quarta-feira, 31 de agosto de 2022

IFRC e WWF pedem ação global para proteger a natureza, salvar vidas e enfrentar a crise climática

 

IFRC e WWF pedem ação global para proteger a natureza, salvar vidas e enfrentar a crise climática



02 junho 2022    
Relatório define como vidas podem ser salvas trabalhando com soluções baseadas na natureza

Por WWF


Um novo relatório mostra que soluções baseadas na natureza podem reduzir a intensidade dos riscos relacionados a fatores climáticos e meteorológicos em impressionantes 26%, em um mundo onde mais de 3,3 bilhões de pessoas vivem em lugares altamente vulneráveis ​​às mudanças climáticas. O estudo da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e do WWF destaca como o poder da natureza de proteger as pessoas está sendo negligenciado.

O relatório “Trabalhando com a natureza para proteger as pessoas: como as soluções baseadas na natureza reduzem os desastres relacionados às mudanças climáticas e condições meteorológicas” mostra como as soluções baseadas na natureza podem reduzir a probabilidade de ocorrência de mudanças climáticas e eventos relacionados à meteorologia. Ele define como vidas podem ser salvas trabalhando com soluções baseadas na natureza para evitar a exposição a esses perigos e apoiar comunidades vulneráveis ​​na adaptação e resistência aos perigos de um mundo em aquecimento. 

Pela primeira vez, a análise da IFRC e WWF mostra que essas soluções podem fornecer aos países em desenvolvimento uma proteção valiosa contra o custo econômico das mudanças climáticas, economizando pelo menos US$ 104 bilhões até 2030 e US$ 393 bilhões até 2050.

Comunidades em todas as regiões do mundo já estão enfrentando o agravamento e o aumento dos impactos das mudanças climáticas, sendo as pessoas vulneráveis em países com poucos recursos as mais atingidas, e sendo as mulheres e crianças muitas vezes as mais expostas. Somente de 2010 a 2019, mudanças climáticas repentinas e desastres relacionados a eventos meteorológicos mataram mais de 410.000 pessoas.

“A crise climática está causando várias crises humanitárias em todo o mundo. Seu impacto na vida e nos meios de subsistência de milhões de pessoas está se intensificando. Manter a natureza verde; restaurar florestas, terras agrícolas e pântanos são algumas das melhores e mais econômicas maneiras de apoiar comunidades vulneráveis a se adaptarem aos riscos e impactos que já enfrentam. Proteger a natureza protegerá as pessoas”, diz Jagan Chapagain, secretário-Geral do IFRC.

“Vamos ser claros. Se não aumentarmos urgentemente os esforços para limitar os impactos de um mundo em aquecimento, mais vidas serão perdidas e economias e meios de subsistência serão afetados. A natureza é nossa maior aliada e é também um amortecedor crucial contra as mudanças climáticas. Ao restaurá-la e protegê-la, podemos ajudar os ecossistemas a construir resiliência e continuar a fornecer serviços cruciais para a humanidade e, em particular, para as comunidades mais vulneráveis”, diz Marco Lambertini, diretor-geral do WWF.

“As soluções baseadas na natureza desempenham um papel fundamental na abordagem das mudanças climáticas, mas os benefícios potenciais dessas soluções diminuem à medida que a temperatura global aumenta - e é por isso que cada momento e cada decisão são importantes para reduzir as emissões e para nos dar a melhor chance de construir um ambiente mais seguro e um futuro mais justo”, acrescenta. 

Exemplos de soluções eficazes com base na natureza voltadas para as mudanças climáticas incluem:
  • Conservar florestas para restaurar terras degradadas, fornecer alimentos, prevenir secas e proteger comunidades de ventos fortes.
  • Restaurar planícies de inundação e pântanos saudáveis para reduzir o impacto das inundações e promover a agricultura sustentável para proteger contra as secas.
  • Restaurar manguezais e recifes de corais para fornecer uma barreira protetora contra tempestades, absorver o dióxido de carbono que aquece o planeta e fornecer alimentos para as comunidades locais e habitats para a vida marinha.

relatório dá início a uma parceria entre a IFRC e o WWF e será lançado na Estocolmo+50, uma reunião ambiental da ONU onde os líderes refletirão sobre 50 anos de ação multilateral. A parceria visa aumentar a conscientização sobre soluções com base na natureza e incentivar governos, comunidades, doadores, profissionais e o setor privado a incorporar a natureza em seu planejamento de adaptação ao clima e de redução de riscos de desastres.
 

Sobre o IFRC

A rede IFRC é um dos maiores atores de redução de risco de desastres no mundo. As Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (192 em todo o mundo) estão na vanguarda das ações de ajuda para as comunidades se prepararem, responderem e se recuperarem, por décadas, de desastres relacionados ao clima. Ela vê todos os dias os riscos para as pessoas vulneráveis e trabalha com as comunidades para encontrar medidas de adaptação e redução de risco inovadoras, de baixo custo e sustentáveis.
 

Sobre o WWF

O WWF é uma organização independente de conservação com mais de 30 milhões de seguidores e uma rede global ativa em quase 100 países. Nossa missão é frear a degradação do meio ambiente natural do planeta e construir um futuro em que as pessoas vivam em harmonia com a natureza, conservando a diversidade biológica do mundo, garantindo que o uso de recursos naturais renováveis seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício no consumo. Doe: https://doe.wwf.org.br/

Nenhum comentário: