontificou e então Sandra, sua filha Margo, sua amiga Lisa e a mãe de Sandra se dirigiram na mesma noite até a área dos alagamentos. 

“Demoramos muito tempo para chegar ao vale do Erft, estava chovendo aos cântaros. Quando finalmente nos aproximamos dos estábulos, vimos um enorme lago. A água estava acima de nossos joelhos, luzes azuis das equipes de resgate e da polícia brilhava no escuro. Os cavalos estavam muito assustados, não entendiam o que estava acontecendo”, diz Sandra. 

Sandra, Lisa e Margo ajudaram a resgatar cavalos

Rapidamente, as mulheres começaram a trazer os cavalos para os reboques. “Não foi fácil porque éramos estranhas para eles, mas nossa experiência nos ajudou a conquistá-los. Não sei quanto tempo levamos para resgatar seis cavalos. Mas a polícia e os bombeiros nos solicitaram que saíssemos da área inundada para não nos expormos a um perigo ainda maior.”

Foi assustador, claro, mas a vontade de salvar os cavalos foi mais forte, enfatiza Lisa Herbst, de 30 anos. “Só nos acalmamos quando deixamos os cavalos no estábulo seco e seguro em Leverkusen.” 

A água baixou, mas a ajuda continua

Os cavalos evacuados foram pegos por seus proprietários poucos dias depois, mas Sandra não parou de ajudar animais feridos e seus proprietários.

Em redes sociais, ela organiza alimentos para cavalos e medicamentos para os animais da área da catástrofe. Por causa da alta umidade, há muitos insetos, por isso são necessárias máscaras especiais, sprays e pomadas para mantê-los afastados. Também sedativos são necessários. 

Sandra diz que a disposição das pessoas para ajudar é muito grande. “Meu celular toca constantemente, e as redes sociais estão cheias de ofertas de ajuda. Agora é uma questão de coordenar esta ajuda e organizar a entrega de alimentos e medicamentos.”

Estábulos alagados no oeste da Alemanha

No entanto, ela e seus familiares definitivamente não querem ser declaradas heróis. “Eu amo muito os animais e estou sempre pronta para ajudá-los. Tenho certeza de que meus colegas teriam feito o mesmo se eu e meus animais fôssemos atingidos. As áreas afetadas precisarão de nossa ajuda por muito tempo”, diz. 

Resgates 24 horas por dia 

Quem também participou dos resgates foi a associação de proteção dos animais Tierrettung Essen, cuja equipe está disponível a qualquer hora do dia. A associação já ajudara nas áreas afetadas por enchentes no estado da Saxônia-Anhalt em 2013. Para poder ajudar os animais rapidamente, são necessários profissionais com equipamentos especiais. Até hoje, a organização sediada em Essen já resgatou cerca de 1.600 animais. 

“Temos equipamentos novos, modernos e muito profissionais, que garantem a proteção dos socorristas de animais durante o resgate, além de materiais como barco, roupas especiais, pranchas de recuperação, suportes de natação para cães e para o resgate de animais de estimação na água. Temos veículos especiais off-road que nos permitem chegar a lugares remotos”, enfatiza o presidente da Tierettung Essen, Stephan Witte.

Certa noite, os socorristas de Essen receberam uma ligação de um proprietário de nove pôneis. Ele e seus animais estavam no meio do alagamento. O serviço de resgate enviou imediatamente três equipes para Linnich, no distrito de Düren, a 115 quilômetros de Essen. Os socorristas avaliaram a situação, vestiram seus macacões impermeáveis e partiram na escuridão para procurar os animais. 

Por volta das 3 horas da manhã, dois pôneis foram encontrados e trazidos em segurança para terra firme. “Depois disso, a forte correnteza tornou impossível aos salvadores resgatar mais pôneis”, relata Stephan. “Felizmente, os animais restantes se salvaram em uma colina. A operação teve que ser abortada porque havia um perigo agudo para as vidas dos socorristas. O nível da água durante a operação de resgate estava entre um e dois metros.”

Missão especial para um gato doente 

Há alguns dias, um casal de idosos de Ahrweiler, cuja casa havia sido inundada, chamou os socorristas de Essen. A equipe conseguiu salvar seu gato doente, de 14 anos, mas não a medicação e a comida especial.

Entrega de alimentos e medicação a dona de gato doente

Mesmo exaustos, os socorristas decidiram sem delongas organizar imediatamente os medicamentos e a comida para levá-los a Ahrweiler no mesmo dia, conta Stephan. O casal não teve que pagar por nada.

“Nunca esqueceremos quão emocionante foi a entrega, depois que a idosa nos abriu a porta completamente destruída”, diz Stephan. A dona do gato permitiu a publicação das fotos para mostrar como a situação foi dramática, disse ele.

Abrigos de animais lotados  

A ajuda dos socorristas ainda será necessária por um longo período de tempo. Muitos animais de estimação foram levados para longe pela água ou se perderam de seus donos ao fugirem da enchente. Animais sobreviventes não conseguem encontrar seu caminho de volta para casa, ao mesmo tempo em que são procurados pelos donos. 

Os animais perdidos estão sendo recolhidos e entregues em abrigos de animais. Instalações superlotadas abrigam aves, tartarugas, coelhos, gatos e cães à espera de serem buscados pelos donos, o que pode demorar semanas ou meses. Trabalhadores dos abrigos e socorristas ainda têm muito trabalho pela frente, e seus telefones não param de tocar.

Fonte: Deutsche Welle