segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Orangotangos, uma espécie que o homem dizimou.

Resultado de imagen para mães de orangotangos

Imagens desoladoras de mãe e bebê orangotango resgatados te inspirarão a agir agora!

Por Kate Good / Tradução Alice Wehrle Gomide

A população mundial de orangotangos está por um fio, infelizmente, principalmente por causa das ações humanas. Apesar desta espécie de primata compartilhar quase 97% do mesmo DNA dos humanos, seu bem-estar é frequentemente prejudicado na busca pelo óleo de palma. Este óleo é usado em cerca de 50% de todos os bens de consumo, principalmente por ser barato e extremamente versátil.

Infelizmente para os orangotangos, a palma cresce melhor em seu habitat, as antigas florestas tropicais de Borneo e Sumatra. Pelo curso das duas últimas décadas, mais de 90% da população de orangotangos desapareceu devido ao desmatamento associado ao óleo de palma.

Somados à luta dos orangotangos, estão os incêndios florestais que devastaram a Indonésia pelos últimos cinco meses. Expulsos de seu habitat já escasso para escapar dos incêndios, os orangotangos ficam sem ter para onde ir e com pouca esperança de sobrevivência. Felizmente, a organização International Animal Rescue (IAR) está trabalhando sem parar para resgatar, reabilitar, e libertar orangotangos, garantindo sua segurança.

Mamãe Novia e seu pequeno bebê Noval são dois dos resgates mais recentes da IAR que foram salvos dos fogos bem a tempo.

Assim como crianças humanas, os bebês orangotangos são dependentes de suas mães durante seus primeiros anos de vida.
Borneo orangotangos resgatadosFotos: IAR/Facebook
Com a população de orangotangos beirando os 30.000 na natureza, muitos temem que esta espécie estará extinta ainda na nossa geração.
Borneo orangotangos resgatados2
Quando esta mãe e seu bebê receberem a liberação dos veterinários da IAR, eles serão transferidos para uma seção segura da floresta e libertados na natureza.
Borneo orangotangos resgatados3
Embora a IAR esteja determinada a salvar quantos orangotangos conseguir – eles já conseguiram resgatar mais de 20 nos últimos meses – a realidade desta situação sombria não afeta somente eles.

Karmele Llano Sanchez, Diretor de Programa da IAR na Indonésia explica: “Não há palavras para expressar como nos sentimos sobre isto. Todos nossos esforços para proteger os orangotangos e seu habitat são em vão quando o fogo destrói tudo em um instante”.

Se não agirmos para acabar com a devastação das florestas tropicais da Indonésia, então nós não podemos esperar que os orangotangos tenham uma chance de sobreviverem. Todos nós podemos ajudar com ações diárias cortando qualquer laço com óleo de palma. Para ajudar o time da IAR e seus incríveis esforços para resgatar orangotangos, acesse seu website.


Fonte: One Green Planet

Nenhum comentário: