quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Populações de girafas crescem e trazem nova esperança aos cientistas




Populações de girafas crescem e trazem nova esperança aos cientistas

O NÚMERO TOTAL DE GIRAFAS É 20% MAIOR DO QUE EM 2015, UM AUMENTO LIGADO AOS ESFORÇOS DE CONSERVAÇÃO E LEVANTAMENTOS MAIS PRECISOS.

Duas girafas machos na Reserva de Caça Madikwe, na África do Sul. A população total de girafas na natureza tem aumentado significativamente desde 2015.
FOTO DE SHANNON WILD, NAT GEO IMAGE COLLECTION

Uma nova pesquisa revela que o número de girafas aumentou em toda a África, uma rara boa notícia no mundo da conservação.

De acordo com uma análise recente de dados de pesquisas em todo o continente africano, a população total de girafas é agora de cerca de 117 mil indivíduos, aproximadamente 20% maior do que a estimativa de 2015, quando o último grande levantamento realizado foi publicado.

O aumento reflete o crescimento populacional natural em algumas áreas, mas também significa dados censitários mais precisos, afirma Julian Fennessy, diretor executivo da Fundação de Conservação de Girafas, com sede na Namíbia. “É ótimo ver esses números aumentando”, comenta ele, que também foi um dos autores da nova pesquisa.

As girafas já foram consideradas uma única espécie. Porém, evidências genéticas recentes mostram que provavelmente existam quatro espécies distintas, das quais três obtiveram crescimento populacional considerável: girafas-do-norte, girafas-reticuladas e girafas-masai. A quarta espécie, representada pelas girafas-do-sul, permaneceu com número relativamente estável.

Os dados foram coletados durante os últimos anos em 21 países, por governos, pesquisadores, organizações sem fins lucrativos e até cidadãos cientistas. Fennessy e outros seis autores analisaram esse vasto acervo de informações e publicaram os resultados em dezembro de 2021 no periódico de pesquisa revisado por pares Imperiled: The Encyclopedia of Conservation.