Todos os anos milhares de girinos submergem do fundo do Lago Cedar, na região da Colúmbia Britânica, no Canadá. Eles tentam escapar de predadores e chegar a águas rasas, onde conseguirão se alimentar. Estima-se, entretanto, que 99% deles não sobreviverão até a idade adulta. Essa trajetória extraordinária em busca da vida foi capturada pelas lentes do fotógrafo e jornalista especializado em conservação marinha Shane Gross, que com esse registro conquistou o prêmio principal do Wildlife Photographer of the Year 2024, considerada a mais importante premiação da fotografia de vida selvagem.
Para os jurados, a imagem de Gross não só demonstra que a beleza no mundo natural pode ser encontrada onde quer que olhemos, mas também reflete como os animais, as plantas e o meio ambiente estão intrinsecamente ligados.
“O júri ficou cativado pela mistura de luz, energia e conectividade entre o meio ambiente e os girinos”, diz a editora de fotografia Kathy Moran, presidente do júri do Wildlife Photographer of the Year.
O fotógrafo com seu equipamento dentro do lago
Foto: arquivo pessoal Shane Gross
O sapo-ocidental (Anaxyrus boreas) é uma espécie de anfíbio encontrada apenas na região oeste do Hemisfério Norte, desde o sul da Baja Califórnia até o norte do Alasca. Durante os meses de fevereiro e agosto, as fêmeas enroscam seus milhares de ovos na vegetação aquática das margens de lagos, lagoas e pântanos. Após eclodirem, se formarão então enormes cardumes de girinos, que se transformarão em sapos de quatro a doze semanas mais tarde.
Para conseguir fazer a imagem, o fotógrafo ficou mergulhando durante horas no lago na Ilha de Vancouver. Ele explica que a presença de qualquer lodo ou alga que subissem do fundo do lago reduziriam a visibilidade da foto. Para evitar isso, Shane seguiu as trilhas abertas por castores na superfície da água.
Especializado em fotografia subaquática, o profissional já clicou enormes tubarões, baleias e crocodilos, até pequenos cavalos-marinhos, nudibrânquios e girinos, além de leões-marinhos, peixes-boi e polvos.
"Espero que a atenção que esta imagem traz aos nossos anfíbios e pântanos leve a proteções muito necessárias e urgentes. Se você conhece um lugar importante no seu quintal, reúna a comunidade e lute por sua proteção", escreveu Shane em suas redes sociais, ao celebrar o prêmio.
Young Wildlife Photographer of the Year 2024
Promovido pelo Museu de História Natural de Londres, o Wildlife Photographer chega à sua 60a edição. Desde 1964 o concurso internacional premia as melhores imagens de natureza e assim, promove a conservação do meio ambiente.
Nessa edição foram inscritas quase 60 mil fotos, um recorde, vindas de 117 países e territórios. As imagens são julgadas anonimamente por sua criatividade, originalidade e excelência técnica, por um painel internacional de especialistas. No total, a competição tem 18 categorias.
O vencedor da premiação para jovens fotógrafos entre 15 e 17 anos foi o alemão Alexis Tinker-Tsavalas, que capturou com suas lentes um colêmbolo cor de framboesa ao lado de um bolor limoso em crescimento - cada um deles medindo menos de dois milímetros.
Alexis usou uma técnica chamada empilhamento de foco, combinando 36 imagens, cada uma com uma área diferente em foco.
O jovem fotógrafo encontrou essa minúscula criatura sobre um tronco em
uma floresta local em Berlim
Foto: alemão Alexis Tinker-Tsavalas
Confira abaixo alguns dos outros premiados no Wildlife Photographer of the Year deste ano:
O momento em que um filhote de macaco descansa tranquilamente no colo da mãe conquistou o primeiro lugar na categoria "Comportamento Mamíferos"
Foto: Hikkaduwa Liyanage Prasantha Vinod/Wildlife Photographer of the Year
Flagrante feito no Mato Grosso, Brasil, de uma sucuri envolta da boca de um jacaré, foi
escolhida a ganhador da categoria "Comportamento Anfíbios e Répteis"
Foto: Karine Aigner/Wildlife Photographer of the Year
Foto ganhadora da categoria "Comportamento Invertebrados": um exército de
formigas desmembra um besouro azul
Foto: Ingo Arndt/Wildlife Photographer of the Year 2024
"Livre como um pássaro", a imagem vencedora na categoria 10 anos ou menos
Foto: Alberto Román Góme/Wildlife Photographer of the Year 2024
-----------------
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Momento mágico entre uma peixe-boi e seu filhote está entre destaques do Wildlife Photographer of the Year 2024
Soneca de urso polar conquista o coração e os votos de internautas no Wildlife Photographer of the Year People’s Choice Award
Foto de Amanaci, um dos símbolos dos incêndios no Pantanal, é destaque no Wildlife Photographer of the Year
Foto de abertura: Shane Gross/Wildlife Photographer of the Year 2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário