sexta-feira, 19 de junho de 2015

Governo dos EUA proíbe que funcionários da embaixada visitem cidades do DF

Página do Departamento de Estado americano veta a presença de empregados em Ceilândia, Santa Maria, Paranoá e São Sebastião







postado em 19/06/2015 16:58 / atualizado em 19/06/2015 18:13 




As cidades do Distrito Federal não devem fazer parte do roteiro de passeio de turistas e funcionários da embaixada americana. Isso é o que determina o governo dos Estados Unidos, que proíbe trabalhadores da entidade de visitarem Ceilândia, Santa Maria, Paranoá e São Sebastião, entre 18h e 6h. O motivo, de acordo com a página do Departamento de Estado dos EUA, seria o alto índice de violência.



O veto está na seção de recomendações de segurança para americanos com destino ao Brasil (veja no link). O governo dos EUA alerta para as altas taxas de criminalidade no transporte público, setor hoteleiro e áreas turísticas da capital. "As estatísticas mostram que esses incidentes podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. As cidades-satélites que circundam Brasília têm índices de criminalidade per capita comparáveis a cidades muito maiores."

A utilização do termo “cidades-satélites” mostra desconhecimento do Departamento de Estado americano sobre o caráter pejorativo da definição, que se refere a núcleos urbanos que orbitam uma metrópole. No governo de Cristovam Buarque, inclusive, o termo foi banido do vocabulário oficial por ter sentido depreciativo.

Do mesmo modo, o vocábulo “entorno” foi abolido em fevereiro de 2013, em decreto publicado no Diário Oficial do DF, que alterou o nome da Secretaria do Entorno para Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF.

A reportagem do Correio entrou em contato com a Embaixada dos EUA, em Brasília, para comentar se existe um receio dos americanos em visitar o DF, mas a assessoria afirmou que as recomendações são do Departamento de Estado do país e, por orientação do governo americano, preferiu não se manifestar.

A página do governo americano apresenta recomendações de segurança sobre mais de 200 locais, entre países e ilhas, dos quais são descritos os lugares que mais concentram turistas.

Caso antigo
Os Estados Unidos não são os primeiros a listar recomendações para turistas com destino ao Brasil. Em fevereiro de 2014, o site do governo francês elaborou um guia sobre como estrangeiros deveriam se portar durante a estada no país, especialmente em julho, período da Copa do Mundo da Fifa. A pesquisa informava que, em Brasília, sequestros relâmpagos podiam acontecer a qualquer momento "do dia ou da noite". O estudo apontou também que este tipo de crime há, principalmente, na periferia da capital do país, que seria uma das mais violentas do Brasil.

O estudo aconselhava turistas sobre como agir em Brasília. O manual sugeria que os viajantes não deviam estacionar em locais desertos e pouco iluminados. O visitante também devia verificar o ambiente antes de entrar e sair de algum veículo.
Por fim, a pesquisa aconselha o turista a não reagir ou tentar fugir em caso de agressão, mas "manter a calma e evitar qualquer provocação".

Nenhum comentário: