domingo, 13 de julho de 2014

Maracanã volta a sediar a final de uma Copa do Mundo após 64 anos





Partida entre Alemanha e Argentina começa às 16h deste domingo.


RJ terá maior esquema de segurança da história para final do Mundial.

Do G1 Rio
Maracanã receberá clássico europeu França x Alemanha (Foto: João Paulo Engelbrecht/RioTur/Divulgação)Maracanã receberá a final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina neste domingo (13)
 
Após 64 anos, o Maracanã volta a receber a final de uma Copa do Mundo neste domingo (13), às 16h. Os torcedores que aguardaram ansiosos para escrever uma história diferente da final de 1950, onde o Uruguai saiu vitorioso, não viram sequer uma atuação da seleção brasileira no estádio, em 2014. 

O silêncio do Maracanazo será substituído pelos gritos dos argentinos, que são esperados em peso, cerca de 70 mil, de acordo com a Prefeitura do Rio, e dos alemães, que golearam o Brasil por 7 a 1 na semifinal, carimbando certo favoritismo.
Uma boa opção para quem está no Rio para ver a final e quer conhecer mais sobre a cultura local é conhecer bares e pontos turísticos dentro de favelas, que começaram a receber mais visitantes de fora das comunidades após a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).


Não há previsão de chuva para o horário do jogo. No entanto, o céu deverá ficar nublado durante todo o dia. A mínima prevista é de 12° C e a máxima, de 26° C. Quando o tempo regulamentar acabar, já deverá ser noite no Rio. Segundo o Inmet, o sol vai se pôr às 17h23, quando o jogo estará no segundo tempo.

Locomoção para o estádio
Metrô e trem são os meios de transporte indicados pela Prefeitura para os torcedores que vão acompanhar o jogo no Maracanã. O ingresso do jogo valerá como bilhete para quem embarcar duas horas antes da bola rolar e até duas horas depois dos jogos.

Em três estações de trem, haverá atendimento trilíngue das equipes de "Posso ajudar?" e haverá operação especial para o horário de pico, iniciado 3h antes dos jogos no estádio. A estação ficará aberta das 5h às 23h.

Para evitar aglomeração na estação Maracanã, porém, os torcedores são aconselhados a saltar também nas estações São Francisco Xavier e São Cristóvão, de acordo com o setor de seu ingresso.

A estação Maracanã fica restrita aos torcedores com ingresso amarelo (setor A, B e C). Quem tiver o ingresso verde deve descer em São Cristóvão e caminhar cerca de 7 minutos. Por fim, os de bilhete vermelho devem descer na São Francisco Xavier.

Interdições e proibição de bebida alcoóloca

 
Vias movimentadas da Zona Norte do Rio serão fechadas. Dentre as interdições, as avenidas Maracanã e Radial Oeste, a Rua Professor Eurico Rabelo e até o Viaduto Oduvaldo Cozzi — que servirá de caminho, a pé, para quem descer na Estação São Cristóvão rumo ao estádio.



Às 17h de sábado (12), o estacionamento no entorno do Maracanã passa a ser proibido. Por volta das 23h começam as interdições parciais das vias que passam pela região. "É um fechamento de grande porte, mas nós sinalizamos toda essa rota. É importante que evitem passar por essa região", explicou Joaquim Diniz, diretor de operações da CET-Rio.

Desta vez, a ação dos seguranças vai ser bem mais abrangente do que nos outros jogos disputados no Rio. Regiões como a Rua Visconde de Niterói, perto da Mangueira, e a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, estão dentro da área de proteção e têm circulação restrita.


A venda de cerveja, que será permitida dentro do estádio durante a competição, não vale fora dele. Um decreto municipal, assinado pelo prefeito Eduardo Paes em 2009, proíbe a venda e consumo de bebida alcoólica num raio de um quilômetro entorno do estádio.


Na tarde desta terça-feira (17), policiais do Batalhão de Choque permaneciam no entorno no Maracanã (Foto: Marcos de Paula/ Estadão Conteúdo)Segurança no entorno do Maracanã será reforçada

Segurança
O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, informou que quase 26 mil homens de várias corporações participarão do esquema de segurança da final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro. O secretário classifica o esquema como a maior operação de segurança da história do Rio de Janeiro.

"Temos no Rio de Janeiro a partir de hoje a maior operação de segurança que a cidade, talvez o país, já tenha visto. Uma responsabilidade imensa de todos nós", disse Beltrame, durante coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro.

Questionado sobre o motivo deste ser o maior esquema da história, já que a Jornada Mundial da Juventude teve 3 milhões de turistas, enquanto a final da Copa terá cerca de 100 mil alemães e argentinos, Beltrame falou que os eventos têm natureza muito diferente. "A Jornada era um evento completamente religioso", afirmou.



Ao todo serão 14.984 homens da Polícia Militar do Rio, 9,3 mil do Ministério da Defesa, mil homens da Polícia Federal, 800 homens da Força Nacional, 800 homens da Polícia Rodoviária Federal, 1.750 bombeiros, 1.032 Guardas Municipais, 505 policiais civis, 600 homens da CET- Rio e 1,6 mil stewards (seguranças da Fifa).

Prevenção ao terrorismo
Sobre terrorismo o almirante Zuccaro, chefe do estado maior do Centro de Defesa Aérea, disse que dentro do planejamento da atuação das forças militares há "o combate e prevenção de terrorismo". "Ameaças não se fizeram presentes, mas não podemos descartar essa possibilidade", acrescentou.

As medidas de segurança condizem com a visibilidade dos visitantes. Oito chefes de estado devem acompanhar a partida final, além da presidente Dilma Rousseff. Entre as autoridades, está confirmada a presença da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Onde assistir
Em campo, Lionel Messi, Mascherano e Higuaín prometem uma partida pra lá de emocionante contra a seleção de Klose, Schweinsteiger e Lahm. Quem não conseguiu ingressos, tem no Fifa Fan Fest, em Copacabana, Zona Sul do Rio, a opção de torcer em clima de arquibancada. No primeiro jogo da seleção brasileira, no dia 12 de junho, aproximadamente 20 mil pessoas se espremeram diante de um telão.


Antes e depois do jogo, shows mantêm o clima de festa. No domingo, será a vez da bateria do Salgueiro, da Unidos da Tijuca e do Monobloco.
Fan Fest, na Praia de Copacabana, lotado durante a partida entre Alemanha e França (Foto: Rodrigo Gorosito/G1) 
 
Fan Fest, em Copacabana, vai ter muito samba na final da Copa do Mundo 
 
Interdições:
 
Sábado, às 23h


A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:
- Rua Prof. Eurico Rabelo;
- Rua Visconde de Itamarati;
- Rua Isidro de Figueiredo;
-Rua Artur Menezes;
-Rua Conselheiro Olegário;
- Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro;
- Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;
- Viaduto Oduvaldo Cozzi;
- Viaduto de São Cristóvão;
- Av. Prof. Manoel de Abreu sentido Centro, no trecho próximo ao Maracanã;
- Rua Mata Machado.

Domingo, às 6h
- Radial Oeste sentido Meier;
- Av. Prof. Manoel de Abreu sentido Grajau, no trecho próximo ao Maracanã;
- Radialista Waldir Amaral;
- Rua Paula Sousa.

Às 10h
- Rua General Herculano Gomes;
- Rua Visconde de Niterói sentido Mangueira;
- Rua Chaves de Faria;
- Rua Catalão;
- Rua Bartolomeu de Gusmão;
- Rua Visconde de Niterói sentido Centro;


Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

Maracanã
Por questão de segurança o fechamento iniciará 23h do sábado, dia 12.  Além dos fechamentos dos jogos anteriores, a Av. Radial Oeste, sentido Méier, também será bloqueada às 6h de domingo, assim como o entorno da Quinta da Boa Vista, a partir das 10h de domingo. Nas proibições de estacionamento, que iniciarão 17h de sábado, serão acrescidas as ruas Ceará, Senador Furtado e Duque de Caxias.


Às 10h, área no entorno da Quinta da Boa Vista também será fechada (Foto: Reprodução / Globo) 
 
Às 10h, área no entorno da Quinta da Boa Vista também será fechada

Nenhum comentário: