quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Como a pavimentação com plástico pode resolver o problema global de resíduos

 Como a pavimentação com plástico pode resolver o problema global de resíduos

Estradas nas quais o plástico residual é derretido e misturado com materiais de pavimentação estão se tornando mais comuns em todo o mundo. Embora por enquanto continuem a ser uma tecnologia de nicho, os especialistas dizem que as estradas podem se tornar uma de uma variedade de usos para o plástico descartado.


POR ANN PARSON • 11 DE FEVEREIRO DE 2021




Uma estrada que atravessa Accra, a capital de Gana, é igual a qualquer outro asfalto. No entanto, o que a maioria dos motoristas não percebe é que o asfalto sob eles contém uma pasta de plásticos usados ​​- sacos, garrafas e embalagens de salgadinhos destruídos e derretidos - que de outra forma seriam destinados a um aterro.


O ímpeto para muitos projetos rodoviários semelhantes em andamento em Gana foi um plano ambicioso anunciado pelo presidente Akufo-Addo em 2018. Ele pede que os ganenses se esforcem por um modelo circular, para reciclar e reutilizar tanto lixo plástico quanto eles produzem a cada ano - cerca de 1,1 milhões de toneladas - até 2030.


Apenas 5% das 5.000 toneladas de plástico que os ganenses descartam todos os dias chegam às instalações de reciclagem. O resto acaba em aterros sanitários, lixões ilegais, ruas e cursos de água, ou é queimado em fossas abertas, envenenando o ar. Em uma nação em desenvolvimento, “é difícil reciclar plástico”, observou Heather Troutman, gerente de programa da Gana National Plastic Action Partnership. “É caro, complicado, técnico e muito mais fácil simplesmente queimá-lo. Mas se você pudesse valorizar o plástico reciclado ”, transformando-o em redes de pesca, combustível ou material de pavimentação,“ ele não seria enterrado; não vai se queimar; não vai chegar ao oceano. ”


Aparecendo pela primeira vez na Índia há duas décadas, as estradas de plástico estão sendo testadas e construídas em mais e mais países, à medida que o problema mundial de poluição por plástico se torna mais fortemente sentido. A Índia instalou mais de 60.000 milhas dessas estradas. A tecnologia, entretanto, está ganhando terreno na Grã-Bretanha, Europa e Ásia. Vários países - África do Sul, Vietnã, México, Filipinas e Estados Unidos, entre eles - construíram suas primeiras estradas de plástico apenas recentemente.


Um número crescente de estudos afirma que as estradas que contêm resíduos de plástico têm potencial para um desempenho tão bom ou melhor do que as estradas tradicionais. Eles podem durar mais, são mais fortes e duráveis ​​em relação a cargas e sulcos, podem tolerar grandes variações de temperatura e são mais resistentes a danos causados ​​pela água, rachaduras e buracos. A tecnologia também tem o potencial de recuperar de uma quantidade pequena a considerável de plásticos de aterros sanitários e despejos aleatórios, descobriram os pesquisadores, enquanto fornece uma quantidade significativa para pavimentação e reparo de estradas. Em uma pequena nação como Gana, onde apenas 23% das estradas são pavimentadas atualmente, o plástico descartado pode ser muito útil.


Estradas de plástico “oferecem uma oportunidade de absorver centenas de milhares de toneladas [de plástico], quase da noite para o dia”, diz um defensor.

“Temos que ser realistas em algum ponto em como tentamos remediar o vasto problema da poluição do plástico”, disse Doug Woodring, fundador da Ocean Recovery Alliance, por e-mail. “Acredito que estradas de plástico, se feitas em escala, em combinação com outros usos para plástico reciclado, como concreto e combustível, oferecerão uma oportunidade de absorver centenas de milhares de toneladas, quase da noite para o dia.”


A tecnologia de incorporação de resíduos plásticos em materiais de pavimentação provavelmente levará muito tempo para evoluir. Embora amplamente utilizado na Índia, ainda está em seus estágios iniciais em outros países. No entanto, dado que apenas 9 por cento dos 350 milhões de toneladas de plástico que os humanos produzem a cada ano são reciclados, os defensores vêem a tecnologia como uma das muitas estratégias que podem ajudar os humanos a abandonar o hábito de enviar lixo às cegas e adotar as práticas essenciais para um economia circular: reduzir, reutilizar, reciclar.


“A beleza das estradas é que há muitas e muitas delas”, disse Greg White, engenheiro de pavimentação da Universidade da Costa do Sol da Austrália. Quatro empresas já construíram centenas de quilômetros de estradas de plástico na Austrália, “principalmente estradas locais menores”, observou ele. “Isso ocorre principalmente porque os conselhos locais estão muito mais dispostos a tentar coisas que são consideradas sustentáveis, em oposição aos departamentos do governo que supervisionam grandes rodovias.” Acrescentou White, que estudou produtos da empresa escocesa MacRebur, um fabricante líder de materiais de pavimentação de plástico, “Para essas propriedades que podemos testar, não há absolutamente nenhuma dúvida de que se você colocar o plástico certo no asfalto, pode melhorar as propriedades de a superfície."


O que está faltando, ele e outros alertam, são os dados sobre o quão bem as estradas de plástico envelhecem e resistem ao longo do tempo, uma vez que na maioria dos países a tecnologia está em uso há menos de sete anos.


Enquanto diferentes empresas buscam abordagens diferentes, a ideia geral é que os resíduos de plástico sejam derretidos e misturados a outros ingredientes para fazer asfalto rodoviário. Normalmente, o asfalto é composto de 90 a 95 por cento de agregado - seja cascalho, areia ou calcário - e 5 a 10 por cento de betume, a substância pegajosa preta extraída do petróleo bruto que une o agregado. Quando os empreiteiros adicionam resíduos de plástico - que podem servir como um agente de ligação ainda mais forte do que o betume - eles geralmente substituem apenas 4 a 10 por cento do betume, embora alguns métodos exijam muito mais. Estradas de plástico, portanto, não são fitas sólidas de plástico - longe disso.


A pesquisa sugere que "usar resíduos de plástico na construção de estradas ajuda a melhorar substancialmente a estabilidade, resistência, vida à fadiga e outras propriedades desejáveis ​​de misturas betuminosas, levando a maior longevidade e desempenho do pavimento", Michael Burrow, engenheiro da Universidade de Birmingham e autor sênior de um estudo global da tecnologia, disse em um e-mail. “Embora, possa ser muito cedo para muitos dos aplicativos relatados mostrarem falha prematura.”


De acordo com Toby McCartney, cofundador e CEO da MacRebur, o uso de resíduos plásticos na pavimentação de estradas pode absorver um volume significativo de plástico descartado. “Dos resíduos de plástico que são um problema para os municípios, poderíamos usar cerca de 40% deles, se tivéssemos todas as estradas contendo resíduos de plástico”, disse McCartney. “No momento, estamos fazendo lobby para tentar incluir os resíduos de plástico nos padrões. Até que isso aconteça, está em uma escala menor do que gostaríamos. ” De acordo com o site da empresa, cada tonelada de mix MacRebur contém o equivalente a 80.000 garrafas de plástico; cada quilômetro de estrada pavimentada com seu produto contém o peso de quase 750.000 sacolas plásticas.


O material plástico da MacRebur é fragmentado até o tamanho de grãos de arroz, ensacado e vendido para empresas de construção e asfalto em todo o mundo. Desde o lançamento da MacRebur em 2016, seus materiais foram usados ​​em centenas de quilômetros de estradas, caminhos, entradas de automóveis e estacionamentos na Turquia, Japão, Arábia Saudita, Dubai, Austrália, Nova Zelândia e em outros lugares. Nos EUA, a empresa está marcando presença nas duas costas, com fábrica planejada para Tampa, na Flórida, e contratos de manufatura na Califórnia.


O processamento do asfalto à base de petróleo é responsável por consideráveis ​​emissões de gases de efeito estufa a cada ano.

Seguindo uma abordagem diferente, a PlasticRoad na Holanda evita totalmente o asfalto tradicional. Em 2018, a empresa concluiu um projeto piloto de 30 metros em Zwolle, considerada a primeira ciclovia de plástico reciclado do mundo. Um segundo seguiu em Giethoorn. Barato para produzir e fácil de instalar, esses caminhos são construídos com módulos ocos feitos de plásticos descartados descartáveis. Em Gana, a Nelplast mistura resíduos plásticos triturados com areia e molda a mistura em blocos de pavimento.


Na Índia, onde 50 por cento das estradas do país não eram pavimentadas há apenas alguns anos, até 14.000 milhas de novas estradas foram instaladas desde que o Ministro de Transporte Rodoviário da Índia tornou obrigatório, em 2016, adicionar resíduos de plástico em estradas betuminosas. A tecnologia de estradas de plástico da Índia cresceu a partir de experimentos feitos em 2001 por R. Vasudevan, um professor de química da Thiagarajar College of Engineering em Madurai. Reconhecendo as semelhanças entre plástico e betume, ambos derivados do petróleo, ele misturou plástico triturado com cascalho e, em seguida, betume, e viu um bom efeito de ligação. O método de Vasudevan supostamente emprega dois tipos de plástico: LDPE, ou polietileno de baixa densidade usado em sacolas plásticas, e PET, tereftalato de polietileno, usado em garrafas de refrigerante. McCartney, da MacRebur, lembra de estar na Índia em 2016 e perceber pessoas consertando buracos tampando-os com sacos plásticos e incendiando-os. Isso lhe deu a ideia por trás de MacRebur.


Até que ponto as estradas de plástico são amigas do ambiente? Uma preocupação é que o aquecimento do plástico para fazer asfalto pode criar emissões de carbono, anulando qualquer economia de emissões com o uso de menos betume. Vasudevan diz que, para seu próprio método, é necessário apenas aquecer o plástico a 170 graus Celsius (338 graus Fahrenheit), o que está bem dentro de uma faixa segura. “Os plásticos, à medida que são aquecidos, vão do sólido ao líquido para o gasoso e é apenas acima de 270 graus C, quando estão no seu estado mais gasoso, que liberam gases”, explicou Troutman, que também é um cientista ambiental. McCartney calcula que, para cada tonelada de betume deixada de asfalto, até uma tonelada de emissões de CO2 é economizada, uma vez que menos petróleo é aquecido para a extração do betume. O processamento do asfalto à base de petróleo é responsável por consideráveis ​​emissões de gases de efeito estufa a cada ano.


Outra preocupação com as estradas de plástico é que elas eliminarão microplásticos. Ninguém ainda relatou que isso ocorreu, e os entrevistados para este artigo dizem que não veem os microplásticos como um problema. “O material da estrada é relativamente inerte, um bloco sólido de asfalto”, observou Troutman. “Na verdade, a maior fonte de microplásticos do planeta é a abrasão dos pneus.”


No verão passado, um projeto piloto na Califórnia mostrou quantos testes rigorosos devem ocorrer antes que uma estrada, se pavimentada com um material novo como o plástico, seja considerada dirigível e segura, especialmente uma grande rodovia conduzida por grandes plataformas com cargas pesadas. A Highway 162 em Oroville estava nas manchetes em agosto passado quando Caltrans, o Departamento de Transporte da Califórnia, trabalhando com a TechniSoil Industrial, que fornecia o plástico liquefeito, pavimentou uma tira de teste de 1.000 pés. Foi a primeira vez de Caltrans usando essa nova abordagem. “Eu odeio plástico”, disse Tom Pyle, que dirige o Programa de Pavimentação Asfáltica da Caltrans. “Eu nem vou beber em uma garrafa de plástico - e se houver uma maneira de usar plástico para fazer uma estrada durar mais, vamos lá.”


Suas máquinas quebraram, trituraram a camada superior da velha estrada, transformaram-na em cascalho, misturados em PET de garrafas de refrigerante recicladas - que tem a consistência de “Gorilla Glue”, observou Pyle - e depositaram a mistura novamente. Nenhum cascalho ou betume extra foi usado. Mais tarde, um engenheiro que verificou o trabalho avisou que a nova superfície "se moveu" e parecia insegura. A Caltrans acabou substituindo-o pelo asfalto tradicional. “Essa foi nossa primeira seção de teste para plástico”, disse Pyle. “Não queríamos nenhum acidente, por qualquer motivo, para prejudicar o objetivo de construir uma estrada de plástico.”


Longe de ser dissuadido, Caltrans provavelmente instalará outra seção de testes em Oroville na próxima primavera. Pyle disse que eles usarão novos métodos de construção e buscarão "maior resistência". “Ainda não sabemos a espessura desse material para transportar milhares de caminhões por dia”, disse ele.


Troutman vê as estradas de plástico como “um avanço promissor”, especialmente em um país como Gana, com um acúmulo de projetos de estradas. E, no entanto, com a perspectiva de que em 2050 o mundo produzirá três vezes mais resíduos de plástico do que já produziu, ela enfatiza a importância de Gana restringir todo o uso desnecessário de novos plásticos. “Esse é o primeiro passo”, observou ela. “Se continuarmos a bombear cada vez mais plástico, nunca seremos capazes de gerenciá-lo de forma sustentável.”


https://e360.yale.edu/features/how-paving-with-plastic-could-make-a-dent-in-the-global-waste-problem

Ann Parson

Ann Parson é jornalista científica especializada em medicina, saúde, meio ambiente e tecnologia. Seu livro comercial mais recente, The Proteus Effect; Células-tronco e sua promessa para a medicina, feitas de Libra

Retorno dos EUA ao Acordo de Paris pressiona o Brasil a honrar compromissos

 

Retorno dos EUA ao Acordo de Paris pressiona o Brasil a honrar compromissos

metas do Acordo de Paris
Imagem: PRI – Principles for Responsible Investment

Retorno dos EUA ao Acordo de Paris pressiona o Brasil a honrar compromissos

Ações ambientais do governo Biden impactam o Brasil – Retorno dos EUA ao compromisso internacional pressiona país a seguir a conduta dos signatários

Por Aline Moura e Marcio Santos

Ao assinar o retorno dos EUA ao Acordo de Paris, compromisso mundial para redução das emissões de gases de efeito estufa, o presidente americano Joe Biden não apenas mostra seu posicionamento interno e externo, como afeta a política ambiental de outras nações, inclusive o Brasil. Para Alessandro Azzoni*, professor, economista e especialista em Direito Ambiental, um dos efeitos mais imediatos pode ser o recebimento de recursos destinados ao meio ambiente. “Os países ricos signatários do acordo têm que destinar recursos para os países subdesenvolvidos. A economia americana tem a capacidade de financiar as ações de tratamento de resíduos e de esgotos, cuidar do processo de recuperação ambiental e, ainda, auxiliar na mudança de cultura de produção industrial”, explica.

O posicionamento de Biden tem forte impacto internacional porque dita como deve ser a conduta para todos os outros países. “Para nós, os recursos seriam importantes para a redução do desmatamento e o reflorestamento de áreas degradadas, entre outras medidas, mas o posicionamento americano deixa claro que os países que forem contra o acordo sofrerão represálias”.

Na gestão anterior dos EUA, explica Azzoni, Donald Trump incentivou a industrialização, saiu do Acordo de Paris e flexibilizou normas ambientais, voltando sua economia só para crescimento, alegando ser cético sobre o impacto da produção humana para o aquecimento global. No entanto, o mundo pensa diferente do ex-presidente americano: hoje o Acordo de Paris é o principal tratado mundial do tema, estabelecido pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), com quase 200 países signatários e que substituiu o Protocolo de Kyoto. Entre suas metas, estão: manter o aquecimento global abaixo de 2º C, limitando-se a 1,5ºC; investir em modelos de energia que saiam da matriz fóssil garantir que que nações ricas destinem US$ 100 bilhões ao ano em ações de combate às mudanças no clima do planeta e de ajuda a países em desenvolvimento para implantar essas ações.

Alessandro Azzoni pondera que mesmo após essa mudança em relação ao governo anterior, Joe Biden tem questões internas pendentes. “Todas as medidas do governo Trump ocorreram por meio de decretos e foi mais fácil para o novo presidente recompor a posição do país no tema ambiental. O que não será fácil é cumprir as metas do acordo, porque os países signatários têm que elaborar uma política de emissão de gases de efeito estufa e, na prática, isso quer dizer rever a matriz energética, meios de transporte e linhas de produção”, enumera.

Segundo o professor, as ações são desafiadoras para o líder americano porque todas essas mudanças terão que ser discutidas nos congressos e com a indústria do país. “Se o país não tomar medidas realmente concretas, as ações se mostram apenas paliativas e não ativos ambientais. Não foram firmados compromissos com prazos, apesar da citação do ano de 2035 para reformulação da matriz energética”, destaca ele.

* Alessandro Azzoni é advogado e economista, especialista em direito ambiental, com atuação nas áreas do Civil, Trabalhista e Tributário.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/02/2021

 

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Poluição gerada por combustíveis fósseis é responsável por 1 em cada 5 mortes no mundo

 

Poluição gerada por combustíveis fósseis é responsável por 1 em cada 5 mortes no mundo

 

Poluição gerada por combustíveis fósseis é responsável por 1 em cada 5 mortes no mundo

Sudeste do Brasil destaca-se entre as regiões mais afetadas. Proconve 8, que reduz a poluição gerada pelos veículos a diesel, pode salvar milhares de vidas

mortes por poluição do ar no mundo

Por Cinthia Leone, ClimaInfo

Mais de 8 milhões de pessoas morreram em 2018 devido à poluição por queima de combustíveis fósseis, como o diesel e o carvão. Isto significa que 1 em cada 5 mortes no mundo teve como causa essa modalidade de contaminação do ar – estimativa significativamente superior à de pesquisas anteriores.

A informação é de um estudo publicado ontem (09/02) na revista Environmental Research por cientistas da Universidade de Harvard, em colaboração com a Universidade de Birmingham, a Universidade de Leicester e o University College London (UCL).

Os pesquisadores descobriram que a exposição a partículas provenientes de emissões de combustíveis fósseis foi responsável por 21,5% do total de mortes em 2012, caindo para 18% em 2018 devido a medidas mais rigorosas de qualidade do ar na China. Na América Latina, o estudo identificou que, em 2012, quase 6% das mortes de crianças (747 falecimentos) e cerca de 8% das mortes de adultos (cerca de 180 mil falecimentos) tiveram como causa a poluição atmosférica, percentual semelhante ao de adultos mortos no Brasil por essa razão.

As regiões com as maiores concentrações de poluição do ar por combustíveis fósseis – incluindo o Leste da América do Norte, Europa e Sudeste Asiático – têm as maiores taxas de mortalidade, de acordo com o estudo publicado. Nessas regiões, o problema está relacionado, sobretudo, às usinas termelétricas movidas a carvão. O Brasil como um todo não aparece como um dos países mais afetados, mas a região Sudeste se destaca (ver mapa em anexo).

“Quando esses estudos olham para o Brasil, eles observam todo o território, o que pode dar a falsa impressão de que os brasileiros não estão expostos a altos índices de contaminação do ar, mas mais de 80% da população brasileira vive em cidades, que é onde está concentrada a poluição por material particulado oriunda da queima de combustível fóssil”, explica o físico ambiental e professor da USP Paulo Artaxo.

O professor ressalta que essa contaminação é gerada principalmente pelos veículos pesados, como os ônibus movidos à diesel. “Já existe tecnologia para coletivos com baixa emissão ou até emissão zero, como é o caso dos ônibus elétricos, mas o lobby das empresas de transporte junto às câmaras de vereadores tem impedido que o ar das nossas cidades se torne mais seguro.”

Para Artaxo, os legisladores não agem de acordo com a gravidade do problema no país. “As montadoras querem adiar por ainda mais tempo o Proconve 8, um padrão tecnológico que reduz a poluição gerada pelos veículos salvando milhares de vidas e que já foi adotado nos países desenvolvidos uma década atrás. Nós temos que nos questionar: a legislação é feita para proteger as pessoas ou as indústrias?”

Metodologia aprimorada

Como os pesquisadores chegaram a um número tão alto de mortes — 8,7 milhões em 2018 somente por combustíveis fósseis —, se o mais recente Global Burden of Disease Study (o maior e mais abrangente levantamento sobre as causas da mortalidade global) coloca em 4,2 milhões o número total de mortes globais por material particulado no ar, incluindo poeira e fumaça de incêndios florestais e queimadas agrícolas?

As pesquisas anteriores dependiam de observações de satélite para estimar as concentrações médias anuais globais de partículas em suspensão no ar, conhecidas como PM2,5. O problema é que essas observações não conseguiam distinguir entre as partículas provenientes de emissões de combustíveis fósseis e aquelas de outras fontes, como poeira e queimadas. Para superar este desafio, os pesquisadores de Harvard se voltaram para GEOS-Chem, um modelo global 3D de química atmosférica com alta resolução espacial. Com isso, foi possível dividir o globo em uma grade com caixas de até 50 km x 60 km e observar os níveis de poluição em cada caixa individualmente.

Outra inovação foi o modelo de avaliação da ligação entre os níveis de concentração de partículas e os resultados em saúde, desenvolvido pelos professores de Epidemiologia Ambiental de Harvard, Alina Vodonos e Joel Schwartz. Este novo modelo encontrou uma taxa de mortalidade mais alta para exposição às emissões de combustíveis fósseis a longo prazo, inclusive em concentrações mais baixas.

“Com dados de satélite, você está vendo apenas peças do quebra-cabeça”, disse Loretta J. Mickley, co-autora do estudo e pesquisadora sênior em Interações Químico-Climáticas da Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences (SEAS). “É um desafio para os satélites distinguir entre os tipos de partículas, e pode haver lacunas nos dados”.

“Em vez de depender de médias espalhadas por grandes regiões, queríamos mapear onde está a poluição e onde as pessoas vivem, para podermos saber mais exatamente o que as pessoas estão respirando”, disse Karn Vohra, estudante de pós-graduação da Universidade de Birmingham e primeira autora do estudo.

“Muitas vezes, quando discutimos os perigos da combustão de combustíveis fósseis, ficamos no contexto do CO2 e das mudanças climáticas e ignoramos o potencial impacto na saúde”, disse Schwartz.

“Nosso estudo dá novas evidências de que a poluição do ar pela contínua dependência dos combustíveis fósseis é prejudicial à saúde global”, disse Marais. “Não podemos, em boa consciência, continuar a depender dos combustíveis fósseis, quando sabemos que existem efeitos tão severos sobre a saúde e alternativas viáveis e mais limpas”.

Os autores do estudo são:

• Karn Vohra, School of Geography, Earth and Environmental Sciences, University of Birmingham, Birmingham, UK

• Alina Vodonos, Harvard T.H. Chan School of Public Health, Department of Environmental Health, Harvard University, Boston, MA, USA

• Joel Schwartz, Harvard T.H. Chan School of Public Health, Department of Environmental Health, Harvard University, Boston, MA, USA

• Eloise A. Marais, Department of Geography, University College London, London, UK

• Melissa P. Sulprizio, John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences, Harvard University, Cambridge, MA, USA

• Loretta J. Mickley, John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences, Harvard University, Cambridge, MA, USA

A pesquisa contou com recursos dos seguintes financiadores: Wallace Global Fund; Environment and Health Fund (EHF) Israel; e University of Birmingham Global Challenges PhD studentship.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/02/2021

 

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Empresas viram sócias da boiada o governo está passando por cima da Amazônia

 

Empresas viram sócias da boiada o governo está passando por cima da Amazônia

Empresas viram sócias da boiada o governo está passando por cima da Amazônia

Empresas adotam um ecocida e viram sócias da boiada

Nota da coordenação do Observatório do Clima

O governo Jair Bolsonaro anunciou na terça-feira (9) o programa Adote 1 Ecocida. A iniciativa prevê que empresas privadas deem dinheiro ao Ministério do Meio Ambiente para supostamente conservar áreas protegidas enquanto o ministro Ricardo Salles planeja a extinção do Instituto Chico Mendes, reduz orçamento para combate ao desmatamento e deixa parados bilhões de reais que poderiam ser usados em ações de redução do desmatamento e atividades econômicas sustentáveis.

A primeira empresa a virar sócia da boiada que o governo está passando por cima da Amazônia foi o Carrefour.

A rede de supermercados francesa deverá aportar R$ 4 milhões ao programa, ajudando a criar uma cortina de fumaça em todo o projeto de destruição ambiental que pratica. O Carrefour foi questionado sobre se concorda com a proposta de Salles de rever todas as 334 unidades de conservação federais e com o fechamento do Instituto Chico Mendes, mas limitou-se a dizer que “avalia positivamente” o programa anunciado hoje pelo governo.

O Brasil tem há quase duas décadas o maior programa de “adoção de parques” em florestas tropicais do mundo, o Arpa (Áreas Protegidas da Amazônia), criado em 2002 com recursos internacionais. O Arpa já executou R$ 389 milhões e tem mais US$ 215 milhões para executar em sua fase atual. O governo tem ainda R$ 2,9 bilhões do Fundo Amazônia, que não gasta em projetos de proteção da floresta e fiscalização ambiental porque não quer — e está sendo processado no STF por deixar o dinheiro parado. O orçamento para o Meio Ambiente proposto para 2021 é o menor deste século. O que causou os recordes sucessivos de queimadas e desmatamento na Amazônia nos últimos dois anos não foi falta de orçamento: foi desgoverno.

“No planalto, Bolsonaro faz marketing ambiental. No chão da floresta, seu governo estimula o desmatamento e a destruição do meio ambiente. O programa não passa de enganação. Cai quem quer. Hoje quem quis cair foi o Carrefour”, disse Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Sobre o Observatório do Clima: rede formada em 2002, composta por 60 organizações da sociedade civil. Atua para o progresso do diálogo, das políticas públicas e dos processos de tomada de decisão sobre mudanças climáticas no país e globalmente. Site: www.oc.eco.br

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/02/2021

 

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Agricultura em grande escala acelera as mudanças climáticas na floresta amazônica

 

Agricultura em grande escala acelera as mudanças climáticas na floresta amazônica

 

Agricultura em grande escala acelera as mudanças climáticas na floresta amazônica

Por Eduardo Maeda*
University of Helsink

Os pesquisadores relatam que fazendas comerciais em grande escala em terras desmatadas no sul da Amazônia resultam em aumentos maiores de temperatura e menos chuvas do que fazendas de pequena escala.

As florestas tropicais atuam como uma bomba d'água

O desmatamento converteu faixas de terra na região sul da Amazônia de floresta tropical em terras agrícolas. Os usos da terra desmatada são diversos e as atividades podem variar desde a agricultura em pequena escala em assentamentos rurais até a agricultura de commodities em grande escala. As fazendas comerciais no sul da Amazônia podem alcançar centenas de milhares de hectares de área, exportando milhões de toneladas em grãos e carne todos os anos.

Eduardo Maeda, da Universidade de Helsinque, e colegas usaram dados de satélite para comparar áreas dominadas por diferentes usos do solo e tamanhos de fazenda para avaliar seus impactos no clima regional. Embora pequenos assentamentos rurais não tenham experimentado mudanças claras nas chuvas durante as últimas décadas, as áreas dominadas por fazendas de commodities tornaram-se significativamente mais secas. As áreas de agricultura de commodities também experimentaram um aumento muito maior na temperatura, em comparação com os assentamentos rurais de pequena escala, em grande parte devido ao manejo intenso das safras comerciais, levando à redução da cobertura vegetal ao longo do ano e à diminuição da transpiração das plantas. De acordo com os autores, mitigar as mudanças climáticas na bacia amazônica exigirá alternativas às práticas agrícolas atuais de commodities.

“Nossos resultados mostram que o desmatamento causado por grandes fazendas de commodities pode causar um aumento de temperatura local até 3x maior do que o observado no desmatamento causado por pequenos assentamentos rurais”, diz Maeda

As florestas tropicais são condicionadores de ar naturais

As florestas tropicais atuam como uma bomba d’água, obtendo água da superfície da terra e jogando-a de volta na atmosfera. Como esse processo requer energia, ele causa uma redução na temperatura da superfície. A água que retorna para a atmosfera, muitas vezes volta para a floresta na forma de chuva. As árvores tornam-se então um componente crítico de uma complexa máquina de reciclagem de água, que garante que a floresta se mantenha sempre úmida. Quando a floresta é removida, a água que retorna para a atmosfera é reduzida e a energia não utilizada contribui para aumentar as temperaturas locais.

A pesquisa de Maeda e colegas demonstra que esse processo é ainda mais agravado por grandes fazendas de commodities. A produção de safras de commodities na floresta amazônica é freqüentemente associada a um manejo muito intensivo da terra. Devido às condições climáticas favoráveis, os agricultores costumam ter duas safras / semeaduras por ano. Essas atividades removem completamente a vegetação da superfície terrestre, levando a um clima local mais quente e seco.

Embora áreas dominadas por pequenos assentamentos rurais também experimentem aumento de temperatura, a magnitude das mudanças é substancialmente menor do que as observadas em grandes fazendas de commodities. Os autores do estudo argumentam que a principal razão é porque esses pequenos assentamentos rurais são freqüentemente menos manejados, deixando uma cobertura vegetal mais densa e contínua do que nas grandes fazendas de monocultura.

Práticas agrícolas alternativas necessárias para ajudar a salvar a floresta amazônica

fazendas de commodities e assentamentos rurais

ÁREAS DESMATADAS USADAS PARA AGRICULTURA NO SUL DA AMAZÔNIA MOSTRADAS EM IMAGENS DE SATÉLITE (FONTE: DADOS DO MAPA © 2015 GOOGLE)

Os resultados desta pesquisa fornecem evidências convincentes de que práticas agrícolas alternativas serão críticas para um futuro sustentável na floresta amazônica.

“Isso significa que parar o desmatamento não é mais suficiente. Para proteger os remanescentes florestais, os agricultores da região amazônica terão que incorporar práticas mais sustentáveis ​​”.

De acordo com a pesquisa, isso significa que as atividades agrícolas precisam estar mais integradas ao ecossistema natural da Amazônia. A agrossilvicultura é, por exemplo, uma alternativa interessante, pois busca gerenciar os serviços florestais e a agricultura ao mesmo tempo, melhorando a fertilidade do solo, aumentando a disponibilidade de água, preservando a cobertura vegetal e o microclima. O reflorestamento de pastagens abandonadas e áreas de desmatamento ilegal também são caminhos importantes para mitigar as mudanças ambientais.

Os autores do estudo alertam que tais mudanças não virão facilmente. A produção de safras de commodities no sul da Amazônia pode ser um negócio muito lucrativo. Assim, as políticas locais e internacionais, em combinação com ações lideradas pela indústria de alimentos e organizações da sociedade civil, terão um papel crítico na mudança da mentalidade atual. Finalmente, aumentar a consciência internacional e a preferência dos consumidores por produtos mais sustentáveis, será essencial para criar uma pressão real na cadeia de abastecimento, esperançosamente dando alguma esperança para o futuro da floresta amazônica.

A pesquisa foi financiada pela Academia da Finlândia e realizada no Laboratório de Dinâmica de Ecossistemas Terrestres da Universidade de Helsinque.

Referência:

Large-scale commodity agriculture exacerbates the climatic impacts of Amazonian deforestation
Eduardo Eiji Maeda, Temesgen Alemayehu Abera, Mika Siljander, Luiz E. O. C. Aragão, Yhasmin Mendes de Moura, Janne Heiskanen
Proceedings of the National Academy of Sciences Feb 2021, 118 (7) e2023787118; DOI: 10.1073/pnas.2023787118

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/02/2021

 

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As histórias de sucesso de brasileiros que apostaram na restauração florestal para melhorar de vida

 


As histórias de sucesso de brasileiros que apostaram na restauração florestal para melhorar de vida


Websérie conta histórias de sucesso de restauração florestal feita por brasileiros

Em vez de ficar apenas reclamando ou lamentando, eles colocaram a mão na terra. Para ter uma vida melhor decidiram apostar na restauração florestal – a prática de plantar árvores nativas para recuperar áreas degradadas. É o caso de Silvany Lima, agricultora do município de Pintadas, na Caatinga baiana. Ela é a líder de uma cooperativa de mulheres que produz suco de umbu. “Hoje em dia é um caminho para restaurar a floresta. Quem não tem um pé na sua propriedade, quer ter. Porque a gente que tem ele, tem um pé de dinheiro verde”, diz ela.

Silvany é uma das personagens que contam suas histórias na websérie “As Caras da Restauração, produzida pelo WRI Brasil*.

Os cinco vídeos revelam a trajetória de sucesso de brasileiros em três dos seus seis biomas: Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica. Além da diversidade geográfica, a série apresenta diferentes portes e metas de negócio.  

Lançado em inglês – mas os vídeos estão com o áudio original em português -, o projeto tem o objetivo de levar informações sobre o potencial socioeconômico da restauração florestal no Brasil ao público internacional.

“Os benefícios socioeconômicos da restauração florestal ainda não são tão disseminados para o público brasileiro e internacional, apesar da comprovada competitividade econômica e das contribuições às metas climáticas globais e objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)”, explica Miguel Calmon, consultor sênior do Programa de Florestas do WRI Brasil. 

Segundo ele, o Brasil assumiu o compromisso de restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de áreas e florestas degradadas até 2030 e essa meta só será alcançada por meio de uma diversidade de soluções e projetos em escalas. “E é exatamente isso que estamos mostrando: as caras e as histórias de quem está fazendo, bem como os caminhos possíveis e seus benefícios econômicos, sociais e ambientais”, ressalta.

Além da empreendedora da Bahia, a websérie conta ainda a história dos primeiros agricultores do Espírito Santo autorizados a manejar a palma juçara, espécie em extinção no Brasil e também, da família Soares, de Juruti, no Pará, que migraram da tradicional produção exclusiva de mandioca para um sistema agroflorestal, adicionando árvores frutíferas e outras plantas comestíveis para diversificar suas safras (assista a todos os vídeos logo abaixo).

2021 marca o início da Década da Restauração das Nações Unidas, período esse que reúne esforços globais para restaurar 150 milhões de hectares de terras desmatadas e degradadas até 2020 e 350 milhões de hectares até 2030. 

Confira abaixo os vídeos da websérie “As Caras da Restauração”:

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*O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil.

O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países. O WRI conta com o conhecimento de aproximadamente 700 profissionais em escritórios no Brasil, China, Estados Unidos, Europa, México, Índia, Indonésia e África.

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Foto: divulgação