domingo, 9 de agosto de 2015

Aécio Neves surge com discurso picareta sobre impeachment

aecio3


Assim como os colunistas de direita, em geral, têm pego leve com os políticos da oposição que se recusam a falar em impeachment, também reconheço não estar usando a assertividade necessária. Pois ao fazer o post sobre as mentiras do presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, relembrei dos motivos pelos quais dei o nome a este blog de Ceticismo Político. O fato é que uma alegação política deve ser testada. E se não passar, devemos escrachar quem não passou no teste.



Então a partir de agora vai ser assim: eu não quero saber se o político é de oposição (e, portanto, estaria do meu lado) ou de situação. Se tentar me enrolar com papo furado na questão do impeachment, vai sobrar pra ele. Agora é a vez de tratarmos a seguinte declaração de Aécio Neves. Segundo a Folha de S. Paulo, Aécio disse que “só alguém legitimado pelo voto pode reorganizar o país”.



Sei, sei…
É claro que ele acredita ser possível vencer uma eleição direta e, portanto, apela aos seus interesses. Quanto a isso, nada mais natural. É a essência da política. Mas precisava fazê-lo com uma afirmação tão tosca?


Aqui está a dobradinha:
  1. Afirmação de Aécio: “Só alguém legitimado pelo voto pode reorganizar o país”
  2. Afirmação de suporte: “Aécio acredita que só alguém legitimado pelo voto pode reorganizar o país”

Nenhuma das duas afirmações sobrevive ao crivo cético.


Comecemos pela primeira, derrubada pelo fato de que FHC, como um dos líderes do Plano Real, respondia à Itamar Franco, o qual não havia sido “legitimado pelo voto”. 



Assim como Michel Temer em relação à Dilma Rousseff, Itamar Franco era vice do impichado Fernando Collor. E, mesmo assim, foi em 1994 que começou a estabilização de nossa economia. Logo, a afirmação “só alguém legitimado pelo voto pode reorganizar o país” é falsa.  A ironia é que conseguimos detonar a falácia citando o caso de um político de seu próprio partido. Coisa feia…



Mas a segunda afirmação, implicita, é ainda pior, pois descarta a hipótese de Aécio ter sido acometido por um surto de amnésia. O caso é que durante a campanha eleitoral, ele usou várias vezes os méritos do Plano Real, e, portanto, está claro que ele nem sequer acredita que “só alguém legitimado pelo voto pode reorganizar o país”.



Aécio, fique esperto…

Nenhum comentário: