sexta-feira, 9 de julho de 2021

Primeiro semestre de 2021 tem maior desmatamento na Amazônia em seis anos

 

Primeiro semestre de 2021 tem maior desmatamento na Amazônia em seis anos

02.07.2021 • Notícias
daisy photographed from below
Ação no Pará em 2020 contra desmatamento. Foto: SEMAS-PA/Divulgação

Dados preliminares do sistema de alertas Deter mostram que os seis primeiros meses de 2021 computaram a maior área desmatada na Amazônia desde 2016, quando começaram os registros. Mesmo faltando dados de cinco dias para fechar o semestre, já foram derrubados 3.325 quilômetros quadrados de floresta, 8% a mais do que o mesmo período de 2020.

O Deter costuma apresentar dados subestimados em relação ao sistema oficial de monitoramento do desmatamento da Amazônia, o Prodes, que é divulgado anualmente. Contudo, indica tendências.

“Como ainda faltam cinco dias para fechar o monitoramento de junho, esse número ainda pode crescer”, explica a diretora de Ciência do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Ane Alencar. “Mas é preocupante. Temos um ano com tendência de seca principalmente na parte sul da Amazônia, e ainda muita área desmatada desde 2019 que ainda não queimou.”

Estudo lançado nesta semana pelo IPAM e pelo Woodwell Climate Research Center mostra que existem 5 mil quilômetros quadrados de vegetação desmatada esperando o fogo, e que um efeito somado do fenômeno La Niña e o aquecimento de partes do Atlântico Tropical Norte pode levar condições mais secas para a região.

Juntos contra a grilagem na Serrinha do Paranoá

 Juntos contra a grilagem na Serrinha do Paranoá


Cuidar da Serrinha é cuidar da Água, é cuidar da vida e cuidar das futuras gerações.

Como relata a notícia acima tivemos uma grande vitória com a concessão da liminar que determina a derrubada e impede novas construções na Serrinha do Paranoá, especificamente na região do denominado ‘condomínio Privê 2’ , invasão e parcelamento ilegal de terras entre os córregos do Urubu e Jerivá.

Mas para que a decisão não fique apenas no papel precisamos da ajuda de todos.

De todos que se preocupam com a garantia da qualidade de vida presente e futura; 
De todos que sabem da importância da Serrinha como nossa ‘caixa d’água’ limpa e corredor ecológico; 
De todos que querem ver a cidade crescendo com planejamento e respeito ao meio ambiente.

E como cada um pode ajudar?

Muito simples nos ajudando a fiscalizar o cumprimento da decisão. 

Informando qualquer movimentação que indique ocupação da área ou mesmo preparação. Informando qualquer cerca ou construção levantada, qualquer terreno desmatado, indício de captação de água ou mesmo ligação elétrica.

As denúncias deverão conter o maior número de informações possíveis (fotos, coordenadas de GPS ou localização do WhatsApp, e a descrição suscinta do que está ocorrendo).

Tais denúncias poderão ser encaminhadas por e-mail (forumambientalistadf@gmail.com e crdrs.lagonorte@gmail.com) ou WhatsApp  (991475578 ou 981660005)

Será resguardado o sigilo e encaminhado ao Ministério Público, o qual poderá solicitar providências a fiscalização ou mesmo nos autos da Ação Civil Publica onde foi deferida a liminar.

A participação da comunidade local e de visitantes é fundamental para inibir o progresso das ocupações irregulares já vistas em tantos lugares do DF.

Por favor nos ajude a fiscalizar, bem como a compartilhar essas mensagens a todos seus contatos do Lago Norte e grupos que participe.

Também é importante compartilhar com seus contatos de outras localidades para que conheçam a importância da Serrinha e a necessidade de sua preservação.

Quem conhece, preserva.

Muito Obrigado!

Fórum Ambientalista DF
CRDRS Lago Norte
CONSEG Lago Norte