quinta-feira, 30 de maio de 2019

Pesquisadores da Embrapa ressaltam a importância da Reserva Legal (RL) em propriedades rurais

Pesquisadores da Embrapa ressaltam a importância da Reserva Legal (RL) em propriedades rurais. O documento foi assinado por 116 pesquisadores de 31 unidades da Embrapa. Uma síntese é apresentada abaixo:

- A RL cumpre suas funções no âmbito da propriedade rural, na microbacia e na região onde se insere. Portanto, não deve ser substituível por Unidades de Conservação, muitas vezes distantes, com outra identidade ecológica e com permissão de uso intensivo, como as Áreas de Proteção Ambiental.

- A RL desempenha papel fundamental na provisão de serviços ecossistêmicos como polinização, manutenção de inimigos naturais de pragas agrícolas e balanço hídrico, para boa parte das culturas agrícolas brasileiras.

- A RL complementa a conservação de populações e espécies não representadas nas raras e mal distribuídas Unidades de Conservação do país, especialmente nos biomas extra-amazônicos.

- A RL tem função de manutenção da conectividade ecológica e facilitação do fluxo gênico de populações e espécies silvestres nas paisagens rurais.

- A RL representa uma oportunidade de uso econômico da propriedade. Para isso, é preciso envidar esforços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para estes ambientes. É preciso também avançar na regulamentação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais.

- A proteção da vegetação nativa do Brasil é valorizada nas relações de comércio das commodities agrícolas, de modo que retrocessos na legislação ambiental poderão prejudicar as exportações do agronegócio.

- É preciso avançar na busca soluções que ampliem a produtividade e a produção agropecuária, sem avanços destrutivos sobre a vegetação nativa protegida por lei, buscando sustentabilidade e conservação dos recursos naturais do país.






Daniel Luis Mascia Vieira
Restauração Ecológica, Manejo e Conservação in situ
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília
Tel. 61 34484914

Nenhum comentário: