quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Ecocimento


Ecocimento, artigo de Roberto Naime


artigo

[EcoDebate] Uma das áreas que mais suscita inovações tecnológicas na direção de melhores 
resultados na gestão ambiental e na busca de parâmetros de sustentabilidade é a construção civil.

Proporcionalmente às grandes e originais iniciativas, muito disseminadas e incentivadas, ocorre grande inviabilização e descarte de novas ideias ou concepções, que se mostram inviáveis.

Site Inovação Tecnológica registra recentemente, matéria denominada “Ecocimento promete casas construídas por bactérias”. Indicando que uma massa pesquisada, produzida pelas bactérias é misturada com areia e cinza de palha de arroz para produzir o ecocimento.

O site registra então que “Engenheiros europeus desenvolveram uma nova tecnologia para fabricar biocimento cuja grande estrela é um tipo comum de bactéria que vive no solo (Sporosarcina pasteurii), que é cultivada em uma mistura de ureia e nutrientes a uma temperatura de 30º C.”

Complementam que “Dentro dessa mistura, a bactéria começa a se desenvolver; elas basicamente aumentam de número. A bactéria precisa alcançar, uma certa quantidade a fim de produzir o cimento. Depois de cerca de três horas de fermentação, nossa mistura está pronta para uso,” explica Piero Tiano, líder do projeto Eco-Cement, que segundo informação do site Inovação Tecnológica, é um projeto financiado pela União Européia.

Pelo que se depreende e continua sendo informado pelo site, “antes de poder ser usado para fazer paredes, a mistura produzida pelas bactérias precisa ser misturada com areia, resíduos de cimento industrial reaproveitado e cinzas de casca de arroz, para então virar o ecocimento pronto para ser aplicado sobre os tijolos”. Registros indicam que a mistura se mostrou apropriada na construção de paredes cm tijolos, mas não par a funcionalidade de substituir concreto.


As transformações e processamentos do calcário para fabricação de cimento, são feitas em unidades industriais que exigem temperaturas de 1.400 a 1.500º C. Já o biocimento feito pelas bactérias é produzido a meros 30º C. Isto ocorre, porque é usado um processo biológico para ligar as partículas do cimento. Testes iniciais em pequena escala foram promissores, sendo o ecocimento adequado para a construção de paredes, mas não resistentes para substituir os usos do concreto tradicional.


As altas temperaturas de produção dos agregados tradicionais de cimento, que favorecem a formação de gases incentivadores do efeito estufa, podem ser substituídas por agregados que tenham por base carbonatos de magnésio em vez do tradicional carbonato de cálcio.


John Harrison, de Hobart, na Tasmânia (Austrália), segundo dados informados por comunicação na internet (www.recriarcomvoce.com.br), calcula que seu cimento alternativo, baseado em carbonato de magnésio em lugar de carbonato de cálcio, seja capaz de reduzir o ritmo de alteração climática sem sacrificar o estilo de vida moderno. É uma proposição ambiciosa. Harrison baseado em trabalhos próprios ou de terceiros, indica que o Protocolo de Kyoto errou ao presumir que as árvores eram a única coisa capaz de absorver o carbono presente no ar. Em lugar disso, o plano que ele propõe é substituir o ubíquo cimento Portland por uma substância que ele chama de “ecocimento”.

Esse material a base magnésio, diz, “pode ser mais barato de fabricar do que o cimento Portland, mais durável e além disso seria também capaz de acumular CO2”. O proponente, Harrison manifesta que caso o setor de construção invista nesta nova tecnologia, as cidades e seus subúrbios poderiam se transformar em mecanismos de absorção de dióxido de carbono, tão eficientes quanto a grama e matas naturais, que precedem eventos de urbanização.

A produção de cimento Portland gera um volume imenso de dióxido de carbono. Isso se deve em parte à grande quantidade de energia necessária para elevar as temperaturas dentro dos fornos de cimento aos 1.450°C necessários para processar o carbonato de cálcio. O cimento Portland tem cerca de dois séculos, e foi inventado de forma meio casual pelo operário Joseph Aspdin, que em 1824 obteve uma patente para “um aperfeiçoamento nos modos de produção de pedra artificial”. A mistura deflagra uma complexa reação química que forma cristais de hidrato de silicato de cálcio que endurece a mistura e propicia a execução das paredes.

O cimento Portland é fácil e barato de fabricar e imensamente versátil, se tornando o ingrediente básico tanto do concreto quanto da argamassa, os materiais básicos de construção de todas as cidades do planeta. Se estima que a cada ano, cerca de 2 bilhões de toneladas de cimento Portland sejam produzidas no mundo, um total de cerca de 250 quilos por habitante do planeta, aproximadamente. Para cada tonelada de cimento Portland que é produzida, se estima que cerca de uma tonelada de CO2 é lançada na atmosfera, contribuindo para o incremento do efeito estufa. Desta forma, somente a produção de cimento convencional, contribui com quase 10% das emissões de dióxido de carbono.

O site (www.recriarcomvoce.com.br) registra que os cimentos com base em magnésio foram desenvolvidos inicialmente em 1867, pelo francês Stanislas Sorel, que produziu cimento com uma combinação de óxido de magnésio e cloreto de magnésio. No entanto, as misturas que ele criou não resistiam a uma exposição longa à água sem perder a força. Posteriormente foram desenvolvidos avanços no processamento do cimento à base de magnésio.

Os ecocimentos divulgados do especialista Harrison, com base em carbonato de magnésio, têm estrutura química bastante similar à do cimento Portland, e são muito mais robustos do que o material criado por Sorel. De acordo com Harrison, o material proposto tem diversas vantagens ambientais. Seus fornos de produção exigem temperatura muito mais reduzida.

O carbonato de magnésio se converte facilmente em óxido de magnésio a temperaturas de cerca de 650°C. Isso significa que as emissões de dióxido de carbono que estejam relacionadas com a energia necessária para acionar os fornos são reduzidas a valores muito menores e menos comprometedores do que as exageradas emissões atualmente verificadas.

Ocorre de se evoluir em várias frentes na busca de melhores condições de obtenção de parâmetros de gestão ambiental e índices de sustentabilidade no setor da construção civil. E este fato deve ser bastante saudado por todas as partes interessadas e pela sociedade em geral.


Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambien
tal. Aposentado do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Sugestão de leitura: Civilização Instantânea ou Felicidade Efervescente numa Gôndola ou na Tela de um Tablet [EBook Kindle], por Roberto Naime, na Amazon.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 31/10/2019

Ecocimento, artigo de Roberto Naime, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 31/10/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/10/31/ecocimento-artigo-de-roberto-naime/.

Fundação SOS Mata Atlântica participa de Congresso internacional de áreas protegidas 28/10/2019

Fundação SOS Mata Atlântica participa de Congresso internacional de áreas protegidas
28/10/2019


De 14 a 18 de outubro aconteceu, em Lima, no Peru, o III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe. Mais de 2.500 pessoas, de 38 países estiveram presentes no Congresso compartilhando desafios, oportunidades e soluções para o financiamento, a implementação e consolidação da rede de áreas protegidas existentes nos países latino-americanos, uma das regiões mais ricas em biodiversidades e serviços ambientais do planeta.
Congresso-Areas-Protegidas (2) Erika Guimarães, gerente de áreas protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica esteve no Congresso a convite da Aliança Latinoamericana para o Fortalecimento das Áreas protegidas (ALFA) e da ONG Pronatura (do Mexico). Ela compartilhou os dados sobre as UCs municipais da Mata Atlântica, no evento “Meta 11 de Aichi – Cerrando brechas al 2020″.


Os dados apresentados são do estudo “ICMS Ecológico e as Unidades de Conservação Municipais da Mata Atlântica“.   Nele, a ONG traz informações fundamentais para o debate sobre valorização dos parques e reservas brasileiros. Entre   as conclusões do estudo, estão informações que comprovam como além de não impedir que as cidades se   desenvolvam economicamente, a proteção de uma determinada área e o recebimento do ICMS Ecológico pode ser  mais vantajoso para alguns municípios de baixa renda do que investir em outras atividades produtivas. Além disso, o estudo constatou que parques e reservas ambientais municipais são as áreas protegidas mais próximas de 65 milhões de brasileiros e responsáveis pela proteção de 17,3 milhões de hectares no bioma.


Por outro lado, segundo a ONG, apenas 25,8% (266) das UCs municipais da Mata Atlântica registradas nesse estudo estão inseridas no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). E somente 35% das UCs municipais possuem algum tipo de informação nos websites das prefeituras e/ou estão registradas no CNUC, evidenciando o desafio de sistematizar informações a respeito delas.
O evento que contou com a participação de Erika teve como objetivo dar visibilidade aos esforços, desafios e oportunidades, assim como Congresso-Areas-Protegidas (1)favorecer a colaboração para o cumprimento da Meta 11 Aichi, da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) – da qual o Brasil é signatário -, e que trata da proteção de amostras significativas dos ambientes terrestre e marinho dos países para assegurar a conservação da biodiversidade, a oferta de serviços ambientais e bem estar para a população.

Ao todo são 20 metas que devem ser implementadas até 2020. Algumas delas estão diretamente relacionadas à implementação e consolidação de Unidades de Conservação (UCs), como reduzir em pelo menos a metade e na medida do possível levar a perto de zero a taxa de perda de todos os habitats naturais, inclusive florestas, e a degradação e fragmentação terão sido reduzidas significativamente. Além disso, pelo menos 17% de áreas terrestres e de águas continentais e 10% de áreas marinhas e costeiras, especialmente áreas de especial importância para biodiversidade e serviços ecossistêmicos, terão sido conservados por meio de sistemas de áreas protegidas geridas de maneira efetiva e eqüitativa, ecologicamente representativas e satisfatoriamente interligadas e por outras medidas espaciais de conservação, e integradas em paisagens terrestres e marinhas mais amplas.


“Acreditamos na criação, gestão e valorização de parques e reservas como algumas das ações mais importantes para a conservação da Mata Atlântica. Isso porque esses espaços resguardam diversos serviços prestados pela natureza à sociedade. Além disso, elas ajudam no ordenamento territorial das cidades e tem se revelado uma excelente oportunidade de arrecadação de recursos e de desenvolvimento de negócios sustentáveis para as cidades,“ acredita Érika Guimarães.


Organizações da sociedade civil alertam para fragilização das Áreas Protegidas Brasileiras 28/10/2019

Organizações da sociedade civil alertam para fragilização das Áreas Protegidas Brasileiras
28/10/2019


Análise de decisões e declarações públicas do governo federal apontam claramente à fragilização das Áreas Protegidas e das autarquias que trabalham para sua implementação no país    


Durante o III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe, a Coalizão Pró-UCs – coletivo que reúne 10 organizações comprometidas com a valorização e defesa das Unidades de Conservação (UCs) da natureza –, com o apoio de 15 organizações brasileiras presentes no evento, denunciaram a fragilização das áreas protegidas no Brasil. A partir de análise sobre os primeiros 10 meses de gestão federal e com base em dados produzidos por instituições oficias, o manifesto alerta que o governo brasileiro tem demonstrado uma falta de compreensão da relevância e potencial das Unidades de Conservação (UCs), terras indígenas e demais Áreas Protegidas do País. Nesse período não apresentou propostas e avanços significativos nessa agenda, apesar das inúmeras oportunidades e potencialidades existentes. Veja o documento na íntegra.


O Congresso, também foi marcado pela ausência de protagonismo e baixa representação governamental do Brasil, enquanto, ministros e representantes de alto nível de diversos países estiveram presentes, apresentando seus compromissos de investimentos e boas práticas nessa agenda.
“Um patrimônio de todos os brasileiros, construído em décadas – com benefícios tão tangíveis como a oferta de energia e água e com papel relevante nas condições de vida na Terra – nunca esteve tão ameaçado como agora“, destaca um ponto do manifesto.

Segundo as organizações, o desmonte ambiental também ameaça o desenvolvimento econômico e social, e o bem-estar dos brasileiros e das futuras gerações em todo o planeta.

Dados que comprovam estas afirmações constam no estudo “Quanto vale o verde?”, que destaca a importância dessas áreas para atividades econômicas relevantes para o desenvolvimento do Brasil. Como exemplo, mais de quatro a cada 10 megawatts de energia gerada em usinas hidrelétricas, que respondem por 65% da eletricidade produzida no país dependem das áreas protegidas, além de, aproximadamente, um a cada quatro litros de água consumidos no Brasil.

A visitação nas Unidades de Conservação continua tendo grande destaque como elemento de dinamização econômica. Cerca de 17 milhões de visitantes foram registrados em 2016, com impacto sobre a economia estimado de até R$ 6 bilhões anuais. De acordo com estudo cada US$ 1 investido nas UCs pode gerar US$ 40 de retorno para a sociedade. Além dos benefícios ambientais, esses dados indicam a enorme contribuição econômica dessas áreas, reforçando a importância de que o Brasil garanta a efetividade das suas Áreas Protegidas e o cumprimento das políticas públicas associadas.

Entre as decisões e declarações do governo consideradas como ameaças estão a criação de um “grupo de trabalho” para a revisão geral dos limites e categorias das 334 áreas de proteção federais, em todo o país, feita sem justificativa técnica. Desde então, 67 alterações em UCs foram propostas;  o Fundo Amazônia, que não teve nenhum projeto aprovado em 2019, sendo que em 2018, R$ 191 milhões foram revertidos a 11 iniciativas. E por fim, os valores alocados para as ações ambientais no Plano Plurianual 2020-2023, de apenas R$ 2,2 bilhões. O orçamento da pasta ambiental figura historicamente entre os mais baixos da Esplanada e, em 2019, foi de apenas R$ 2,8 bilhões.

Além da Coalizão Pró-UC assinam o Manifesto: Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Vitoria Amazônica, Instituto Curicaca, Instituto de Manejo e Certificação Florestal (Imaflora), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto Mapinguari, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Movimento Conservatio – Cultura de Áreas Protegidas, Rede Pró-UC, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, The Nature Conservancy (TNC-Brasil)  e WWF-Brasil.


Sobre a Coalizão Pró-UC
A Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza (Pró-UC) é uma rede de instituições da sociedade civil, que tem como objetivo promover, junto à sociedade, o que consideramos as melhores e mais eficientes formas de proteger e conservar o patrimônio natural brasileiro, para essa e as futuras gerações. Para tanto, promove a articulação entre os setores, o debate junto à sociedade e desenvolve estratégias para o fortalecimento das Unidades de Conservação (UCs) em todo o território nacional.


Integram a Coalizão, Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto Semeia, Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, The Nature Conservancy (TNC), União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN-Brasil) e WWF-Brasil.

Ato “Finados Ambiental” defende a vida e o meio ambiente 30/10/2019

Ato “Finados Ambiental” defende a vida e o meio ambiente
30/10/2019


Ação destaca os impactos causados pelo desrespeito e descaso ambiental na vida da população     


Neste sábado (02/11), às 11h, organizações da sociedade civil realizam o ato “Finados Ambiental“. A ação é realizada em memória às vítimas de crimes ambientais e em respeito e solidariedade às suas famílias, às florestas, ao mar, aos rios, à política socioambiental, aos ativistas socioambientais e toda população brasileira. Todos estes sofrem diretamente com os crimes ambientais cotidianos no país e nas mãos de quem insiste em enxergar o meio ambiente como entrave, seja flexibilizando leis ou destruindo a natureza. Em São Paulo, o ato acontecerá no vão livre do Masp e contará com um cortejo fúnebre na Avenida Paulista, com faixas e cartazes com mensagens alusivas aos últimos acontecimentos nacionais.


Entre os pontos destacados, por exemplo, estão casos mais recentes, como o derramamento de óleo que atingiu mais de 260 pontos. O petróleo cru ainda degrada as praias, os manguezais e ambientes marinhos na região nordeste e altera a vida de populações que dependem do mar para sobreviver. Além disso, afeta diretamente todas as comunidades e empreendedores locais que realizam atividades voltadas ao turismo, podendo impactar a economia local e até aqueles mais distantes desta região por conta do risco deste óleo chegar na cadeia alimentar brasileira.

“Temos alguns exemplos mais marcantes de crimes ambientais. Mas neste ato também queremos destacar como o Brasil sofre diariamente com desastres ambientais. É um rio poluído por falta de saneamento, um parque desprotegido, uma área verde desmatada ilegalmente ou uma lei flexibilizada. Tudo isso não acontece de um dia para a noite. É construído a partir de cada tomada de decisão dos nossos governantes, de setores atrasados e pessoas mal-intencionadas“, afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Desastres no cotidiano
O ato marcará os quatro anos do crime ambiental ocorrido na cidade de Mariana (MG), em 5 de novembro de 2015, quando o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, deixou 19 mortos com o vazamento de 43,7 milhões de m³ de lama de rejeitos. O desastre ainda impactou o rio Doce e alguns afluentes, modificando a vida de milhares de pessoas por falta d’água ou trabalho.
Há nove meses, uma barragem da empresa Vale também se rompeu em Brumadinho (MG), deixando mais de 250 mortos – 18 pessoas ainda estão desaparecidas. Na ocasião, 12,7 milhões de metros cúbicos de rejeito de mineração atingiram funcionários e moradores da região, além daqueles que tiveram sua vida totalmente alterada. Os rejeitos praticamente mataram o rio Paraopeba, fonte de água e trabalho para muitas pessoas da região.

Coincidência ou não, nesta terça (29), ficou definida para 5 de novembro a votação do relatório final do deputado Rogério Correia (PT-MG), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados sobre Brumadinho. O texto pede indiciamento da Vale e da empresa alemã Tüv Süd por crime socioambiental e corrupção empresarial, além do indiciamento de 22 pessoas por homicídio doloso e lesão corporal dolosa.

Além disso, biomas como Pantanal e Amazônia têm sofrido com o aumento expressivo no número de queimadas em 2019 – e a região amazônica também teve expressivo crescimento do desmatamento nos últimos meses, o que facilita os incêndios florestais.

Outro ponto de alerta é a flexibilização das leis ambientais no Brasil. A gestão federal, que acaba de completar 300 dias de governo, não promoveu nenhum avanço positivo na política ambiental do País. A partir de uma análise de decisões e declarações públicas do governo federal, por exemplo, a Coalizão Pró-UC trouxe um alerta para uma clara fragilização das áreas protegidas brasileiras. Em um manifesto, o grupo destaca que o governo brasileiro tem demonstrado uma falta de compreensão da relevância e potencial das Unidades de Conservação (UCs), Terras Indígenas e demais Áreas Protegidas do País.

Neste sábado, além do cortejo fúnebre na Avenida Paulista, outras manifestações devem ocorrer pelo país. Divulgaremos novas confirmações em breve.

“Este ato simboliza um chamado para a sociedade em prol da vida e dos patrimônios naturais do Brasil, por um ambiente melhor, mais seguro e sadio para as pessoas. É um momento de urgência e precisamos da participação e engajamento de todos nessa luta. É da vida de todos que estamos falando“, convoca Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.
Apoio
WhatsApp Image 2019-10-30 at 16.04.56

Precisamos falar sobre os riscos que a mancha de óleo traz à população brasileira

Precisamos falar sobre os riscos que a mancha de óleo traz à população brasileira
 

22/10/2019


Por Marcia Hirota*
Um velho ditado diz que a gente só dá valor às coisas quando as perde. Será que estamos percebendo a grave situação que nosso país enfrenta com a tragédia ambiental em curso – e ainda sem sinal de trégua – do petróleo cru que avança por mais de 200 pontos em todo o litoral nordestino?

Não se trata de uma crise do Nordeste, mas sim de país e que todos devem se envolver. Lembremos das diversas mobilizações pela Amazônia no Brasil e mundo afora. As autoridades devem agir, no mínimo, sob o princípio da precaução, mas as escolhas e esforços governamentais ainda não parecem estar proporcionais ou surtindo os efeitos que a “Amazônia Azul” merece. Além disso, o tema ainda parece distante geográfica e prioritariamente da maioria da população do País, pois falta informações sobre o que de fato está em jogo. É disso que precisamos falar.

Este é um desastre em uma área de aproximadamente 2.000 quilômetros, quase um quarto da costa brasileira – a segunda maior da América Latina, com aproximadamente 8 mil quilômetros.

Ecossistemas, como manguezais e corais, foram afetados, assim como ambientes importantes para a vida das comunidades humanas que vivem no litoral, além do impacto às espécies marinhas.
Já são 900 toneladas de resíduos de óleo retiradas das praias nordestinas, segundo o governo federal.

Boa parte disso coletado por voluntários, muitos deles se colocando em risco ao não utilizar Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs), ficando expostos a substâncias perigosas que podem trazer riscos à saúde humana. Além de alergia, este petróleo cru pode entrar na corrente sanguínea e, segundo especialistas, trazer danos ainda mais graves, como o câncer.

Um estudo feito pelo grupo ‘SEPAR-Prestige’ e liderado pelo pesquisador Jan-Paul Zock, do Centro de Pesquisa em Epidemiologia Ambiental (CREAL), constatou que pescadores que participaram da limpeza do derramamento de óleo do navio-petroleiro Prestige, realizado em novembro de 2002 na costa da Espanha, continuaram com problemas respiratórios cinco anos após o acidente. Outro estudo, desta vez sete anos após o desastre da plataforma de perfuração offshore Deepwater Horizon, no Golfo do México, nos Estados Unidos, em 2010, constatou que pessoas envolvidas nas operações de limpeza de derramamento de óleo sofrem alterações persistentes ou piora de suas funções hematológicas, hepáticas, pulmonares e cardíacas.

Se estamos falando da maior tragédia ambiental da costa brasileira em termos de extensão, mesmo que seja difícil saber a origem, punir os verdadeiros culpados e evitar os danos, é urgente mitigar os impactos atuais e analisar o que está por vir. É importante neste momento também alertar para o risco à população, inclusive para o uso das praias pelos banhistas.

Governadores de estados nordestinos cobram por ações estratégicas e não improvisadas por parte da União, além de mais esforços na busca por respostas. Impressiona a falta de informação e transparência para a sociedade. Apesar de a juíza Telma Machado, da 1ª Vara da Justiça Federal de Sergipe, ter considerado que a União implantou o PNC – em resposta a uma das ações do MPF –, questões fundamentais ainda se encontram sem resposta, mesmo depois de quase dois meses do início do derramamento de óleo.

Nos últimos dias, o Ministério Público Federal (MPF) moveu ações em diversos estados contra a omissão do governo federal, ordenando o recolhimento do óleo nas praias e a proteção de áreas sensíveis, assim como o acionamento do Plano Nacional de Contingência (PNC), que define ações, atores e ferramentas a serem utilizados em incidentes de poluição por óleo em águas. A Fundação SOS Mata Atlântica alerta e cobra do Ministério do Meio Ambiente, desde o surgimento do Plano, que hoje (22) completa seis anos, explicações para diversas lacunas e informações sobre sua implementação, mas nunca obteve resposta. Desde então, foram sucessivas demonstrações de que o Plano não vinha sendo implementado a contento, como agora.

Coincidência ou não, nesta terça o Exército brasileiro iniciou os trabalhos para limpeza das praias. No total, 5.000 soldados devem reforçar as ações no Nordeste. Mas, segundo o presidente em exercício, general Hamilton Mourão, a ação “serve para dar mais visibilidade às ações do governo”. Ele admitiu que a medida é uma resposta a críticas da opinião pública.

Para alguns especialistas, como o professor Ronaldo Francini-Filho, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um país que quer explorar petróleo em mar profundo, como o Brasil pretende fazer, deve ter seu plano de contingência ainda mais preparado. Além disso, se estivesse funcionando, o comitê do PNC poderia contribuir para identificar novas tecnologias para a contenção de óleo com reuniões e estudos constantes. Em vez disso, como tem dito o biólogo e professor Clemente Coelho Junior, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, o país está correndo atrás do óleo e não tentando pará-lo. Uma fala do próprio presidente em exercício general Hamilton Mourão, desta segunda (21), reforça a falta de ações eficazes. “O máximo que a gente pode fazer, hoje, é ter gente capacitada para recolher esse óleo que chega nas praias, e é isso que nós estamos fazendo”, destacou ele.

O Brasil tem mapeadas, por exemplo, suas áreas litorâneas nas Cartas de Sensibilidade Ambiental a Derramamentos de Óleo, alguns estados conhecem as áreas mais sensíveis há mais de uma década. Além disso, quando o PNC foi finalizado, havia a previsão de um orçamento de R$ 1 bilhão para custeio das ações de resposta. Porém, o discurso de falta de recursos volta à cena como justificativa para inação do Ministério do Meio Ambiente diante do maior desastre com petróleo no litoral brasileiro.

Um oceano saudável reflete um planeta sustentável e é essencial para o nosso bem-estar e das gerações futuras. O mar nos fornece alimento, lazer e energia, além de ser imprescindível para a estabilidade climática. 50,7 milhões de pessoas vivem no litoral e 4 milhões de famílias dependem economicamente dos recursos marinhos. Pescadores, marisqueiras, jangadeiros, guias de turismo e toda uma cadeia produtiva pode ser afetada por este desastre. Representantes do setor de viagens, por exemplo, temem redução do turismo no Nordeste na temporada de verão que se aproxima.

Temos observado sucessivos crimes ambientais, retrocessos em matérias de regulação e proteção, um discurso do século passado que privilegia a exploração e cria oposição entre meio ambiente e desenvolvimento. Mas o risco em ficar de costas para todo o ativo ambiental nacional é enorme e a sociedade brasileira precisa resistir. É hora de uma nova narrativa para a Mata Atlântica, seus ambientes costeiros e para toda a agenda ambiental do país.


*Marcia Hirota é diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Turismo brasileiro

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/caiu-na-rede-turismo-do-caos/

Plano para conter óleo deveria ter sido acionado 41 dias antes, mostra documento oficial

Plano para conter óleo deveria ter sido acionado 41 dias antes, mostra documento oficial

​​
Publicado em 25 outubro, 2019 6:40 am
Do Globo:
O Ministério do Meio Ambiente tinha em mãos um manual para implementar o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, o PNC, mas cometeu uma série de violações nos processos listados no documento ao reagir ao derramamento no Nordeste. Se observados, os critérios levariam ao acionamento do plano em 2 de setembro, mas esta medida só ocorreu 41 dias depois, em 11 de outubro.
O Manual do PNC, que foi confeccionado por exigência de um decreto presidencial de 2013, teve sua primeira versão completa em 2018, atrasada, e não chegou a ser publicado oficialmente. Limitada a um círculo restrito da cúpula de MMA, Ibama, Marinha e ANP (Agência Nacional do Petróleo), a obra não foi compartilhada com estados e municípios que atuam na contenção do óleo e não foi distribuída à imprensa.
Analisando o manual, que foi obtido pelo GLOBO, é possível ver ao menos oito violações de procedimento ao comparar a ação do governo com o texto da obra, que tem força legal.
Além de mapear a rede de articulação do governo necessária ao monitoramento da costa para incidentes com óleo, o manual lista os critérios para implementação do PNC, um instrumento para emergência de caráter nacional. Dos 35 critérios listados, há ao menos 18 que se cumpriam ou eram fruto de dúvida no início de outubro, quando o plano ainda não havia sido acionado.
(…)

Nova York terá 9.000 jardins de chuva em suas calçadas

Cuidados ao realizar um mutirão de limpeza em praias atingidas pelo óleo

Cuidados ao realizar um mutirão de limpeza em praias atingidas pelo óleo
21/10/2019


Uso de equipamento de proteção individual, correto armazenamento do material e evitar banho em praias afetadas estão entre os principais cuidados

Mais uma vez o Brasil passa por um grave crime ambiental. Desde o final de agosto, manchas de óleo atingem praias brasileiras, já chegando a mais de 200 pontos em 77 municípios dos nove estados nordestinos, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Destes, oito são abrangidos pelo bioma da Mata Atlântica.
Entre estes locais estão praias paradisíacas, como Praia do Forte (BA) e Pipa (RN), além de Maragogi (AL) e Praia dos Carneiros (PE), localizadas na maior Unidade de Conservação (UC) federal marinha costeira do Brasil, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Já são, pelo menos, 15 UCs atingidas pela mancha. Além disso, até domingo (20) eram contabilizados 39 animais afetados e 2.814 filhotes de tartarugas marinhas capturadas preventivamente, além de comprometer toda vida costeira e marinha.
A APA Costa dos Corais é uma das Unidades de Conservação beneficiadas pela Fundação SOS Mata Atlântica com apoio da Fundação Toyota do Brasil. “Estamos acompanhando a situação local com nossos parceiros locais e especialistas, apoiando algumas ações de limpeza dos animais oleados. Essa região é marcada pela presença de recifes de corais e manguezais, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias. Tudo isso está em risco, inclusive a população e as atividades locais“, afirma Camila Keiko Takahashi, bióloga e coordenadora do projeto Toyota APA Costa dos Corais.
Diante deste cenário e da lentidão do governo federal em saber a quantidade, origem, local exato do vazamento e futuras medidas efetivas para conter o avanço da mancha, mutirões de limpeza estão sendo organizados para retirar o petróleo cru que atinge a costa brasileira.“A iniciativa e envolvimento de voluntários em todo o Brasil nas áreas costeiras é muito bem-vinda, mas é importante ter alguns cuidados para não se colocar em risco“, afirma Diego Igawa Martinez, biólogo e coordenador de projetos marinhos da Fundação SOS Mata Atlântica.
Para Ícaro Moreira, professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o óleo traz substâncias perigosas e que podem trazer riscos à saúde humana, fazendo com que deva ser evitado o contato com a pele. Ele pode gerar alergias ou até, dependendo da absorção da pele, entrar na corrente sanguínea e trazer danos. Em casos mais severos pode inclusive levar ao câncer.
“Estou vendo em campo muita gente engajada em ajudar a limpar as praias, mas é importante que as pessoas que querem ajudar verifiquem se de fato têm os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados. Estou vendo algumas pessoas fazendo essas ações descalças e tirando fotos com a mão e pés sujos de petróleo. Isso não pode acontecer. É importante usar traje de limpeza e não de banho“, afirma ele.
 Veja materiais importantes que devem ser usados e recomendações:
-        Uso de máscaras (principalmente no horário do início da tarde, quando é mais quente, pois no contato com sol o óleo libera vapores altamente tóxicos)
-        Luvas de PVC (não usar luvas cirúrgicas)
-        Botas (plástico ou outro material impermeável). Não usar tênis, bota de trilha nem ir descalço
-        Usar calças (não usar traje de banho). Se sujar a roupa, ela deve ser descartada
-        Carro de mão para armazenar o material retirado
-        Pás adequadas (de plástico ou inox)
-        Armazenar o material em tambores, bombonas ou  tonéis e deixar o material fechado, pois trata-se de material inflamável (não usar saco de lixo de plástico, pois o óleo pode rasgar os sacos). A destinação deve ser definida pelo Ibama e cabe ao município cumprir
-        Ao ver um animal afetado pelo óleo, não o devolva para o mar nem tente fazer procedimento, a não ser uma manobra de emergência para retirar o óleo de vias respiratórias. É importante manter o animal na sombra e hidratado. Procure especialistas, órgãos ambientais ou organizações que podem realizar os procedimentos adequados
-        É complicado retirar o óleo de rochas. Evite subir nestes locais que podem ocasionar quedas. Uma forma de limpar é com jato de água quente, pois é necessário muita força para conseguir extrair o material. Quando o material escoar, use material absorvente, como tecidos ou até biofibras, como fibra de coco que se aderem ao óleo
-        Em situações que o óleo esteja mais fluido, é possível usar materiais absorventes, como tecidos e também fibra de coco.
Segundo o especialista em petróleo e meio ambiente, a resposta das autoridades ainda está voltada para se descobrir a causa e os culpados pelo vazamento, o que é algo importante, mas o combate ao derramamento ainda demonstra falta de preparo. O Ibama pediu apoio à Petrobras para atuar na limpeza de praias. A empresa está capacitando e contratando agentes comunitários, pessoas das comunidades locais para serviços de limpeza, mas o número efetivo de mão-de-obra dependerá da quantidade de pessoas treinadas disponíveis nas áreas afetadas.
“O Ibama tem feito a ação importante de monitorar e dar suporte aos municípios, mas de fato tem ocorrido as ações em proatividade dos municípios, principalmente de voluntários. Não parece existir uma resposta organizada no nível federal. É importante ter um acompanhamento e combate ao avanço da mancha. Algumas pessoas têm questionado o uso de barreiras de contenção pelo tipo de petróleo, mas elas ajudam a minimizar os impactos“, destaca ele.
carneiros_clemente2
Foto: Clemente Coelho Jr/Instituto Bioma Brasil

Vulnerável, mar brasileiro é a nova fronteira para tragédias ambientais", alerta cientista

Vulnerável, mar brasileiro é a nova fronteira para tragédias ambientais", alerta cientista



27 Setembro 2019   |   1 Comment
Por Jaime Gesisky

O aparecimento de manchas de óleo –identificado como petróleo cru– ao longo de uma faixa de mais de 1.500 quilômetros do litoral do Nordeste acendeu um triplo alerta: a costa brasileira é vulnerável, a fiscalização marítima é precária e incidentes como este podem colocar em risco o turismo que move a economia dos estados litorâneos. Sem contar os danos à biodiversidade, à pesca e à sobrevivência das comunidades que tiram seu sustento diretamente do mar. O óleo de origem incerta foi detectado em pelo menos 45 praias e 99 pontos nos Estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Ignorando toda essa fragilidade, o governo federal insiste e leiloar grandes áreas para a exploração de petróleo e gás no mar territorial brasileiro. Alguns blocos que serão levados a leilão no próximo dia 10 de outubro na Agência Nacional de Petróleo ficam em áreas de extrema sensibilidade ambiental e não deveriam, sequer, constar do leilão. É o caso dos quatro blocos situados na Bacia Sedimentar de Camamu-Almada, no litoral da Bahia, bem próximos a um dos maiores complexos de corais de todo o oceano Atlântico: os bancos de Royal-Charlotte e Abrolhos.

O que chama a atenção dos estudiosos no episódio da mancha de óleo é que passaram mais de 20 dias até que o fato fosse devidamente identificado pelas autoridades. Mesmo assim, ainda não se sabe a origem da substância, o quanto vazou e o tamanho do impacto que ela pode causar, além dos efeitos já vistos como poluição das praias e morte de aves e tartarugas marinhas. Segundo a bióloga e pesquisadora Leandra Gonçalves, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, falta governança no mar brasileiro.

De acordo com Leandra, que é co-fundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos, o país não tem estrutura de monitoramento ou fiscalização robusta o suficiente para garantir que atividades que envolvam petróleo e gás não causem impactos na biodiversidade marinha. O mar, alerta a pesquisadora, está se tornando uma nova fronteira potencial para novas tragédias ambientais. O país, afirma, não está preparado para explorar petróleo e gás próximo a áreas marinhas sensíveis ou em regiões em que eventuais vazamentos de óleo possam atingir zonas vitais para os ecossistemas marinhos, como recifes de corais, manguezais, áreas de pesca de comunidades costeiras. “Abrolhos se inclui exatamente neste caso”.

Em casos de acidente com derramamento de óleo, Leandra Gonçalves lembra que os impactos podem se estender do litoral norte da Bahia até a costa do Espírito Santo, o que inclui todo o banco dos Abrolhos, o maior do Atlântico Sul. Turismo, pesca e biodiversidade estariam comprometidos de modo irremediável, adverte.

Risco para empresas
No leilão da 16ª Rodada da Agência Nacional do Petróleo, em que os blocos próximos a Abrolhos serão oferecidos, 17 empresas já estão inscritas. Para a bióloga da USP, resta saber quantas delas estarão dispostas a enfrentar os riscos de reputação embutidos no negócio.

Ela lembra que estudos de impacto ambiental produzidos pela inglesa British Petroleum, uma das gigantes da indústria do petróleo mundial, reconhecem a possibilidade de acidentes de derramamento de petróleo na região de Abrolhos atingirem rapidamente áreas em que encontram-se várias espécies ameaçadas, como baleias-jubarte, tartarugas-marinhas, aves e corais que só existem ali. “Elas podem perder muito dinheiro. Mas pior será ruir sua credibilidade junto a acionistas e financiadores”.

Nota de solidariedade ao Greenpeace: Governo prioriza criar polêmicas vazias

Nota de solidariedade ao Greenpeace: Governo prioriza criar polêmicas vazias



24 Outubro 2019   |   0 Comments
Por WWF-Brasil

Diante do maior desastre ambiental na costa brasileira com a contaminação das pessoas, praias, corais e mangues no Nordeste, ao invés do governo federal agir, mais uma vez ele criminaliza as organizações não governamentais da sociedade civil.

O ataque irresponsável do Ministro Ricardo Salles ao Greenpeace acusando a organização de estar por trás do derramamento do óleo é mais um capítulo dessa gestão que, ao invés de cumprir seu papel de governo, prioriza criar polêmicas vazias.

O WWF-Brasil se solidariza com o Greenpeace e todas as pessoas, ONGs e pesquisadores que estão trabalhando arduamente como voluntárias para atuar nesse desastre. Estamos, juntos, coletivamente, trabalhando nas soluções.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Transição do carvão para o gás natural e renováveis no setor elétrico dos EUA está reduzindo drasticamente o uso de água


Transição do carvão para o gás natural e renováveis no setor elétrico dos EUA está reduzindo drasticamente o uso de água


termelétrica
Termelérica a carvão. (AP Photo/Chris Carlson)

Duke University*
“Embora a maior atenção tenha sido focada nos benefícios climáticos e na qualidade do ar da troca do carvão, este novo estudo mostra que a transição para o gás natural – e mais ainda para fontes de energia renovável – resultou na economia de bilhões de galões de água, ”Disse Avner Vengosh, professor de geoquímica e qualidade da água na Escola de Meio Ambiente Nicholas da Duke.
Essas economias no consumo e na retirada de água ocorreram apesar da intensificação do uso da água associada à produção de fracking e gás de xisto, mostra o novo estudo.

“Para cada megawatt de eletricidade produzida usando gás natural em vez de carvão, a quantidade de água retirada dos rios e águas subterrâneas locais é reduzida em 10.500 galões*, o equivalente a um suprimento de água de 100 dias para uma família americana típica”, disse Andrew Kondash, um pesquisador de pós-doutorado em Duke, que liderou o estudo como parte de sua dissertação de doutorado sob Vengosh.

O consumo de água – a quantidade de água usada por uma usina e nunca voltou ao meio ambiente – cai 260 galões por megawatt, disse ele.

Nessas taxas de redução, se o aumento do gás de xisto como fonte de energia e o declínio do carvão continuar durante a próxima década, até 2030, cerca de 483 bilhões de metros cúbicos de água serão economizados a cada ano, prevê o estudo da Duke.

Se todas as usinas a carvão forem convertidas em gás natural, a economia anual de água atingirá 12.250 bilhões de galões* – 260% do uso anual anual de água industrial dos EUA.
Embora a magnitude do uso da água para mineração e fraturamento de carvão seja semelhante, os sistemas de refrigeração nas usinas de gás natural usam muito menos água em geral do que os das usinas de carvão. Isso pode resultar rapidamente em economias substanciais, já que 40% de todo o uso de água nos Estados Unidos atualmente serve para resfriamento de usinas termelétricas, observou Vengosh.

“A quantidade de água usada para o resfriamento de usinas termelétricas eclipsa todos os outros usos no setor de eletricidade, incluindo mineração de carvão, lavagem de carvão, transporte de minério e gás, perfuração e fraturamento”, disse ele.

Economias ainda maiores poderiam ser obtidas com a mudança para energia solar ou eólica. O novo estudo mostra que a intensidade da água dessas fontes de energia renovável, medida pelo uso da água por quilowatt de eletricidade, é de apenas 1% a 2% da intensidade da água do carvão ou do gás natural.

“Mudar para energia solar ou eólica eliminaria grande parte da captação e consumo de água para geração de eletricidade nos EUA”, disse Vengosh.

O gás natural ultrapassou o carvão como principal combustível fóssil para geração de eletricidade nos Estados Unidos em 2015, principalmente devido ao aumento da exploração não convencional de gás de xisto. Em 2018, 35,1% da eletricidade dos EUA veio de gás natural, enquanto 27,4% vieram de carvão, 6,5% vieram de energia eólica e 2,3% vieram de energia solar, de acordo com a Administração de Informações de Energia dos EUA (EIA).

Dalia Patiño-Echeverri, Professora Associada de Gendell de Sistemas de Energia da Duke’s Nicholas School, foi coautora do estudo com Kondash e Vengosh.

Eles publicaram seu artigo revisado por pares em 14 de outubro na revista de acesso aberto Environmental Research Letters .

* Para um resultado aproximado de galões para litros multiplique o valor de volume por 3,785
** Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
Referência:
Quantification of the Water-Use Reduction Associated with the Transition from Coal to Natural Gas in the U.S. Electricity Sector,” Andrew J. Kondash, Dalia Patiño-Echeverri and Avner Vengosh; Oct. 14, 2019, Environmental Research Letters. DOI: https://doi.org/10.1088/1748-9326/ab4d71

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/10/2019
Transição do carvão para o gás natural e renováveis no setor elétrico dos EUA está reduzindo drasticamente o uso de água, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/10/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/10/22/transicao-do-carvao-para-o-gas-natural-e-renovaveis-no-setor-eletrico-dos-eua-esta-reduzindo-drasticamente-o-uso-de-agua/.

Estudo da ONU Meio Ambiente mostra alta concentração de antibióticos nas águas de rios do mundo


Estudo da ONU Meio Ambiente mostra alta concentração de antibióticos nas águas de rios do mundo


O uso indevido de antibióticos em humanos e animais está acelerando o processo de resistência a esses medicamentos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antibióticos também parecem estar se espalhando no meio ambiente. Um estudo global recente descobriu que as concentrações de antibióticos em alguns rios do mundo excedem os níveis “seguros” em até 300 vezes.

Os antibióticos são apenas um entre uma variedade de produtos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal e outros contaminantes ambientais cada vez mais presentes nas águas residuais e nos lixões do mundo. O relato é da ONU Meio Ambiente.
ONU
Vista do rio Tâmisa, em Londres. Foto: pixabay/ChristofS (CC)
Vista do rio Tâmisa, em Londres. Foto: pixabay/ChristofS (CC)

Descobertas recentes indicam que 20% das gaivotas-prata na Austrália carregam bactérias patogênicas resistentes a antibióticos, o que está aumentando o receio de que bactérias causadoras de doenças possam se espalhar das aves para os seres humanos e animais domésticos. As gaivotas coletam bactérias, como a E. coli, de águas residuais, esgotos e lixões.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência a antibióticos é hoje uma das maiores ameaças à saúde, à segurança alimentar e ao desenvolvimento global. Numerosas infecções, como pneumonia, tuberculose, gonorreia e salmonelose, estão se tornando mais difíceis de tratar, à medida que os antibióticos usados ​​tornam-se menos eficazes. A resistência a antibióticos leva a internações hospitalares mais longas, custos médicos mais altos e aumento da taxa de mortalidade.

A resistência aos antibióticos ocorre quando as bactérias mudam em resposta ao uso de tais medicamentos. Essas bactérias podem infectar humanos e animais, e as infecções que causam são mais difíceis de tratar do que aquelas causadas por bactérias não resistentes.

Embora a resistência a antibióticos ocorra naturalmente, o uso indevido de antibióticos em humanos e animais está acelerando o processo, segundo a OMS.

Antibióticos também parecem estar se espalhando no meio ambiente. Um estudo global recente descobriu que as concentrações de antibióticos em alguns rios do mundo excedem os níveis “seguros” em até 300 vezes.

“Os pesquisadores procuraram 14 antibióticos comumente usados ​​em rios de 72 países, em seis continentes, e encontraram antibióticos em 65% dos locais monitorados”, diz um relatório recente da Universidade de York.

“O metronidazol, usado para tratar infecções bacterianas, incluindo infecções de pele e da boca, excedeu os níveis seguros pela maior margem, com concentrações 300 vezes maiores que o nível ‘seguro’ em uma área em Bangladesh.”

“No rio Tâmisa e um de seus afluentes em Londres, os pesquisadores detectaram uma concentração total máxima de antibióticos de 233 nanogramas por litro (ng/l), enquanto em Bangladesh a concentração foi 170 vezes maior”, diz o estudo global.

Os antibióticos são apenas um dentre uma variedade de produtos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal e outros contaminantes ambientais, cada vez mais presentes nas águas residuais e nos lixões, que podem ter efeitos adversos à saúde. Essas substâncias são conhecidas como “poluentes emergentes”.

Poluentes emergentes

“As águas residuais municipais, industriais e, mais recentemente, domésticas são as principais fontes de poluentes emergentes no ambiente aquático”, afirma Birguy Lamizana, especialista em águas residuais do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Produtos químicos e compostos que apenas recentemente foram identificados como ameaças potenciais ao meio ambiente e ainda não são amplamente regulamentados pela legislação nacional ou internacional são conhecidos como “poluentes emergentes”. Eles são classificados como “emergentes”, não porque os próprios contaminantes sejam novos, mas por causa do crescente nível de preocupação gerada.

“A lista de compostos que são qualificados como poluentes emergentes é longa e cresce cada vez mais”, diz um estudo do PNUMA sobre produtos farmacêuticos e produtos de higiene pessoal no ambiente marinho: uma questão emergente.

“A categoria inclui uma variedade de compostos: antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, medicamentos psiquiátricos, esteroides e hormônios, contraceptivos, fragrâncias, filtro solar, repelentes de insetos, microesferas, microplásticos, anti-sépticos, pesticidas, herbicidas, surfactantes e metabólitos de surfactantes, retardantes de chama, aditivos e produtos químicos industriais, plastificantes e aditivos para combustíveis, entre outros.”

A deposição atmosférica é uma fonte significativa de poluentes emergentes em águas abertas. No entanto, a maioria desses poluentes não está incluída em acordos internacionais com programas de monitoramento de rotina; portanto, seu impacto no meio ambiente não é bem conhecido.

Desreguladores endócrinos

Um grupo de contaminantes emergentes são os desreguladores endócrinos. Os desreguladores endócrinos são substâncias químicas que inibem ou aumentam artificialmente a função dos mensageiros químicos naturais do corpo.

Peixes e anfíbios próximos a fontes de água poluída mostraram anormalidades reprodutivas e deformidades físicas, e acredita-se que isso seja resultado de contaminantes causadores de desregulação endócrina.

“Mais pesquisas são necessárias para determinar os possíveis efeitos à saúde de desreguladores endócrinos de baixo nível no esgoto e no abastecimento da água doméstica”, diz Lamizana. “No entanto, é razoável supor que em áreas secas ou durante a estação seca os corpos d’água são mais propensos a conterem proporções mais altas desses contaminantes”.

O estudo do PNUMA diz que o princípio da precaução deve orientar as respostas aos poluentes emergentes. “Ao promover pesquisas, programas de monitoramento, reduções de resíduos e química verde, deve se tornar possível prevenir e mitigar os impactos negativos dos produtos farmacêuticos sem comprometer sua disponibilidade, eficácia ou acessibilidade econômica, particularmente em países onde o acesso a importantes serviços de saúde ainda é limitado”.

“Os ecossistemas naturais de água doce são desvalorizados e sobre-explorados. Precisamos mudar as nossas estruturas de incentivo do estímulo à poluição, à degradação do ecossistema e à exploração excessiva dos recursos naturais para comportamentos pró-conservação. As ferramentas adequadas para isso já estão à nossa disposição, mas precisamos garantir que os tomadores de decisões as levem em devida consideração e ajam”, afirma Jacqueline Alvarez.

Uma resolução adotada pela Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente em março de 2019 incitou os governos e todas as outras partes interessadas, incluindo agências, fundos e programas da ONU, “a apoiar plataformas relevantes de interface de políticas científicas, incluindo contribuições da comunidade acadêmica; melhorar a cooperação nas áreas de meio ambiente e saúde; e chegar a maneiras de fortalecer a interface ciência-política, incluindo sua relevância para a implementação de acordos ambientais multilaterais em nível nacional”.

Da ONU Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/10/2019


Estudo da ONU Meio Ambiente mostra alta concentração de antibióticos nas águas de rios do mundo, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/10/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/10/22/estudo-da-onu-meio-ambiente-mostra-alta-concentracao-de-antibioticos-nas-aguas-de-rios-do-mundo/.

Agricultura orgânica: como fazer um controle biológico de pragas e doenças adequado?


Agricultura orgânica: como fazer um controle biológico de pragas e doenças adequado?


agricultura orgânica
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

De acordo com a ABCBio, o controle biológico de pragas e doenças requer a adoção de técnicas específicas e tecnologias avançadas que priorizem o uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis

Por Jimena Carro e Michele Barcena
A agricultura orgânica no Brasil, regulamentada pela Lei 10.831/2003 e Decreto Nº 6.323/2007, considera como produtos orgânicos todos aqueles obtidos por meio de um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao meio ambiente. Ou seja, para ser de fato orgânica, a agricultura deve ser realizada sem nenhuma utilização de insumos sintéticos, radiação ionizantes e organismos geneticamente modificados.


Com esse objetivo, os produtores orgânicos utilizam estratégias como a rotação de culturas, cultivo mecânico, adubação verde, utilização de estercos animais, compostagem e controle biológico. Os produtos de controle biológico são capazes de reduzir a população de pragas e doenças específicas, mantendo-a em parâmetros ecologicamente aceitáveis de acordo com os princípios do sistema orgânico de produção agropecuária.


De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), o controle biológico requer a adoção de técnicas específicas e tecnologias avançadas que priorizem o uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis, respeitando a integridade cultural das comunidades rurais. Para isso, é de extrema importância que agricultores se adequem às normas de orgânicos, mas também avaliem estratégias apropriadas às peculiaridades de cada região, entre elas, solo, clima, água e biodiversidade.


Os produtos biológicos de controle, para serem utilizados dentro da agricultura orgânica, precisam ser registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na ANVISA e no IBAMA, seguindo as especificações de referência para a agricultura orgânica ou certificados por empresas credenciadas. “Esse processo é essencial para garantir a segurança e a qualidade dos produtos orgânicos que chegam à mesa do consumidor final”, observa Amália Borsari, diretora-executiva da ABCBio.


Em função da sua natureza, os produtos biológicos de controle podem ser categorizados como macro-organismos (insetos, ácaros e nematoides), microrganismos (bactérias, fungos, vírus), bioquímicos (extratos de plantas, algas, enzimas e hormônios) e semioquímicos (metabólitos e feromônios). Em geral, são disponibilizados na forma granulada, suspensão concentrada, pó molhável WP, em cartela contendo ovos parasitados, em capsulas contendo microvespas. No caso de macro biológicos são comercializados ovos, pupas, larvas ou insetos vivos.

A certificação de produtos orgânicos

Na mesma linha, a certificação de produtos orgânicos é realizada por certificadoras credenciadas no MAPA e acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Assim as certificadoras avaliam criteriosamente todo o sistema de produção orgânica de cada agricultor – inclusive o controle biológico aplicado – e registram por escrito se determinado produto obedece às normas e práticas da agricultura orgânica.


Com isso, a certificação dos produtos orgânicos em mercados é indicada pela presença do selo federal SisOrg em seus rótulos, os quais servem para garantir ao consumidor final que os princípios da agricultura orgânica foram cumpridos naqueles alimentos. Mas, caso se trate de produtos vendidos a granel, a informação da certificação deve estar indicada por meio de cartazes, etiquetas ou outro recurso similar.

“A certificação orgânica é um fator importante e decisivo para conquistar maior credibilidade dos consumidores, além de conferir maior transparência aos insumos utilizados na produção de orgânicos”, complementa Amália Borsari.

O crescimento do mercado de orgânicos no Brasil e no mundo

A preocupação da sociedade com a forma de produção dos alimentos tem crescido e, com isso, impulsionado práticas sustentáveis como a agricultura orgânica. Nos últimos oito anos, o número de produtores orgânicos registrados no Brasil triplicou. Segundo levantamento do MAPA, em 2012, eram 5,9 mil produtores registrados e, em março de 2019, esse número chegou a 17,7 mil.


E dados da Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica (IFOAM) disponibilizados em fevereiro de 2019 apontam que existem cerca de 3 milhões de produtores orgânicos distribuídos em 181 países. O levantamento também indica que a agricultura orgânica ocupou, em 2017, uma área de 69.8 milhões de hectares no mundo.


Em relação a área destinada a agricultura orgânica, o Brasil ficou em terceiro lugar na América Latina com 1.1 milhões de hectares, atrás da Argentina (3.3 milhões de hectares) e do Uruguai (1.8 milhões de hectares). E, assim, ocupa o décimo segundo lugar no mundo.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/10/2019


Agricultura orgânica: como fazer um controle biológico de pragas e doenças adequado?, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/10/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/10/23/agricultura-organica-como-fazer-um-controle-biologico-de-pragas-e-doencas-adequado/.