sexta-feira, 24 de abril de 2015

“Se misturamos a vontade de ter dinheiro com a política estamos fritos. Quem gosta muito de dinheiro tem que ser tirado da política", diz Mujica.


‘Algo doentio acontece na política brasileira’, diz Pepe Mujica


Mujica diz que tráfico de influência é uma tradição no Brasil


Deu em O Globo
Em entrevista à BBC Mundo, o ex-presidente do Uruguai José Mujica comentou a divergência entre o governo de Dilma Rousseff e o Congresso Nacional, a qual avaliou como algo doentio na política brasileira. Para Mujica, os governos costumam fazer o “impossível” para conseguir a maioria parlamentar e há no país um tráfico de influência que é uma “tradição’’.



“Não digo que os fins justificam os meios, quem diz é Maquiavel. O que digo é que isso é uma doença que existe há muito tempo na política brasileira.”


Por outro lado, o ex-presidente afirmou que o poder dos presidentes é relativo, o que justifica a demora para realizar a vontade do executivo. Atualmente, o governo tem tido embates com o Congresso Nacional, como a dificuldade para aprovação do pacote do ajuste fiscal.


“Não se deve confundir governar com mandar. Existe o papel da persuasão e do convencimento. Um presidente deve se cercar de gente útil e de gente boa”, disse à BBC.



POLÍTICA E DINHEIRO
Durante a entrevista, José Mujica também comentou a corrupção no Brasil e em outros países, como o México. Para ele, não se pode misturar a vontade de ganhar dinheiro com a política:



“Se misturamos a vontade de ter dinheiro com a política estamos fritos. Quem gosta muito de dinheiro tem que ser tirado da política. É preciso castigar essa pessoa porque ela gosta de dinheiro? Não. Ela tem que ir para o comércio, para a indústria, para onde se multiplica a riqueza”, declarou.

Nenhum comentário: