terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sem pardais no Distrito Federal até fevereiro



Falta de fiscalização pode aumentar os riscos de acidentes

luis.nova@jornaldebrasilia.com.br


No mês passado, o  JBr. mostrou o sumiço dos pardais em vários pontos do Distrito Federal. Com a brecha na fiscalização, muitos condutores aproveitam para trafegar acima da velocidade permitida.



Mais de um mês depois, os equipamentos ainda não voltaram totalmente ao funcionamento normal.



A troca, avaliada em R$ 14,7 milhões, deve ser concluída apenas em fevereiro de 2015. Até lá, a situação deve continuar complicada nas vias do DF.
De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran),  a instalação está dentro do tempo previsto.



Após quatro anos de tentativas, o órgão conseguiu realizar um pregão eletrônico e deixou de operar com contrato emergencial. “O processo de licitação de equipamentos eletrônicos do tipo "pardal" estava em curso no Detran desde 2011 e foi suspenso diversas vezes pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)”, esclarece.



Ainda de acordo com o Detran, os   206 pardais do contrato emergencial serão substituídos de forma gradual em até 90 dias. A instalação contará com a vistoria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).



Riscos
De acordo com a  profissional de mídias sociais Jaqueline Nunes, 26 anos,  é frequente visualizar motoristas imprudentes nas pistas do DF. “Uma das coisas que mais me impressionam no trânsito de Brasília é o fato de os motoristas só respeitarem os limites de velocidade quando passam pelos pardais. Nos trechos sem fiscalização, os carros correm muito”, reclama.



O motorista Isnaildo Onofre, 29 anos, diz que acha o trânsito do DF perigoso. “O motorista está aproveitando a falta de pardais para acelerar nas pistas. Com esta atitude, se torna muito perigoso andar de carro ou de motocicleta. Além disso, as faixas de pedestre são um risco, pois os carros estão em velocidade e não conseguem frear”, relata.



De acordo o Detran, os novos pardais vão monitorar o trânsito tem tempo real. Eles são mais visíveis e não precisam de corte no asfalto. A novidade das câmeras é que possuem o sistema de OCR – sigla em inglês para "registro ótico de caracteres", permitindo a consulta mais clara das placas dos carros.



Relembre
Quem passa pelos eixinhos Sul e Norte deve ter reparado que não existem equipamentos que controlam a velocidade dos carros. A situação se repete em vários pontos do Distrito Federal. Com a brecha na fiscalização, alguns motoristas aproveitam para colocar o pé no acelerador.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília



3 Comentários 
 
Dinho
Porque as BARREIRAS ELETRÔNICAS do DER não estão funcionando? Aquela do PIER21 já está a muito tempo sem funcionar. Andei olhando na internet e vi que o Dono da Empresa ELISEU KOPP, que ganhou o contrato com o DER foi preso na Operação Ave de Rapina, deflagrada pela Polícia Federal no ultimo dia 10/12/2014. Muito esquisito !!!
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Lucas Miranda

Com os pardais funcionando poucos motoristas respeitavam os limites de velocidades. E,sem essa fiscalização?
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Divino Cesar Souza Alcantara

É um absurdo a quantidade de radares de velocidade existente no DF é duas vezes maior que todo o estado de São Paulo, pasmem incluindo as rodovias, aqui esses radares estão mais para caça-niqueis, agora imaginem o tamanho da corrupção envolvido neste negócio!!! não estou dizendo aqui que não são necessários ou até úteis, só estou dizendo que há uma discrepância e muita má fé neste negócio!!!
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