sábado, 24 de março de 2018

Sobre a Orla do Lago Paranoá, por Tânia Batella



Fórum de Ongs Ambientalistas: Senhor Secretário do Meio Ambiente, permita-me contestar sua fala sobre parte da Sociedade que está “contra o acesso à orla” e ” a favor da privatização daquele espaço”.


A divisão não é essa, e quem está fazendo essa divisão é o GDF, equivocadamente…. O que há, NA VERDADE, é restrições AO PROJETO que o GDF pretende implantar e o processo de implantação. Há restrições à excesso de pavimentação e a implantação de equipamentos geradores de movimentação de veículos, promotores de ruídos e que provocarão impactos negativos ao próprio Lago.


Para permitir o acesso da população ao lago não há necessidade de impermeabilizar seu solo nem de edificar e implantar equipamentos geradores de impactos e que consumirão, certamente, infraestrutura que hoje DF NÃO DISPÕE, como água potável, sistema de coleta e tratamento de esgotos e resíduos sólidos e energia.

Por outro lado, a boa técnica e bom senso recomendam a implantação de projetos QUANDO ELES EXISTEM, no seu todo, única maneira de avaliar o impacto e calcular o custo de implantação e manutenção. Espero q o GDF não provoque conflitos onde não existe, para viabilizar projetos no mínimo, duvidosos. Ha, também, de se considerar que a Orla do Lago tem fundamental importância na preservação de Brasília como Patrimônio da Humanidade, não cabendo implantar ali o que existe em outros países. Aqui é Brasília. A Orla do Lago está na Área de Tutela do Bem Tombado -Brasília- e não é espaço livre para qualquer projeto.


Sou coordenadora da Frente Comunitária do Sítio Histórico de Brasília e DF, que congrega prefeituras de quadras, conselhos comunitários, associações de moradores e outras entidades da sociedade civil ( que somam quase 40), e acompanhamos todos os planos e projetos no DF há mais de 25 anos. Este também, e a verdade não é bem assim como falou o Senhor Secretário.

Qual o sentido de destruir patrimônio ambiental – Unidades de Conservação -, entulhar área residencial com equipamentos de lazer urbanos de alto impacto, criando muitos conflitos de uso e enormes danos ambientais, e ainda causando demanda excessiva e inadequada ao recurso hidrico, com agravante de infraestrutura precária e insuficiente e com super agravante de oferta de água no VERMELHO ….. se existe setor de locação originária para esse fim e com áreas abandonadas e já semi estruturadas como a concha acústica , além de muitas outras ???


Estimular alta demanda para estruturação e locação de oferta inadequadas, como pode isso ser sustentável ?????


Perde o Lago Paranoá,
Perde o Patrimônio Mundial da Humanidade,
Perde Brasília,
Perdem os cidadãos de hoje,
Perderão os cidadãos do futuro….
Perdemos todos !!!!!

Nenhum comentário: