sexta-feira, 7 de julho de 2017

Ampliação garante título de patrimônio mundial a Veadeiros


Por Daniele Bragança*
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Mauricio Mercadante/Wikiparques.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Mauricio Mercadante/Wikiparques.


No Dia Mundial do Meio Ambiente (05), finalmente foi assinada a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que passou a ter 240 mil hectares, mais que o triplo do seu tamanho anterior, de apenas 65 mil hectares. O novo perímetro da unidade, tão aguardado, foi o fator decisivo para afastar o risco do Brasil perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


A decisão foi comunicada nesta quarta-feira, em Cacróvia, na Polônia, onde estava sendo realizada a 41ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. Cláudio Maretti, atual diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estava na reunião.


“Graças ao fundamental processo de ampliação dessa unidade de conservação, conseguimos o reconhecimento do Comitê do Patrimônio Mundial”, ressaltou. Segundo ele, o Comitê, órgão decisório da Convenção sobre o Patrimônio Mundial, felicitou o Brasil pela ampliação do parque.
Veadeiros foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001. Na ocasião, o parque chegou a ser ampliado para os desejados 235 mil hectares. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal derrubou o decreto dois anos depois, por falhas no processo e na consulta pública.


A ampliação era fundamental para garantir a sobrevivência do parque e, de quebra, manter o título internacional. Após 15 anos de luta e alguns percalços pelo caminho, Veadeiros agora protege quase o quádruplo do que protegia anteriormente.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do ICMBio.

Nenhum comentário: