Feliz como porco na lama: como o menor porco selvagem do mundo foi salvo da extinção

Uma porca pigmeu fêmea com membros de sua ninhada. Fotografia: Craig Jones.
Uma porca pigmeu fêmea com membros de sua ninhada. Fotografia: Craig Jones.

O porco pigmeu ainda está em perigo, mas um programa de reintrodução em Assam, Índia, deu a ele uma chance maior de sobrevivência.

O porco-pigmeu marrom acinzentado (Porcula salvania), com seu cabelo ralo e um corpo aerodinâmico que é quase do tamanho de um gato, é o menor porco selvagem do mundo, e também um dos mais raros, aparecendo na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) como ameaçados de extinção.

Leia também:

Nomeados após serem encontrados pela primeira vez em pastagens de sal, eles prosperaram nas planícies exuberantes do sub Himalaia, do Nepal a Uttar Pradesh. Mas hoje, estima-se que haja menos de 300 na natureza, em Assam, Índia.

O habitat do porco pigmeu está cada vez mais sob pressão da invasão humana, do sobrepastoreio e do desmatamento para a agricultura. “O porco pigmeu é o primeiro a desaparecer quando o habitat muda, ao contrário de seu primo, o javali, que se adapta bem às mudanças em seu ambiente”, diz o Dr. Goutam Narayan, consultor de projeto do Programa de Conservação do Porco Pigmeu (PHCP, sigla em inglês).

“Embora tenhamos a tendência de nos concentrar na conservação de habitats para grandes animais icônicos como o rinoceronte, pequenos animais como o porco pigmeu são ótimos barômetros de habitat, e devemos gerenciar melhor esses animais eco-sensíveis. Eles chamam nossa atenção para mudanças ainda mínimas nas pastagens, muito antes das espécies maiores ”, acrescenta.

Caixas de transporte de porco pigmeu no local de soltura. Fotografia: Goutam Narayan.
Caixas de transporte para porco pigmeu no local de soltura. Fotografia: Goutam Narayan.

Na década de 1960, acreditava-se que o porco pigmeu estava extinto, antes de ser “redescoberto” por um gerente de propriedade de chá em 1971. As primeiras tentativas de introduzir a reprodução em cativeiro falharam até 1995, quando o PHCP foi estabelecido pelo Durrell Wildlife Conservation Trust, o Grupo de Especialistas em Porcos Selvagens da IUCN, departamento florestal de Assam e ministério do meio ambiente da Índia.

A organização estabeleceu um programa de criação em cativeiro com o objetivo de reintroduzir os animais na natureza.

“A reprodução em cativeiro bem-sucedida, começou com seis porcos capturados na reserva de Manas em Assam”, diz Parag Deka, diretor do projeto do PHCP, um cientista veterinário que ingressou no programa em 1997 como estagiário. “A reintrodução dos porcos em cativeiro na natureza começou em 2008, com 16 porcos pigmeus soltos no santuário de vida selvagem Sonai Rupai”, acrescenta.

Na sede do PHCP de Assam, em Basistha, os animais são criados e eventualmente soltos nos santuários de vida selvagem de Orang, Sonai-Rupai e Bornadi. Antes de serem soltos na natureza, os porcos são mantidos em instalações especiais por cinco meses.

Um porco pigmeu macho adulto. Fotografia: Parag Deka.
Um porco pigmeu macho adulto. Fotografia: Parag Deka.

“O Durrell Wildlife Conservation Trust tem experiência em trazer de volta várias espécies à beira da extinção, como a Marreca-Malgaxe de Madagascar e o morcego frugívoro Rodrigues, e métodos sofisticados de reprodução em cativeiro são seguidos, aprendendo com as espécies e atendendo às suas necessidades na natureza.” diz Deka.

“Garantimos que os porcos pigmeus vivam com o mínimo de contato humano, que sua dieta suplementar seja reduzida para 15% e eles aprendam a forragear e construir relações sociais com outros suínos, antes de serem soltos na natureza. São liberados cerca de 12 suínos por ano. ”

Um onívoro que se alimenta de tubérculos, frutas, grama, insetos, ovos e pequenos répteis, o porco pigmeu é um dos poucos mamíferos no mundo que realmente constrói uma casa – uma depressão rasa na terra forrada com vegetação e até mesmo um telhado de galhos.

Uma vez reintroduzido na natureza, no entanto, rastrear os porcos não é uma tarefa fácil. “Eles são criaturas extremamente tímidas e evasivas, sendo quase impossível avistá-los durante o trabalho de campo”, diz Narayan.

“Com a ajuda de armadilhas fotográficas, além de visualizar seus excrementos e pegadas, conseguimos rastrear os porcos e as evidências de reprodução”, acrescenta Deka. “Fizemos várias tentativas para desenvolver melhores sistemas de rastreamento e agora usamos um implante do tamanho de uma moeda.”

Um porco pigmeu entra na natureza vindo do recinto de soltura na reserva de Manas. Fotografia: Goutam Narayan.
Um porco pigmeu entra na natureza, vindo do recinto de soltura na reserva de Manas. Fotografia: Goutam Narayan.

As pastagens que são seu habitat protegem as terras florestais das inundações e fornecem forragem para o gado. “Trabalhamos com as comunidades locais e o departamento florestal no manejo adequado das pastagens, restringindo o sobrepastoreio e sugerindo alternativas para a queima de todas as pastagens”, diz Deka.

“A queima de pastagens para estimular o crescimento fresco durante a estação seca é a maior ameaça para os porcos pigmeus, pois eles precisam de uma cobertura espessa e constroem ninhos de grama ao longo do ano”.

O objetivo do PHCP, diz Deka, é que até 2025, no 100º aniversário do nascimento do naturalista britânico Gerald Durrell, “o ecossistema seja restaurado e o porco pigmeu possa prosperar mais uma vez nessas pastagens”.

“O propósito da minha vida tem sido trazer de volta esta espécie à beira da extinção”, acrescenta.

O PHCP está otimista de que a meta será alcançada, mas, diz Narayan: “Embora tenhamos esses marcos a atingir, também precisamos estar cientes das várias restrições – questões sociais e pessoais que estão interligadas com a conservação do porco pigmeu , da invasão ao apoio aos meios de subsistência locais.

“Nossa tentativa é sensibilizar a comunidade para a conservação desses últimos bolsões de pastagem remanescentes, que são habitats importantes não apenas para os porcos pigmeus, mas para muitos outros animais e pássaros.”

Fonte: The Guardian / Phoebe Weston e Patrick Greenfield
Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em inglês acesse:
https://www.theguardian.com/environment/2021/mar/03/how-the-pygmy-hog-was-saved-from-extinction-aoe