domingo, 8 de março de 2015

Brasileiros no exterior organizam protestos pela saída da Presidenta Dilma


BRAZILIAN VOICE



Os protestos aconteceram nas principais capitais do Brasil, notadamente em São Paulo, onde a famosa Avenida Paulista foi o local escolhido pelos ativistas
Os protestos aconteceram nas principais capitais do Brasil, notadamente em São Paulo, onde a famosa Avenida Paulista foi o local escolhido pelos ativistas


No domingo (15), manifestantes se reunirão em frente ao monumento “Torch of Friendship”, no centro comercial de Miami (FL)
  Os imigrantes brasileiros também realizaram protestos a favor do impeachment da Presidenta Dilma em Toronto, Canadá
Os imigrantes brasileiros também realizaram protestos a favor do impeachment da Presidenta Dilma em Toronto, Canadá



Inconformados com a onda de escândalos envolvendo o atual governo brasileiro, imigrantes residentes nas cidades de Miami e Orlando, ambas na Flórida, organizaram para a tarde de domingo (15), uma manifestação a favor do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff (PT). A manifestação terá início a partir do meio-dia, em frente ao monumento “Torch of Friendship” (Tocha da amizade, em tradução livre), localizado no centro comercial de Miami.


Os manifestantes, do grupo Brasileiros na Flórida, se organizaram e convidaram outros imigrantes a participarem do protesto através da página online “Impeachment da Dilma”, no Facebook. Manifestações similares têm ocorrido em outros países também, entre eles o Canadá, na cidade de Toronto.  Já no Brasil, os protestos aconteceram nas principais capitais do país, notadamente em São Paulo, onde a famosa Avenida Paulista foi o local escolhido pelos ativistas, e no Rio de Janeiro, na Avenida Presidente Vargas. Os líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) acompanham atentamente essa onda de protestos.


Com o segundo ano de recessão econômica, o estouro da inflação, a disparada do dólar e o brutal aumento da tarifa de energia elétrica (23.4%, em média) em todos os estados, nitidamente, o esquema de corrupção na Petrobrás foi o estopim. Decepcionados, os brasileiros descobriram, atônitos, que somas imensas de dinheiro eram desviadas da estatal para os bolsos de políticos e funcionários do alto escalão corruptos. Entretanto, além do acerto financeiro de contas, desta vez a população quer que os indivíduos responsáveis sejam punidos.


Para agravar a situação, o ex-político José Genoíno foi perdoado pelo Superior Tribunal Federal (STF) e não precisará mais cumprir pena. No Congresso, o petista negociava com partidos os votos a favor do governo em troca de dinheiro, esquema que ficou conhecido como Mensalão. Presidente do PT na ocasião do escândalo, ele assinou falsos contratos para justificar a entrada de dinheiro de corrupção nos cofres do partido. Foi denunciado por formação de quadrilha e corrupção ativa.  Apesar do escândalo, Genoíno conseguiu se eleger deputado federal pelo PT em 2006.


Segundo o Datafolha, no início de seu primeiro governo Dilma atingiu 84% de satisfação entre os entrevistados; em contraste com apenas 23% atuais depois da reeleição, ou seja, uma queda de 61 pontos percentuais. Essa insatisfação da população em geral com relação ao governo atual também se reflete nas comunidades no exterior.


“Você brasileiro que mora no exterior, mas não está satisfeito com o governo brasileiro tem a obrigação de nos acompanhar neste ato de solidariedade aos protestos por todo o Brasil. Vamos nos reunir diante do Monumento ‘Torch of Friendship’ em frente ao Bayside em downtown Miami.



Domingo, dia 15 de março, a partir das 12:00. Venha vestido de verde e amarelo, traga sua bandeira e seu cartaz. Somos um povo unido e vamos derrotar o PT e a corrupção que assola nosso pais! Precisamos urgentemente resgatar a soberania nacional e colocar o país novamente nos trilhos da Ordem e Progresso, lema de nossa bandeira”, convida o texto postado na página “Impeachment da Dilma.

Nenhum comentário: