terça-feira, 4 de junho de 2019

Carrefour virou agora "protetor dos animais".Está querendo se redimir?


 


“Carrefour pelos animais” traz as ações constantes da rede pela causa dos animais, além de artigos de especialistas, dicas e curiosidades sobre o universo pet e histórias reais de adoção
 
Com o objetivo de contribuir para o debate e conscientização sobre importantes temas relativos à causa animal e contar como a companhia tem se mobilizado e atuado na transformação desta realidade, o Carrefour lança o blog Carrefour pelos Animais. Neste canal é possível acompanhar de perto todas as ações que a companhia vem realizando desde o começo deste ano e os resultados dos mutirões de castração, eventos de adoção, doações de ração, campanhas de sensibilização e educação, além de outras iniciativas que constam no compromisso público assinado pela marca no final do ano passado em decorrência do caso Manchinha.

Composto por quatro editorias: Ações Carrefour, Conscientização, Histórias e Mercado e Mundo, o canal trará também um calendário sempre atualizado com eventos de adoção, artigos assinados por especialistas, dicas para os tutores sobre bem-estar animal e guarda responsável, além de curiosidades e tendências do mundo pet.

“Nossas ações vão muito além do compromisso público que firmamos. Queremos, de fato, transformar essa triste realidade no Brasil. O blog é mais um passo nesta missão, pois é a nossa ferramenta não só de transparência sobre as ações que realizamos, mas também de conscientização da causa”, explica Stephane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Carrefour Brasil.

Aprendizado dentro de casa
Como todas as grandes e mais eficazes mudanças começam de dentro para fora, o Carrefour tem trabalhado fortemente junto aos colaboradores para que a transformação social em prol da causa animal seja um compromisso de todos na empresa. Para tanto, está focado na produção de conteúdo e treinamento que promovam conscientização sobre temas pertinentes à causa.

Iniciativas que já estão na rua
Desde o começo do ano, o Carrefour tem atuado para combater o cenário dos animais abandonados. Neste período já viabilizou 889 castrações e doou mais de 8 toneladas de ração para ONG’s ligadas à AMPARA Animal, parceira que também contribui com a organização de um evento de adoção por mês e endossa as iniciativas e conteúdo promovidos pelo Carrefour. Junto à Comissão Machinha, que atua diretamente em Osasco, também apoia eventos de adoção mensais, além de mutirões de castração.

Para apoiar a ativista Luisa Mell, que recentemente resgatou 1,7 mil animais, o Carrefour está arcando com os custos do aluguel de dois galpões, durante três meses, para abrigar os bichinhos resgatados. Além disso, neste sábado, dia 1 de junho, organiza um grande evento de adoção em parceria com o Instituto Luisa Mell para localizar os novos tutores que receberão os animaizinhos em seus lares.

Dentre as iniciativas educativas, a empresa tem produzido vídeos, cartilhas e artigos informativos sobre identificação e combate aos maus-tratos animais e esse conhecimento em seus canais de comunicação. Para incentivar que a preocupação com a causa comece cedo, a companhia também apoiará no segundo semestre o Projeto Cultural Educativo “O Mundo Animal de Bibi”, via Lei de Incentivo à Cultura, e composto por uma série de vídeos e livros voltados à conscientização do público infanto-juvenil sobre a importância do amor e respeito aos animais. Tais materiais serão distribuídos em escolas públicas em diferentes regiões do Brasil.

Para garantir visibilidade para o tema, também apoiou a exposição Sinta na Pele, organizada pela AMPARA Animal e que contou com 12 painéis do fotógrafo Jacques Dequeker revelando personalidades da televisão, da moda e da música em situações de exploração sofridas por diversas espécies domésticas e silvestres. O resultado dessa mostra, inaugurada em fevereiro no Jardim Pamplona Shopping, em São Paulo (SP) e que agora está em exibição na sede da empresa, são imagens chocantes, que nos levam a refletir sobre a importância de não permitirmos que milhões de animais sejam presos, torturados e maltratados todos os dias.

No ano apssado a visão do Carrefour sobre cachorros de rua era outra!


SEGURANÇA DO CARREFOUR MATA CACHORRO A PAULADAS E É ALVO DE PROTESTOS, EM OSASCO.

Neste sábado (1º), um grupo de ativistas pelos direitos dos animais realizou um protesto dentro do Carrefour de Osasco pela morte de um cachorro. O animal teria sido assassinado a pauladas por um segurança do hipermercado. Há a suspeita de que o cão também tenha sido envenenado.
De acordo com os ativistas, o cachorro havia sido abandonado no estacionamento do Carrefour Osasco cerca de uma semana antes de ser morto. Alguns funcionários da rede e de lojas que ficam no centro de compras vinham alimentando o animal. Até que um segurança da rede o agrediu até que as patas quebrassem, na última quarta-feira (28).Com o cão sangrando, rastejando e bastante fragilizado, a Zoonoses de Osasco foi chamada. Representantes da loja teriam dito que o animal havia sido atropelado ali próximo, na avenida dos Autonomistas, versão contestada por testemunhas. O cachorro foi socorrido pela Zoonoses, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Neste sábado (2), o delegado Bruno Lima, atuante na causa animal, esteve no local para acompanhar o caso, ao lado do vereador Ralfi Silva (Podemos). Um inquérito vai apurar se o cachorro também foi envenenado e se o segurança que o matou cumpria ordens da chefia, como acusam ativistas, ou agiu por conta própria.

“Estaremos acompanhando de perto até que esse crime seja solucionado. Temos algumas testemunhas que confirmam o ato cruel e que identificaram o autor do crime. Infelizmente a dor que o animal sofreu não temos como apagar e também a sua vida trazer de volta, mas seremos sua voz e lutaremos em seu nome”, declarou Bruno Lima.

Maltratar animais é crime, que pode render de três meses a um ano de prisão e multa. A punição é aumentada em até um terço se houver morte.



O Carrefour declarou, por meio de suas redes sociais, que vai colaborar e acompanhar as investigações e que repudia maus tratos aos animais. Ativistas da causa animal acusam a rede de omissão sobre o caso.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Carrefour divulgou a seguinte nota:

“A rede informa que repudia veementemente qualquer tipo de maus-tratos. Esclarece ainda que, preventivamente, afastou a equipe responsável pela segurança do local no dia da ocorrência até que a rigorosa apuração em curso seja concluída e as devidas providências adotadas. Reforça também que, assim que notou a presença do animal nas dependências da loja, o acolheu, oferecendo água e comida, até que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco chegasse ao local para o devido atendimento”.(água e comida para um cachorro moribundo?N.B)

Nenhum comentário: