sábado, 11 de julho de 2015

Agenda: O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pensa em crescer


Cachoeira Santa Bárbara, pertence ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Leonardo Borges
Cachoeira Santa Bárbara, pertence ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Leonardo Borges



Nos dias 17 a 19 de agosto, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizará uma consulta pública com objetivo discutir a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)



A participação é livre: órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, proprietários de terras e representantes dos setores produtivos e a a comunidade em geral são convidados para o evento.



Na criação, em 1961, quando era chamado Parque Nacional do Tocantins, nasceu sem uma área fortemente delimitada. Isto ocorreu apenas em 1972, ocasião em que foi renomeado para o seu atual nome e lhe foi definida a área de 171.924,54 hectares. Nove anos mais tarde, em 1981, o Parque teve a sua área reduzida para 64.795,37 hectares.



Em 2001, O Parque Nacional foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. À época houve a tentativa de ampliá-lo para 235 mil hectares mas, por questões, formais, o decreto de ampliação foi suspenso, sendo mantida a área definida em 1981. Estas são suas dimensões atuais e a proposta visa ampliar a área para dimensões parecidas àquelas apresentadas em 2001.



Segundo o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Sérgio Brant “algumas áreas já sofreram mudanças intensas, mas há outras que podem ser incorporadas. Vamos discutir isso nas reuniões, apresentar as propostas e ver as contribuições que serão dadas”.


Saiba mais sobre a consulta pública aqui.

Nenhum comentário: