quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Politiken (Dinamarca) – O Brasil tem que deixar a floresta tropical em paz / Editorial

Politiken (Dinamarca) – O Brasil tem que deixar a floresta tropical em paz / Editorial


(Tradução da Embaixada em Copenhague)

O mundo tem um problema com o Brasil. Mas o Brasil também tem um problema com o mundo.

Trata-se da floresta tropical. O Brasil quer fazer incursões na floresta. A comunidade internacional quer preservá-la. Ambos têm argumentos fortes.

O Brasil está, com certa razão, interessado no desenvolvimento e na exploração comercial de seu país. O novo presidente, Jair Bolsonaro, irá, portanto, abrir a floresta para dar espaço à agricultura, bem como ao apetite por minérios, barragens e novas infraestruturas de transporte que deverão levar o comércio e a indústria para a floresta, apesar de causar a destruição do meio ambiente.

Por outro lado, a comunidade internacional quer preservar a floresta. Não apenas para o pequeno milhão de habitantes originais que têm uma demanda legítima por um sétimo do território do país e uma relação bastante sustentável com essa terra.

O mundo deve se preocupar com a preservação da floresta tropical brasileira, principalmente porque ela é crucial para nada menos do que o futuro do planeta, quando se trata de tentar limitar o aquecimento global. Quanto mais floresta é derrubada, mais CO2 é liberado na atmosfera.

O dilema é sério para ambas as partes. Mas a comunidade internacional sabe que não pode se dar ao luxo de ignorar a floresta amazônica, como aconteceu em outros lugares.

Para o bem de todos - também do Brasil. Para o Brasil também, existe interesse em que o desmatamento que não provoque o colapso sistemático da saúde do planeta.

É, portanto, alarmante que o novo governo sob o comando de Jair Bolsonaro - conhecido como um clone de Trump e contestador dos fatos sobre a necessidade de combater o aquecimento global - esteja dando as costas para o mundo e autorize seu Ministro da Agricultura levantar as restrições sobre o desmatamento.

Há várias maneiras como o Brasil pode manejar o seu desenvolvimento fora da floresta tropical e como isso pode ser compensado de modo a deixar a floresta em pé. Torna-se urgente evitar uma catástrofe ameaçadora, e o mundo não pode se dar ao luxo de deixar essa questão se arrastar como em um comitê burocrático.

Agora é a hora. Pare a destruição da floresta tropical. Mantenha o Brasil no lado do clima.

Nenhum comentário: