terça-feira, 10 de janeiro de 2023

A natureza resiste! Biólogos se surpreendem com uma das maiores aglomerações de botos-cinzas já vistas no litoral carioca

 


https://conexaoplaneta.com.br/blog/biologos-se-surpreendem-com-uma-das-maiores-aglomeracoes-de-botos-cinzas-ja-vistas-no-litoral-carioca/

Biólogos se surpreendem com uma das maiores aglomerações de botos-cinzas já vistas no litoral carioca

Um grupo de 600 botos-cinzas passou pelas praias da zona sul do Rio. “Esses animais deram um verdadeiro show, mostrando que a natureza resiste e que nós podemos conviver em harmonia com ela”, celebrou a equipe do Instituto Mar Urbano

Censo aponta número recorde de baleias jubarte no litoral brasileiro em 2022

 https://conexaoplaneta.com.br/blog/censo-aponta-numero-recorde-de-baleias-jubarte-no-litoral-brasileiro-em-2022/#fechar


Bichos  


Censo aponta número recorde de baleias jubarte no litoral brasileiro em 2022

Censo aponta número recorde de baleias jubarte no litoral brasileiro em 2022

Em 2003, quando foi realizado um dos primeiros censos para monitorar a presença de baleias jubarte na costa do Brasil foi registrada a presença de 3.660 desses animais. Era um número preocupante, já que especialistas sabiam que no passado entre 27 a 30 mil desses mamíferos eram avistados em águas brasileiras na temporada de reprodução da espécie.

Quase duas décadas depois, biólogos celebram o aumento da da população das jubarte no litoral brasileiro. No último censo aéreo*, realizado em agosto de 2022, entre São Paulo e o Rio Grande do Norte, foram observadas 25 mil baleias, um recorde para os últimos anos.

“Nem parece que há apenas três décadas as baleias jubarte brasileiras estavam caminhando para a extinção como resultado da caça indiscriminada!”, comemora a equipe do Projeto Baleia Jubarte, que há 35 anos trabalha pela conservação da espécie.

Considerado o mais extenso do mundo para o estudo de baleias, o monitoramento das jubarte no Brasil percorreu uma distância de 6.204 km no ano passado. Os pesquisadores cobrem desde a linha de costa até uma profundidade aproximada de 500 metros, já que as jubartes preferem ficar sobre a plataforma continental quando chegam ao país para se reproduzir.

A linda e majestosa baleia jubarte

Descrita pela primeira vez na Nova Inglaterra (Estados Unidos), a baleia jubarte tem seu nome científico vindo deste local – novaeangliae -, e Megaptera – que em grego antigo significa “grandes asas”, já que suas imensas nadadeiras peitorais podem medir até 1/3 do comprimento total de seu corpo, algo em torno de 16 metros.

As jubartes podem ser encontradas em todos os oceanos. Chegam a pesar até 40 toneladas. Por isso mesmo, é tão impressionante ver o salto de uma delas, que consegue projetar todo seu corpo para fora da água.

Como é um animal do topo da cadeia alimentar, ela é uma excelente indicadora da qualidade e do equilíbrio dos oceanos. Essa gigante dos mares tem ainda um importante papel em fertilizar as águas oceânicas.

Todos os anos, entre os meses de julho e novembro, as jubarte podem ser vistas no litoral brasileiro. Elas chegam ao país, vindas da Antártica, para se reproduzir nas águas quentes dos trópicos. O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia, é considerado o berçário da espécie no Oceano Atlântico Sul Ocidental.

Censo aponta número recorde de baleias jubarte no litoral brasileiro em 2022

Fêmea e filhote de baleia jubarte

*O censo realizado pelo Projeto Baleia Jubarte é uma parceria com a empresa Socioambiental e conta com o apoio financeiro da Veracel Celulose e da Petrobras

Fotos: divulgação Projeto Baleia Jubarte