segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Nova gestão da Agefis garante que combaterá construções ilegais.Será? Ou vão continuar obedecendo às ordens daquele ex Diretor SUPER corrupto?



A pasta tem orientações do governador para "proteger a cidade" e "agir como órgão de Estado"

eric.zambon@jornaldebrasilia.com.br


A ordem é combater qualquer tipo de irregularidade. Esteja ela em área pública ou grilada,  a Agência de Fiscalização (Agefis) promete removê-la e garantir que não se restabeleça. Sob nova gestão, a pasta tem orientações expressas do governador Rodrigo Rollemberg para “proteger a cidade” e “agir como  órgão de Estado”.



“Invasão de terra pública, puxadinhos, proliferação de ambulantes e quiosques não passíveis de regularização terão tratamento diferenciado”, afirma a nova diretora-presidente, Bruna Maria Peres Pinheiro. “Muita gente usava a teoria do fato consolidado para tentar grilar terras, mas essa teoria não vai valer. O fato pode ser desconsolidado”, acrescenta, categórica.



Rotina de ações
Dentre as mudanças pretendidas para o mandato está a rotina dos auditores da agência. Segundo Bruna, os profissionais eram apontados pela população, injustamente, como culpados pela “incompetência da fiscalização nos últimos anos”. “Nos cargos mais importantes, teremos os servidores mais respeitados, com experiência de carreira”, garante.



Além disso, as prioridades para agir não mais serão determinadas pelos próprios agentes, mas definidas previamente. A possibilidade de execução, que inclui a capacidade dos diferentes órgãos receberem as demandas geradas pela fiscalização, também será avaliada ao pensar no plano de combate a irregularidades.



Hora de definições
A Agefis vai para sua terceira gestão política em sete anos. Criado pelo ex-governador José Roberto Arruda, utilizado para combater invasões de terras públicas por Agnelo Queiroz e agora nas mãos de Rodrigo Rollemberg, o órgão sofre mudanças administrativas que deixaram o cidadão confuso. Afinal, o que pode, não pode, e o que deve ser tolerado a partir de agora?




Versão oficial
A diretora-presidente da Agefis, Bruna Maria Peres Pinheiro, informou que situações  em que se puna uma única construção em meio a um quarteirão  de irregularidades  não devem mais acontecer durante a nova gestão. “Teremos programações uniformes nas regiões administrativas. Se formos fiscalizar determinada atividade como shopping ou comércio de rua, fiscalizaremos todos ao mesmo tempo. Também informaremos ao setor o motivo da ação, para que quando as equipes cheguem, estejam todos dentro da lei, ou assim esperamos”, projeta.

Ela também afirmou que o órgão estará à disposição da Câmara Legislativa para eventuais contribuições. Situações que ocasionem dúvida, como a interpretação de leis em vigor, devem acontecer com menor frequência. “A população tem andado confusa. Ora uma multa vale, ora não. A regra do jogo precisa ser clara”, conclui.


Faltam as leis que definirão diretrizes


As dúvidas em torno da atuação da Agefis intrigam Robson Rodrigues Leite Bezerra, administrador de empresas de 50 anos e síndico de edifício na Quadra 7, CL 17 de Sobradinho. Ele assumiu o condomínio quando havia disputa a respeito do cercamento do térreo do prédio. “Foi uma questão de segurança. Você chega à noite e tem sempre alguém dormindo, fumando crack”, argumenta.


Houve uma denúncia e a Agefis aplicou multa de cerca de R$ 1,5 mil. Robson tirou o gradil por conta própria, para evitar maiores punições, mas não pôde deixar de se sentir lesado, pois vários  condomínios na mesma quadra burlaram a lei – alguns cercaram até a área exterior ao prédio – e não foram incomodados. “Mas eu vou prejudicar os outros porque me dei mal? Nunca!”, afirma.


Ressarcimento
Moradores procuraram parlamentares para questionar as autoridades  e pedir anistia da multa e/ou ressarcimento. Em carta do deputado distrital Dr. Michel à agência, é citada a Lei Complementar 887 em favor dos habitantes do condomínio em Sobradinho.


A legislação,   sancionada no ano passado, dispõe sobre a permissão de cercamento em área pública unifamiliar ou multifamiliar até a publicação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) ou do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), desde que não haja impedimento de natureza urbanística ou ambiental e interferência no sistema viário. Ambas as matérias, no entanto, se arrastam na Câmara Legislativa.


Vigência

Como a multa foi aplicada há três anos e a nova Lei Complementar só entrou em vigor em 24 de julho de 2014, a Agefis foi irredutível. Sua resposta, inclusive, mostrou haver necessidade de nova mobilização política para resolver a questão.


“Não há previsão legal para atendimento ao pleito, considerando que a aplicação da sanção ocorrera em vigência do regulamento anterior, não sendo cabível, agora, retroagir, em razão de lei mais benéfica”, alegou a Procuradoria Jurídica do órgão. Por conta da justificativa, o deputado propõe alteração no texto da lei para incluir que “fica o responsável pela área pública cercada anistiado do pagamento das multas”.


A matéria deve ser votada em fevereiro. Até lá, a Agefis informou não poder citar outros casos, “em razão de serem objeto de apreciação de recursos”, e que a nova gestão “pautará as suas ações dentro da legalidade, sempre observado o bom senso e o interesse público”. Basicamente, caso não haja alteração do texto, condomínios ou pessoas multadas por motivos semelhantes à situação vivida por Robson devem arcar com os prejuízos.


Atuação causa dúvidas
O direcionamento jurídico que pautará as ações da Agefis não é a única incerteza dos habitantes do DF. Em meio a promessas de campanha para regularização de todos os condomínios já estabelecidos na capital, restou a dúvida quanto ao rigor que poderia ser aplicado às tentativas de expansão dessas áreas e a atenção para evitar a criação de invasões.


Segundo Bruna Maria Peres, o plano é envolver diversos órgãos para combater a apropriação indevida dos terrenos. “Que possamos efetivamente punir o grileiro e trabalhar com o Ministério Público para não mais 'enxugar gelo'. Tem que haver trabalho para dar utilização à área removida. Se deixarmos sem cercamento, incentivaremos o retorno das pessoas”, promete.


Denúncia
O JBr recebeu denúncia sobre criação de lotes irregulares nos fundos do Conjunto 6 da Quadra 1, no Park Way. Em comunicado encaminhado a vizinhos de dois condomínios, enviado por um morador dali, é dito que “invasores já estão pernoitando no local e em breve estão morando em definitivo (sic)”. Eles citam também a possibilidade de furtos na região para justificar a preocupação.


A reportagem esteve no local e constatou a demarcação de vários lotes em terras que, segundo placa na cerca de entrada, trata-se de terras pertencentes ao Ministério do Planejamento. Sua assessoria não respondeu, até o fechamento desta edição, se está ciente do ocorrido e qual a destinação original para os terrenos.


A Agefis tomou conhecimento da invasão somente após a denúncia da reportagem e informou ter sido “designada equipe de fiscalização para levantar a situação e programar, em seguida, operação fiscal para sanar as irregularidades”.


Saiba Mais
Durante a campanha eleitoral, o candidato ao governo José Roberto Arruda prometeu acabar com a Agefis. Criador da agência em 2008, ele disse que ela havia se tornado “um monstro” e apenas prejudicava ambulantes, que não tinham conhecimento sobre onde iam parar suas mercadorias apreendidas. 
  
Em dezembro do ano passado, a agência se envolveu em confusão em Ceilândia, após interditar e demolir parte do supermercado Tatico.  O estabelecimento devia mais de R$ 30 mil em multas e não teria licença de funcionamento.


No último balanço anual, divulgado em março de 2014 e referente a 2013, a Agefis informou ter erradicado 649 edificações em alvenaria, 1,4 mil em madeira, ter apreendido 51 pessoas e derrubado mais de 80 mil metros lineares de cercas.



Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Comentário

O problema da diretoria da AGEFIS é quem manda nela são os Deputados corruptos que protegem e estimulam as invasões.  Não para defender os pobres, está claro, mas sim porque-- uma vez regularizadas-- os invasores vendem a terra para eles a preço de banana.Assim eles incentivam a invasão e depois promovem a regularização em nome do povo.Bando de corruptos nojentos!

Anonimo

Nenhum comentário: