sábado, 1 de fevereiro de 2014

Planalto prepara ‘ofensiva’ para frear protestos contra a Copa (inclui comentarios publicados no G1)



sex, 31/01/14
por Gerson Camarotti |
 
 
Após a saída da ministra Helena Chagas da Secretaria de Comunicação Social, o governo prepara uma “ofensiva publicitária” para tentar arrefecer o furor das manifestações populares contra a Copa do Mundo de 2014, informa a repórter Juliana Braga, do G1. 

 A ideia do Planalto é isolar ou reduzir a importância “daqueles que são ideologicamente contra a Copa”, diz uma fonte do primeiro escalão do governo.

O Planalto reconhece que a medida está um tanto atrasada. A demora em “reagir” às críticas contra o mundial da Fifa, explicou o auxiliar da presidente Dilma, foi atribuída a Helena Chagas. 

Segundo a fonte, havia descontentamento de áreas da administração federal com a suposta “falta de iniciativa” na publicidade do governo para minimizar as ofensivas contra o evento esportivo.

Com a substituição de Helena por Thomas Traumann, o governo irá remodelar a estratégia de comunicação para tentar esclarecer à população que o montante investido em obras de mobilidade urbana e infraestrutura foi superior ao valor gasto com a construção dos estádios. 

O objetivo do Planalto é tentar demonstrar que sediar a Copa do Mundo “vale a pena”.

O PT, ao brigar para trazer o mundial para o Brasil, ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esperava creditar a iniciativa como um trunfo político, além de recolocar o país em uma posição de destaque no cenário internacional.

Dentro do PT, ninguém imaginava que a Copa entrasse na coluna dos “problemas da gestão”. “Acabaram associando nossa imagem à CBF e à Fifa. 

 Não estão destacando os empregos gerados, nem os investimentos feitos”,  diz a fonte do governo.

O plano de contra-ataque está sendo elaborado e ainda precisa ser submetido à presidente Dilma Rousseff para ela dar a palavra final. Ainda não há previsão de quando a operação de publicidade será deflagrada.


29 Comentários para “Planalto prepara ‘ofensiva’ para frear protestos contra a Copa”

  1. 1
    j. damião: Será que dona Dilma, também conhecida como a velhinha do Rastelo, vai dar um ministério para os manifestantes se esbaldarem em manifestações controladas por ela? Dessa mulher se espera tudo, menos que governe decentemente…
  2. 2
    Alexandre: Uma medida muito eficaz para mitigar os protestos durante a Copa seria uma redução drástica do número de ministérios do governo Dilma.
    Que tal uma redução para 10 ministérios?
    Adicionalmente, poderia também ocorrer uma redução do número de cargos comissionados!
    Que tal extingui-los?
    De resto, é só historinha do boitatá !
  3. 3
    Alexandre K.: Tem jornais que estão dizendo que o governo pretende contratar as torcidas organizadas. Para tanto já mandaram emissários, para mediante pagamento, as torcidas fazerem movimentos a favor da copa. E isto é um perigo …
  4. 4
    André: Mobilidade urbana? E a saúde e educação?
    Quer dizer então que fazer obras já previstas e discutidas muitos anos antes é investimento em mobilidade?
    Façam-me rir!!!!

  5. 5
    Julianna: As transparências não enganam. ( Georges Najjar Jr – livro Desaforismos )
  6. 6
    ELISMAR RAIMUNDO DE SOUZA: MEU AMIGO,NA VERDADE AS MANIFESTAÇÕES , NÃO TEM O FOCO PRINCIPAL NA COPA, MAS SIM NA POLÍTICA,O POVO ESTÁ EXAUSTO DE TANTA CORRUPÇÃO, E AINDA OS GOVERNANTES FAZEM DE SURDOS E TONTOS,EM NÃO QUERER ENXERGAR E OUVIR A VOZ DO POVO,ESTAMOS CANSADOS DE TANTA IMPUNIDADE E CORRUPÇÃO.
  7. 7
    César Guimarães: E o superfaturamento dos estádios? A fonte do governo deveria lembrar disto.
    A imagem do governo brasileiro só poderá ficar limpa depois que o PT sair do comando, pois o PT continua sujando a imagem do Brasil, não sai da minha memória os investimentos em Cuba.
  8. 8
    JOÃO VIANA: Apostar em propaganda, com o intuito de mudar a opinião daqueles que são contra a Copa, parece subestimar a inteligência das pessoas. O povo brasileiro, de há muito, carece do básico: hospitais públicos que funcionem efetivamente; transporte público que atenda a coletividade, pelo menos, com um mínimo de decência e dignidade; saneamento básico; moradia; segurança pública; etc. E esse básico, até agora, não foi, nem será contemplado pelos investimentos da Copa. Este evento se trata de uma iniciativa da elite voltada para os ricos que a fazem. Prova disso é que a Copa não é dos brasileiros. Basta que se veja se um assalariado tem condições de comprar um ingresso de um jogo. Acredito que os brasileiros saberão enxergar a enganação subjacente a essas propagandas, caso elas realmente venham a público. E não esqueçamos: com propaganda, também se gasta muito.
  9. 9
    Rubens: Se essa avaliação de que “Acabaram associando nossa imagem à CBF e à Fifa. Não estão destacando os empregos gerados, nem os investimentos feitos” for mesmo vigente no governo vão dar com os burros n´água. O problema é que estão gastando dezenas de bilhões em estádios e outras bobagens por conta da Copa/Olimpíada enquanto a vida do cidadão comum não melhora em nada e ele continua à mercê de hospitais péssimos, policiamento ineficaz, serviços públicos que parecem favores de má vontade, escolas de quinta, transporte público desumano e os preços mais altos do mundo em quase tudo que valha alguma coisa.
    Qualquer outra medida que não seja o enfrentamento desses problemas reais é não enfrentar a razão real dos protestos.
  10. 10
    André Snt: É bom que o governo deixe claro que em conjunto com a mídia manipulará toda uma sociedade que lutou muito para se tornar o que um dia já foi um sonho de Democracia e liberdade. Que vergonha desses políticos, que vergonha de nossa gente.
  11. 11
    Denise Marquez: Essa Dilma é esperta! Mas, o que ela não sabe é que os protesto agora não serão mais contra os gastos da Copa!
  12. 12
    Justiniano Gregorio: QUEREMOS HOSPITAIS , ESCOLAS E SEGURANÇA NAS PERIFERIAS DAS CIDADES E NÃO ESTÁDIOS MAJESTOSOS, QUE SE TRANSFORMARÃO EM ELEFANTE BRANCO, SEM NENHUMA SERVENTIA PRA POPULAÇÃO CARENTE.
  13. 13
    Rubens: Convocaram o maquiador oficial. Eta governo especializado em maquiagem da realizade.
  14. 14
    Rodolfo: Esse governo é ridículo, bisonho: ao invés de concentrarem esforços para terminar as obras dos aeroportos, vão concentrar esforços em “comunicação”, ou seja, para ludibriar o povão do Bolsa Família, porque a classe alta e a classe média não cairão nesse conto do vigário. Pelo contrário, ficarão ainda com mais raiva do PT e da PresidentA.
    O PT poderia usar o Padilha como garoto propaganda da Copa, já que adoram coloca-lo todo dia no Jornal Nacional.

  15. 15
    Guido: Partido trambiqueiro, pode esperar que a tua hora vai chegar. A copa vai valer a pena para quem cara pálida? Para o povo que não é. Esta porcaria de copa já está custando quatro vezes mais que o programado e pasmem as obras ainda não estão prontas. Obras de mobilidade então, nem prontas vão ficar. É tentar explicar o inexplicável.FORA PARTIDO TRAMBIQUEIRO, FORA DILMA. Pode esperar, a tua hora vai chegar.
  16. 16
    Murilo: Esses protestos estão fora de hora. Estão atrasados só 5 ou 6 anos. Querer impedir que as pessoas assistam os jogos é um absurdo. Ninguém tem o direito de impedir o direito de ir e vir das pessoas. Tem gente que diz que a hora é boa por causa da visibilidade mundial, como que esta visibilidade fosse ajudar em alguma coisa. Se a opinião crítica mundial, da ONU, da OMS e outras organizações sobre o Brasil resolvesse, seríamos um dos melhores países do mundo. Só vai servir para mostrar que somos uma republiqueta como Ucrânia, Egito e outros. Não acredito que trará nenhum benefício apresentarmos nossa violência nas ruas para o mundo inteiro ver. Não vamos ter mais escolas e nem mais hospitais. A hora de exigir isso era muito antes quando algo poderia ter sido feito com relação ao legado da Copa. Ninguém exigiu e nem protestou, e agora a Inês é morta. Quem viver verá! ainda acho que é melhor lavar nossa roupa suja em casa. Os políticos passam e a imagem do Brasil miserável é que fica.
  17. 17
    Leonisio Barroso: Enquanto isso Estocolmo retira candidatura das Olimpíadas de Inverno por achar um gasto elevado… Com certeza eles devem estar errados e “nosotros” certos…
  18. 18
    Carlos: É obrigação investir no país, afinal tudo foi voltado pra copa. O problema é que nada está pronto, só estádio, o resto é resto, simplesmente assim.
    Iniciativa privada… é cômico isso.

  19. 19
    Alvaro Queiroz: Não seria nenhum problema realizar a copa se o Brasil fizesse sua lição de casa. No meu entendimento País que não tem o minimo de estrutura para seus cidadãos não podem se dar ao luxo de realizar eventos que demandem altos valores de investimentos públicos. Não tem sentido gastar os bilhões anunciados em Estádios quando cidadãos morrem em filas de hospitais, não tem agua para beber, não conseguem comida para seus filhos, não tem educação decente, e tem um alto nível de desvios dos impostos pagos. Tanto é que recentemente, segundo uma noticia na internet, a Suécia declinou a realização de copa por eles, por ter este entendimento. Isto é pão e circo de governos populista.
  20. 20
    Lucas: E por quê foi necessário sediar uma Copa do Mundo para realizar esses investimentos, sendo que ano após ano o governo bate recordes de arrecadação? Fico me perguntando se as obras que não ficarem prontas até o Mundial serão concluídas, já que os gringos não as verão mesmo…
  21. 21
    Nilton: Mais dinheiro jogado no ralo e desviar parte para os malandros nesta campanha para tentar enganar os trocas do povo brasileiro.
  22. 22
    Ruan: É muito mais simples parar os protestos: por que não melhoram os serviços básicos ao invés de usar Propaganda?
  23. 23
    Flavio: Roubaram muito nessa copa o pais vai quebrar após a copa., aguardem, quando tirarem o lixo de baixo do tapete.
  24. 24
    João Paulo: Pois é, se tal ofensiva ocorrer de fato, o tiro pode sair pela culatra, como se deu com o próprio insidioso Mundial…
  25. 25
    Tanger Granja: Deixa ver se entendi bem, o governo emprestou uma montanha do nosso dinheiro para fazer estádios, que custaram o dobro do previsto inicialmente, e agora vao gastar mais um pouco do nosso dinheiro para dizer que não foi nada disso?
  26. 26
    Carlos: Resumindo: vão mentir para o povo novamente dizendo que a maior parte gastos será com infraestrutura. País da vergonha.
  27. 27
    Gianne: ESTE GOVERNO ACHA QUE PODE ESCONDER A SUJEIRA DEBAIXO DO TAPETE. ESTÃO PENSANDO QUE O POVO É TOLO? ESTÃO PENSANDO EM FAZER UM GRANDE MARKETING PRA ENROLAR O POVO, COM CHAMADAS BRILHANTES, MOSTRANDO APENAS O QUE HÁ DE BOM. CLARO QUE NOSSO PAÍS TEM MUITA COISA BOA, MAS A QUE CUSTO O POVO ESTÁ PAGANDO PELOS DESMANDO DESSA COPA. ESTÁDIOS HIPERFATURADOS, INFRAESTRUTURA UM CAOS, O TRANSPORTE É UMA GRANDE LATA VELHA, NOSSA SEGURANÇA SERÁ FEITA PELO EXERCITO? SEM FALAR NA SAÚDE QUE NÃO TEM COMO ESCONDER, A NÃO SER DEIXEM DE ATENDER OS POUCOS QUE CONSEGUEM “FICHAS” OU “MARCAÇÃO” PARA ATENDER OS TURISTAS.
    É PRESIDENTE, NÃO DÁ PRA VARRER A SUJEIRA PRA DEBAIXO DO TAPETE. NÓS, O POVO, SENTIMOS O QUE É A REALIDADE DE VIVER SEM SAÚDE, TRANSPORTE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA.

  28. 28
    Wladimir Silva Valladares: Você mente, com casuísmo Lacerdista, um assessor, a fonte, mente e joga para a torcida como se fosse verdade, e como não se tem como questionar quem te disse, passa a ser verdade, sua postura é bem nazista, se fosse a sua coluna uma vila, você seria a fofoqueira que inventa. Até provarem a verdade, muitas reputações já foram arranhada, vergonhoso.
  29. 29
    Joao: Helena Chagas deve estar aliviada. Quanto ao esforço do marketing, a massa critica esta formada e o point-of-no-return ja passou faz tempo. Considerar copa e eleicoes como dois eventos distintos segue a pratica de apaga-incendio que conhecemos do nosso governo. A agenda e as contas bancarias dos marketeriros devem estar lotadas. Comemora-se um PIB vergonhoso (com base na contabilidade criativa) enquanto a competitividade do pais agoniza e a arrecacao fiscal bate novo recorde. A oposição política brasileira se mantém covarde e vergonhosamente ausente. Que momento histórico. Viva 2014.

Nenhum comentário: