quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Exposição pré natal a substâncias químicas atinge QI de crianças

  José Eduardo Mendonça - 11/12/2014 às 13:50

exposicao-pre-natal-substancias-quimicas-qi-criancas-560
Os ftalatos são encontrados em produtos de consumo



Crianças que foram expostas no útero materno em final de gravidez a níveis altos de ftalatos, substâncias químicas comuns em produtos de consumo, tenderam a apresentar QI mais baixo que outras em testes de inteligência ao sete anos de idade, de acordo com novo estudo.

Alguns sabonetes, esmaltes de unha, sprays de cabelo, cortinas de banheiro, capas de chuva e interiores de carros contêm ftalatos, que são usados como plastificadores ou agentes amaciantes.

No momento, a autoridade dos EUA responsável pelas regulações de saúde, a Food and Drug Administration, não tem evidência de que os ftalatos usados em cosméticos sejam um risco, mas seis tipos deles estão proibidos em brinquedos.


Não há regulações sobre a exposição de grávidas a eles, e as substâncias geralmente não aparecem nos rótulos dos produtos.


“Este é o único estudo a observar a questão de forma longitudinal”, disse a principal autora,Pam Factor-Litvak, da Universidade Columbia, em Nova York, notando que o trabalho apenas observou uma relação e não testou causa e efeito.


“Eu caracterizaria este estudo como rigoroso e de alta qualidade, e os resultados preocupam”, afirmou Stephanie Engel, da Universidade da Carolina do Norte, não participante da pesquisa. “Mas precisamos de mais trabalhos na área antes de tirarmos conclusões”, observou, segundo a NBC News.


Foto: Trevor/Creative Commons

Nenhum comentário: