sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Venina relatou que ex-diretor atribuiu a Lula antecipação das obras de refinaria



por Gerson Camarotti

Em conversas reservadas, a ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca tem relatado que a antecipação das obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, era uma solicitação direta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Em sua defesa, Venina diz que houve uma cobrança do ex-diretor de Refino e Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, que atribuía a Lula a pressão pela inauguração da refinaria em 2010, ano eleitoral.


Documentos confidenciais da Petrobras revelados na semana passada pelo Jornal das Dez, da GloboNews,  mostram que o plano para antecipar as obras de Abreu e Lima foi assinado por Venina. Para tentar inaugurar a planta petrolífera ainda em 2010, a então gerente assinou dezenas de aditivos milionários, com Paulo Roberto Costa e o atual diretor da área, José Carlos Consenza.


A comissão interna de apuração da Petrobras que investigou irregularidades nas obras da refinaria confirma que Venina assinou em 2007, atendendo a pedido de Costa, o documento de antecipação de obras de Abreu e Lima, que teria causado problemas e a necessidade de vários aditivos contratuais com as fornecedoras, a maioria aumentando preços.

Nenhum comentário: