quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PT e PSDB usam estratégias distintas na TV



Dois dos principais candidatos ao Planalto investiram em estratégias opostas para fisgar o eleitor no primeiro programa do horário eleitoral, nesta terça-feira (19). 

Enquanto a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) buscou humanizar a figura da petista, a equipe de Aécio Neves (PSDB) compôs a imagem de um "estadista" ao apresentar o tucano. 

O programa de Dilma chegou a exibir imagens da presidente preparando uma macarronada e cortando tomates. O texto dizia que ela era "uma mulher que acorda cedo, trabalha muito e tenta aproveitar qualquer tempinho que resta para ter uma vida normal". 

A estratégia tenta aproximar Dilma do público e diminuir a rejeição da candidata que, em São Paulo, chega a quase 50% do eleitorado. Nesse intuito, a campanha também adotou tom menos ufanista ao falar da gestão. 

Como antecipou a Folha, o ex-presidente Lula, principal fiador de Dilma, pediu uma espécie de voto de confiança. Disse que ela faria um segundo mandato melhor. 

Ele usou sua gestão como exemplo, e disse que, reeleito, governou com mais "experiência". "Imaginou o prejuízo que o país teria tido se eu não tivesse um segundo mandato? Se outro qualquer chegasse querendo inventar a roda?", indagou Lula. 

Foram ressaltadas vitrines da gestão Dilma, enfatizando programas como o Pronatec e o Mais Médicos. 

O ataque aos adversários foi indireto. "O pessimista é eminentemente uma pessoa que desistiu antes de começar", disse Dilma. 

O PT investiu em imagens aéreas, mostrando um Brasil "grandioso", marca das últimas campanhas do marqueteiro João Santana. 

A equipe de Aécio adotou outra estética. O tucano foi filmado dentro de um estúdio, fazendo uma longa análise sobre o Brasil. Terno e gravata, semblante sóbrio, disse que o país está "pior do que há quatro anos" e se apresentou como gestor capaz de inaugurar um "novo jeito" de governar. 

Ele frisou a inflação e o baixo crescimento. "O que depende do brasileiro está dando certo. O que depende do governo, está dando errado." 

No filme, as imagens da fala de Aécio eram exibidas em ambientes diferentes, simulando a audiência dos eleitores, que ora viam o candidato na TV dentro de casa, ora o ouviam pelo rádio. 

A publicidade do tucano, capitaneada por Paulo Vasconcelos, planejou exibir o "discurso de um estadista". Queriam que Aécio fosse visto como o homem com capacidade de liderar o país. 

A abertura do programa do PSDB foi usada para fazer uma homenagem a Eduardo Campos (PSB), que morreu em um acidente aéreo na última quarta-feira (13).
O PSB foi o primeiro partido a exibir seu programa na TV. Toda a propaganda foi dedicada a Campos. Marina Silva, que assumirá a candidatura, só apareceu nas imagens. 

A propaganda embalou frases de Campos com a música "Anunciação", cantada por Alceu Valença. A homenagem do PT a Campos foi feita por Lula, que disse ter uma relação de "pai e filho" com ele. 

Durante o programa eleitoral, a Globo marcou 5,5 pontos no Ibope. Na segunda, no mesmo horário, a audiência foi de 11,5. 


Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário: