segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Park Way.Enquete ou leilão? O risco de se apertar o botão errado.



Prezados,


Fui informada recentemente de que uma associação de moradores do Park Way havia criado uma pagina na INTERNET que incluía uma votação sobre implantação de comercio naquela RA. Como sou moradora do Park Way e da opinião de que comercio deveria se limitar ao de Vargem Bonita (explicações sobre as razões dessa preferência serão relacionadas ao final da mensagem)resolvi verificar de que tipo de votação se tratava e quais as opções oferecia ao morador do Park Way.

Para minha surpresa, a enquete se limitava a uma aba que se abriu enquanto eu lia o conteúdo da pagina daquela associação de moradores. A aba oferecia apenas duas possibilidades.Dois botões.O botão do SIM. E o botão do NÃO. Não havia um botão para o "Talvez" ou um botão do "Depende" .Ou um botão do "Que tipo de Comercio?".

Votações desse tipo são extremamente perigosas e devem ser vistas com cautela pois podem levar a mal entendidos.Endossar posições que aparentemente parecem as mais corretas , mas que no fundo estão repletas de segundas, terceiras, quartas intenções, podem nos levar a defender, por ingenuidade, uma situação que só nos trará prejuízo no futuro. 

Como ardente defensora do meio ambiente e dos animais em vias de extinção, há alguns meses eu votei a favor e assinei, com gosto, uma votação pública (dessas que são encaminhadas aos nossos endereços eletrônicos) sobre proteção dos... leões africanos(!). Assinei porque a justificativa para a petição me pareceu correta, sincera, realmente preocupada com uma eventual extinção daqueles animais.Depois descobri que a historia não era bem essa, que me  havia sido contada apenas uma parte do problema e que, ao assinar a petição, eu tinha contribuído para incentivar a caça aos leões e não para sua proteção.Senti-me traída e manipulada.

Voltando à votação sobre comercio elaborada pela associação de moradores do Park Way, relaciono abaixo as armadilhas que uma votação estilo SIM ou NÃO podem ocultar:  

1.O Park Way é um bairro Exclusivamente Residencial. Tal status se deve ao fato do Park Way ser uma importante área de preservação ambiental que detém mananciais que auxiliam  na captação de águas para o Lago Paranoá.Seu papel de zona de amortecimento do Distrito Federal é protegido pela UNESCO

Durante as Conferencias das Cidades de 2011, por ocasião da atualização da Lei de Uso e Ocupação do Solo - LUOS, tal status foi conservado apesar da presença nas audiências publicas de empresários (a maioria sequer morava no Park Way) querendo que a destinação do bairro fosse alterada para USO MISTO para poder implantar comercio na RA.

Caso um morador desavisado apertasse o botão do SIM ( a favor de comercio) o Park Way provavelmente perderia o status de Residencial Exclusivo e os comerciantes poderiam se instalar no Park Way a seu bel prazer.

Com a perda da proteção que o Residencial Exclusivo seria difícil, praticamente impossível, controlar o tipo de comercio que se instalaria.Primeiramente, porque a fiscalização no DF é falha; segundo porque a corrupção impera.Terceiro, porque as discotecas podem preencher papeis identificando sua atividade como “Galeria de Arte”, os botecos podem se auto designar “restaurantes”, as pensões podem virar “Casas de Estudantes”, etc...Suponho que, nessa altura dos acontecimentos, poucos moradores do Park Way acreditem ainda que reclamar funciona.Funcionaria se as leis fossem cumpridas, se não vivêssemos no império das liminares, se as administrações regionais não estivessem sendo compradas pelos comerciantes e pelas empreiteiras.E os políticos também.


2.Outra opção que a dicotomia dos botões SIM e NÃO ignora é a possibilidade do comercio no Park Way ser limitado à Vargem Bonita.É claro que, quando sugiro a implantação de comercio na Vargem Bonita, eu me refiro a um comercio regularizado, ampliado, desenvolvido, com mais opções de variedade e de preço.Mas como me disseram que a Vargem está a um passo de ser regularizada não vejo empecilho em aconselhar que o comercio no Park Way se limite àquela área.


3.Outro risco que a opção do SIM pode acarretar é a perda de controle.O botão do SIM não explica ONDE será colocado o comercio, em que quadra, em que lote e mais uma vez desconfio que, caso permitamos que comerciantes se instalem no Park Way, nosso poder decisório de decidir o "onde será praticamente nulo.


A experiência adquirida com as audiências publicas realizadas no âmbito das Conferencias das Cidades deixou evidente o poder que os comerciantes têm de manipular as sessões e o resultado a seu favor.Enquanto o numero de moradores do Park Way é limitado, o dos comerciantes é infinito.

Enchem os assentos com claques compradas por 50 reais cuja única obrigação é vaiar e ridicularizar os moradores, os que não querem comercio, os que lutam pela preservação do Park Way 


Contam com a ajuda dos sindicatos de classe e haja sindicato! Vocês já pararam para pensar no numero de sindicatos e de membros de sindicatos que existem em Brasília potencialmente interessados em expandir suas atividades no Park Way? Arrisco, hipoteticamente, a dar alguns exemplos: sindicatos dos bares, das escolas, das universidades, da construção civil, dos condomínios verticais e horizontais, etc...Você acha que os moradores do Park Way conseguiriam ganhar uma briga com essa turma?O mais provável é que os comerciantes e empreiteiras ganhem a briga e consigam, à custa de muito "agrado", mudar a lei que proíbe o adensamento do Park Way.E com o comercio viriam os prédios de apartamentos.


5.Outro fator que chamou minha atenção (e motivou uma certa desconfiança sobre as verdadeiras razões da enquete) foi o fato da votação ser aberta ao publico em geral.Ora, tendo em vista que as principais vitimas de um comercio sem controle e predador serão os moradores do Park Way somente eles deveriam ter o poder de decidir se querem ou não comercio, não é?No entanto, não havia a menor exigência de identificação do votante.Tive a impressão de que o Park Way estava sendo vendido, leiloado em praça publica. A primeira imagem que me veio à cabeça foram as centenas de funcionários da TERRACAP apertando o botão do  " SIM, queremos comercio". E rindo.



Já o risco de apertar o botão do NÃO é muito reduzido. Se não aceitarmos a implantação de comercio no Park Way nosso bairro continuará verde, sem poluição, sem barulho , nossos mananciais continuarão captando água para o Paranoá e nossos miquinhos, capivaras, tucanos e até meu eventual lobo guará-- que me visita pedindo proteção cada vez que o lote ao lado do meu pega fogo-- vão continuar alegrando nossa vida.


Duvido que um NÃO ao comercio vá impedir a regulamentação do comercio de Vargem Bonita.O processo de regulamentação já está em andamento e tem vida própria.


Incluo abaixo copia do mapa que mostra que o Park Way é um bairro Residencial Exclusivo e links sobre os assuntos que mencionei no corpo dessa mensagem.Aproveito para desejar aos amigos e vizinhos um ótimo dia e aconselho a todos que desfrutem da beleza do Park Way porque bairro igual a ele não existe.E que digam NÃO a qualquer tentativa de destrui-lo. 


Nenhum comentário: