quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

6 plantas repelentes de mosquitos (Informação importante em época de zika, malária e dengue)

Com o verão se aproximando quem vem junto com o calorzinho gostoso nos finais de tarde são os mosquitos para atormentar qualquer bate-papo no jardim de casa. Existem diversas plantas repelentes que ajudam a manter os mosquitos afastados e, a combinação delas, pode ser tudo o que você precisava para uma noite tranquila. Saiba mais sobre 6 plantas repelentes mais comuns contra mosquitos:

1- Citronela

citronelaParente do capim limão, é a planta repelente mais clássica contra mosquitos, utilizada comercialmente para óleos e velas repelentes. É uma planta super perfumada e existem diversas maneiras de utilizá-la. A planta por si só já atua como repelente, mas você pode fazer um chá concentrado para usar na limpeza da casa, ou macerar as folhas esfregando-as direto no corpo ou ainda deixar em álcool por alguns dias e usar como spray.


Eu tenho 2 pés de citronela no meu pátio (um deles é esse ao lado, apesar de que na foto eu estava tentando é capturar a teia de aranha) e, nas tardinhas de verão fica difícil ficar no pátio longe dessas plantas. O que eu faço então é esmagar uma folha e prender no cabelo enquanto estou pelo pátio. Apesar de eu parecer alguém de comportamento suspeito aos olhos dos vizinhos, garanto que funciona.

É fácil de cultivar, mas precisa de várias horas de sol para um bom desenvolvimento. Plantar citronela a partir de sementes demanda um certo tempo. Se você não quer esperar tanto assim, encontrar mudinhas em floriculturas e agropecuárias não é difícil.

A citronela, em combinação com a erva dos gatos, é para ser mais eficiente ainda contra mosquitos.

 

2- Erva dos Gatos (Catnip)

Parece que o que agrada aos gatos assusta os mosquitos. Existe um estudo de 2010 em que pesquisadores concluíram que Catnip é 10 vezes mais eficiente que o DEET (composto químico usado comercialmente para repelentes). É uma planta bem fácil de cultivar e se você tem gatos em casa, eles vão adorar. Por isso é importante não plantá-la perto de outras plantas que você tenha grande carinho… alguns gatos podem ficar meio agitados e pisotear as plantas ao redor do Catnip.

 

3- Melissa

Além do chazinho aromático e calmante para tomar antes de dormir, a planta Melissa é absurdamente fácil de cultivar e tolera sombra parcial. Ela pode ser meio invasora, se espalhando pelo local onde foi plantada. Por isso, se você tem pouco espaço, é bom fazer podas regulares ou manter em um vaso.

 

4- Manjericão

Outra planta que uns amam e outros odeiam.. e por “outros” só posso dizer dos mosquitos. Qual pessoa tem coragem de não gostar de manjericão? (Se alguém souber, não me conte… prefiro acreditar que isso não ocorre). Além de ser excelente para usar na cozinha, ela também age como repelente. Assim como a Melissa, não são super repelente como os dois primeiros, mas pode ajudar um bocado. Dizem que o manjericão limão e o manjericão canela são os melhores para afastar mosquitos.

 

5- Alecrim

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Sou apaixonada pelo cheiro de alecrim. Dizem que o aroma ajuda a melhorar a memória, então, como já amo o cheirinho, toda vez que posso, dou uma cafungada. E parece que os gatos não são muito fãs de alecrim. Então use e abuse em áreas que você queira que os bichanos e os mosquitos passem longe. Alecrim é fácil de cultivar desde que tenha muito sol e que o solo não seja mantido muito úmido.

 

6- Lavanda (Alfazema)

Além de embelezar o jardim com suas lindas flores roxas, essa planta é um bom repelente de mosquitos. Pode ser plantada em vaso dentro de casa, desde que perto de uma janela ensolarada.

A dica para uma melhor eficiência é ter essas plantas repelentes perto de janelas e portas, assim a eficiência de impedir a entrada dos mosquitos dentro de casa é maior.

Existem outras plantas que algumas pessoas também sugerem serem repelentes de mosquitos e outros insetos, como gerânio, poejo, alho, hortelã e tagetes (cravo de defunto). Você já testou alguma dessas plantas?



Nenhum comentário: