quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cursos técnicos têm evasão de até 60%

Brasil  Jornal Destak








02 de Setembro de 2014


Vitrine do governo na área de educação, o Pronatec (Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego) tem evasão de até 60% em faculdades privadas, o que indica menos beneficiados que os 8 milhões divulgados pela presidente Dilma Rousseff.


A faculdade Sumaré, de São Paulo, relata que só 3 mil dos 7,5 mil estudantes que ingressam no curso de Técnico em Informática e Programação de Jogos Digitais em 2013 continuam matriculados.


"O problema da evasão é um dos nossos maiores desafios: hoje, nossa taxa é de quase 60%", disse à BBC Júlio Araújo, que coordena esses cursos na Sumaré.


Já Paulo de Tarso, diretor de pós-graduação e cursos técnicos da Kroton Educacional - que reúne instituições como Anhanguera e Uniban - estima evasão de 45% a 60% nos cursos oferecidos pelo Pronatec, em que o Planalto paga as mensalidades dos alunos.


As causas relatadas vão desde falta de comprometimento, devido à gratuidade, a falta de condições de acompanhar os cursos - há casos de alunos de Tecnologia de Informação sem e-mail.


Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Aléssio Trindade, esses podem ser casos "isolados" e a taxa média de evasão é de 12,8%.
Cursos técnicos têm evasão de até 60%

Nenhum comentário: