sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Paulistano está trocando shopping por programas culturais


André Sturm

André Sturm

Especial para o UOL

O ano de 2014 foi extremamente marcante no cenário cultural da cidade de São Paulo. Acho que o principal destaque foi o crescimento de público em museus na cidade, que tornaram a experiência de visitar uma exposição parte de uma rotina de atividades culturais da população. Como resultado, observamos filas e mais filas de gente interessada em conhecer o trabalho de artistas nacionais e internacionais, dos mais populares aos mais eruditos.



No MIS (Museu da Imagem e do Som) esse fenômeno aconteceu com três megaexposições: Stanley Kubrick (finalizada em janeiro); David Bowie e, claro, Castelo Rá-Tim-Bum - A Exposição, que ultrapassou todas as expectativas e acabou se tornando, mais que uma atividade cultural, um evento social na cidade de São Paulo.



Também entraram no roteiro de visitas obrigatórias em 2014 o Instituto Tomie Ohtake, com Dalí e Yayoi Kusama; a exposição Osgêmeos - A Ópera da Lua, no Galpão Fortes Villaça; Francis Bacon, no Paço das Artes, entre outras.



Outra conquista memorável para mim - e grande vitória para a cidade - foi a reabertura do Cine Belas Artes. O envolvimento e carinho de tanta gente foi essencial para que pudéssemos devolver às pessoas esse patrimônio paulistano.



E, já que estamos falando de Sétima Arte, também destaco o crescimento da produção cinematográfica e interesse das pessoas, seja por comédias populares ou algo mais "cult".



Um dos destaques foi a surpresa do ano "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", do diretor Daniel Ribeiro. Um filme excelente e premiado em grandes festivais, e que está na seleção final para concorrer ao Oscar. Dedos cruzados pela indicação!


Mas 2014 não foi apenas o ano de exposições e cinema. A São Paulo Companhia de Dança arrasou nos espetáculos incríveis de sua temporada de outubro e novembro. A OSESP (orquestra sinfônica de São Paulo), que já se consolidou por sua excelência, celebrou 60 anos em 2014 e nos presenteou com grandes números durante o ano.


A cena teatral também está bombando. Entre tantos destaques, os teatros da praça Roosevelt, com os sempre inovadores espaços como Parlapatões e Satyros.


Com tantas opções culturais em evidência no ano, realmente caindo no gosto das pessoas, fico satisfeito em notar que a frase-clichê "praia de paulistano é shopping" está ficando obsoleta! E para 2015 fica aqui meu maior desejo ainda não realizado: um show do Leonard Cohen em São Paulo!

Nenhum comentário: