quarta-feira, 6 de maio de 2015

Jornal irlandês destaca polêmicas envolvendo Lula desde a morte de Celso Daniel

6 de maio de 2015


Irish Times relembra a confissão de Marcos Valério de que pagou para que um empresário não declarasse conhecimento de Lula sobre detalhes da morte de Celso Daniel


CapaVejaCelsoDanielNoticiando a investigação aberta pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre suposto tráfico internacional de influência de Lula para favorecer a Odebrecht com recursos do BNDES, o tradicional jornal “The Irish Times”, de mais de 150 anos, traçou um histórico das polêmicas e escândalos envolvendo o ex-presidente. Traduzimos um trecho da reportagem:

Embora nunca formalmente processado, Lula esteve envolvido em vários escândalos de corrupção anteriores. Em 2005 sua presidência foi atingida pela descoberta de que alguns de seus mais próximos aliados de partido estavam comprando votos no congresso.

Após a condenação dos envolvidos no chamado escândalo do Mensalão, o operador do esquema, empresário Marcos Valério, disse a promotores que pagou a outro empresário dois milhões de euros para evitar que ele falasse sobre o conhecimento de Lula nas circunstâncias envolvendo a morte de Celso Daniel em 2010.

Prefeito do Partido dos Trabalhadores, Celso Daniel foi escolhido para ser o chefe de campanha de Lula na vitoriosa campanha presidencial de 2002.

Ele foi sequestrado e assassinado no que a polícia alega ter sido um crime comum. Mas os irmãos de Celso Daniel, também membros do PT, afirmam que seu irmão foi assassinado por ter descoberto um esquema de corrupção que desviava dinheiro de contratos municipais para o caixa do partido.

Nenhum comentário: