sexta-feira, 22 de março de 2019

Livro infantil digital ensina tudo sobre alimentação

 

Livro infantil digital ensina tudo sobre alimentação

Época de férias é sinônimo de criançada em casa querendo brincar o tempo todo. Para ajudar nessa tarefa, órgãos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolveram livros digitais para que as crianças aprendam se divertindo. Separamos um deles para você baixar gratuitamente.


A Codeagro traz ótimas informações para as crianças aprenderem a se alimentar, em seu livro “Brinque e Aprenda”. Na publicação são abordados temas como: Pirâmide dos Alimentos; Grupo dos Alimentos; Escolhendo os Alimentos; Aprenda Brincando e Cozinhe com Diversão. O intuito do livro é apresentar a elas uma alimentação saudável, que pode ser muito saborosa e divertida.


O livro é indicado para crianças a partir dos quatro anos, pois é a idade na qual tornam-se muito seletivas, querendo comer apenas doces, salgados, lanches entre outras guloseimas. Além de ensinar os pais a formarem bons hábitos alimentares nos pequeninos, sem que tenham de obrigá-los a comer verduras, legumes e frutas.


“Conhecer os alimentos e saber distingui-los é muito importante. Por fim, é melhor educar a criança, para sentir prazer e apreciar o gosto dos alimentos saudáveis”, segundo a publicação. Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.

Infância sem estresse: 4 atitudes em prol do bem estar infantil

Ser criança hoje em dia não está fácil. 


Crianças têm sofrido com a violência urbana e suas consequências – vivem em espaços reduzidos, em ambientes fechados, e na maioria das vezes conectadas à algum aparelho tecnológico, distante do ritmo orgânico do mundo natural.  

São submetidas cada vez mais cedo à pressão escolar e ainda arcam com agendas lotadas de atividades extracurriculares. Elas estão sendo enquadradas às demandas da sociedade contemporânea que está  preocupada com a formação acadêmica das crianças para o mercado de trabalho.

O resultado de tudo isso está nos consultórios médicos onde as queixas dos pais e filhos  aumentam a cada dia. Tornou-se comum crianças diagnosticadas com ansiedade, depressão, medo, etc. Nunca a infância foi tão medicada por males psíquicos.

Diante desse novo cenário, é preciso criar na rotina da criança pausas para respirar ao ar livre e vivenciar o lúdico. É preciso dar espaço para a alma se expressar, e a imaginação voar.

4 atitudes em prol do bem estar infantil 

 

1.Assegure todos os dias um tempo para a criança brincar livre, longe das telas
Brincar proporciona à criança o desenvolvimento de importantes habilidades – destreza corporal, escuta, interações sociais, equilíbrio emocional, etc. O brincar é um treino para amadurecimento e conquista dessas competências.


2.Reserve diariamente um período de contato com a natureza
Pesquisas pelo mundo afora revelam que mais tempo em contato com a natureza, regula hormônios, reduz a agressividade, hiperatividade e obesidade, entre muitos outros benefícios. Saiba mais, leia.


3.Garanta momentos de ócio, em que a criança fique sem fazer nada
Essa é a oportunidade que a criança tem de entrar em contato com seu mundo interior, exercitar a fantasia, a criatividade e desenvolver a concentração. A conexão consigo mesma promove a autoregulação e equilíbrio emocional.


4.Selecione uma horinha para a expressão do mundo interior da criança
Dê à ela papel, giz de cera, tinta guache, massinha ou argila para modelar, etc.
Nietzsche, dizia que “a arte existe para que a realidade não nos destrua”. A criança encontra na arte, uma forma de expressão do seu mundo interior, além de um exercício da força da imaginação.


Atitudes simples que não custam nada. Aproveite e desestresse também. Sente ao lado da criança e brinque um pouquinho.

Saiba como falar sobre diversidade com as crianças

Por Ana Lúcia Machado

Esse é um tema bem presente nos dias de hoje. Para estimular essa discussão com as crianças podemos começar olhando para o mundo natural. A diversidade é uma característica preponderante na natureza, onde a variação entre semelhantes é imensa. Ao observar por exemplo as folhas, vemos cores, tamanhos, texturas e espessuras diferenciadas numa mesma espécie.

Entre nós seres humanos também encontramos as mais variadas constituições e características físicas –  em relação a peso, altura, formato de rosto, tipo e cor de cabelo, de olho e ainda de pele. Todas essas variações fazem com que ninguém seja igual a ninguém. Somos semelhantes, porém diferentes uns dos outros.

A diversidade torna a vida surpreendente e revela a beleza existente em cada ser humano. Ser diferente é absolutamente natural. Reconhecer e valorizar as diferenças nos enriquece enquanto sociedade. Estar na roda da diversidade, lado à lado com as diferenças, é viver de maneira ética, e ser ético é nosso dever enquanto seres humanos.

Selecionamos algumas ideias  para abordar esse tema com a criançada:

1. Um simples passeio para observação da natureza é suficiente para aguçar a percepção das crianças em relação às diferenças existentes numa mesma espécie mineral, vegetal ou animal.

2.  Há muitas publicações infantis que apresentam a diversidade étnica de maneira lúdica, como por exemplo o livro  A cor de Coraline (Editora Rocco), do escritor e  ilustrador paulistano Alexandre Rampazzo.  O livro conta a história de uma menina que é surpreendida pelo amiguinho da escola que lhe pede emprestado o lápis cor de pele. Isso deixa a menina intrigada. Ela olha para sua caixa de lápis de cor e pensa:  Cor de qual pele?”.  A história se desenrola com muita imaginação permitindo importantes questionamentos sobre identidade, representatividade e a capacidade de se colocar no lugar do outro.

3. O projeto Humanae criado pela fotógrafa e artista brasileira Angélica Dass, é uma tentativa de mostrar e ampliar a paleta de cores de pele da espécie humana. Esse trabalho teve início em 2012 na Espanha, onde mora a artista, e já retratou mais de 3.000 voluntários em 15 países.


Outras iniciativas reforçam o trabalho de conscientização que precisamos fazer desde cedo com as crianças, saiba aqui.

A esta altura do contexto histórico-cultural, é  inadmissível enxergar o mundo de forma estigmatizada, não é mesmo?

Curso de Agrofloresta ensina a plantar alimentos sem desmatar

Que tal aprender a transformar uma área degradada em uma floresta cheia de vida, capaz de produzir diversos tipos de alimentos? Mais do que isso: que tal olhar para uma área verde e aprender a comunicação que existe entre as plantas? O permacultor Bento Cruz vai ensinar sobre o ciclo de abundância que existe na Natureza no Curso de Agrofloresta Sintrópica, no Sítio Pau d’Água, em Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo, no feriado de 19 a 21 de abril. “É possível plantar alimentos sem veneno e sem destruir a Natureza”, afirma Cruz. O foco desta edição será no cultivo de árvores de ciclo longo, como nozes e castanhas.

A Agrofloresta Sintrópica (ou Agricultura Sintrópica) é um conjunto de princípios e técnicas que integram em uma mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira  nobre.

 A Agrofloresta Sintrópica é a prova da generosidade da terra, pois é capaz de curar um solo degradado, praticamente sem vida, e transformá-lo em uma floresta que produz alimentos de forma eficiente e otimizada.

Como é o curso de Agrofloresta Sintrópica?

Os participantes vão criar uma Agrofloresta Sintrópica do zero em um canteiro com foco em árvores perenes. Para isso, aprendem a fazer a leitura da paisagem. A presença de braquiária pode ser uma indicação do solo ácido, por exemplo. Usam, na prática, os princípios da agrofloresta, como sucessão natural (sequência de espécies que são plantadas para revigorar o solo até virar uma floresta), estratificação (quais plantas ocupam determinado espaço para melhor aproveitamento da luz solar) e senescência (manter a floresta sempre jovem com podas).

Em seguida, prepararam o solo com compostos e desenham os canteiros, de acordo com os princípios da agrofloresta. Neste curso, o foco será no cultivo de hortaliças e plantio e multiplicação de sementes crioulas, que correm risco de extinção. Haverá aula de poda e manejo de três safs criados nos cursos anteriores.

Um novo tema vai ser apresentado neste curso: a Inteligência Agroflorestal, que significa compreender a dinâmica e funcionamento das espécies e da floresta e, com isso, fazer uma leitura dos elementos que compõem o fazer agroflorestal. “É um exercício de observação e intuição”, afirma Bento.


Que tal aprender a comunicação que existe entre as plantas?

Vantagens da Agrofloresta

O método permite a recuperação de áreas degradadas, protege o meio ambiente e ainda gera renda ao pequeno produtor. O sistema promete ser uma alternativa à monocultura do agronegócio, que depende de agrotóxicos e desmatamentos para produzir.

Os sistemas agroflorestais podem auxiliar na conservação dos solos, das microbacias e áreas florestais. Dessa maneira o homem consegue se inserir no ambiente e passa a aprender com a natureza em vez de entrar em conflito ou destruindo-a. “É uma grande oportunidade do homem voltar a ser querido pela natureza e ter uma função importante para o planeta”, diz Bento. “Ela promove o despertar de um novo olhar, um novo entendimento da prática agrícola.”

Quem é Bento Cruz?

O permacultor Bento Cruz é discípulo de mestre Tupinambá, permacultor indígena, pioneiro em Agrofloresta ao lado do suíço Ernst Gotsch. Ele tem percorrido o Brasil, auxiliando as pessoas que querem deixar as cidades para morar de forma sustentável na roça. A Agrofloresta é um dos caminhos mais viáveis, pois começa a produzir alimentos já no segundo mês.

Sobre o Sítio Pau d’Água

O Sítio Pau d’Água é um Centro Coletivo de Cultura que tem o objetivo de colaborar com a construção de um novo Imaginário Social. São 3 alqueires, sendo que quase metade está sendo reflorestado. Conta com duas nascentes  e mais de 3 mil árvores foram plantadas nos últimos 2 anos. Saiba mais sobre a história do sítio clicando aqui.


SERVIÇO

Curso de Agrofloresta Sintrópica
19 a 21 de abril Com o permacultor Bento Cruz
Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
Whatsapp: (11) 97130-3335
Informações sobre valores, acomodações e inscrições, clique aqui.

CicloVivo e Eco Rede Social se juntam por um mundo melhor

 

CicloVivo e Eco Rede Social se juntam por um mundo melhor

O CicloVivo, maior site de notícias especializado em sustentabilidade no Brasil, acaba de se associar à Eco Rede Social. Através dessa parceria projetos de empreendedorismo ligados à transformação social e à economia criativa ganharão muito mais espaço nas páginas do site.


Além de unir um time de colunistas especializados, a Eco Rede Social possui diversas ferramentas que colaboram para que a sustentabilidade seja aplicada na prática. A plataforma reúne: site de financiamento coletivo (Eco do Bem), editora (Livro da Eco), programas educacionais (Curso da Eco), além de eventos e conferências que inspiram e promovem a inovação por um mundo melhor.


Com essa parceria, o CicloVivo passa a usar seu alcance para divulgar projetos e causas que estão em busca de apoio para saírem do papel e se tornarem realidade. O site abre as portas para apoiar e incentivar novos empreendedores e ideias transformadoras. “Para nós é um prazer nos juntarmos à Eco Rede Social nessa missão de valorizar o engajamento e mostrar toda a força que o esforço coletivo pode ter na promoção da sustentabilidade”, comenta Mayra Rosa, sócia-fundadora do CicloVivo.

A partir do mês de julho, quem entrar no portal identificará o selo da Eco Rede Social no canto direito da página, junto com uma série de conteúdos sobre os novos projetos e informações que ajudem a educar a população brasileira sobre o potencial do financiamento coletivo para a promoção da sustentabilidade.


“Um dos poderes da colaboração é que ao criar um espaço comum de cooperação, cocriação e compartilhamento surge um ecossistema com grande poder de atração e irradiação de iniciativas regeneradoras na sociedade. A relação entre cooperação e restauração é orgânica e se mostra cada vez mais presente na economia e no empreendedorismo Social. A parceria entre CicloVivo e Eco Rede Social potencializa esse espírito colaborativo sendo muito mais do que uma parceria, uma verdadeira relação sinérgica e simbiótica que produzirá efeitos benéficos para toda a comunidade que atua no campo da sustentabilidade e do bem viver”, explica Izabella Ceccato, fundadora e sócia-diretora da Eco Rede Social.