quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Rollemberg cria Delegacia de Combate a Intolerância Religiosa. Sinpol já se posicionou contrário a essa decisão e faz protesto

Liberdade de escolha

Publicado: 21 de janeiro de 2016 às 11:47
Francine Marquez

Na semana passada foi criado o Comitê Distrital de Diversidade Religiosa Foto: Luiz Alvez/Foafro-DF
O governador Rodrigo Rollemberg sanciona nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei que cria a Delegacia Especializada de Combate à Intolerância Religiosa. O PL 806/2015 é de autoria do deputado distrital João Lira (PHS). Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
 A nova delegacia terá o papel de registrar, investigar, abrir inquéritos e adotar os procedimentos necessários para resolver os crimes relacionados à intolerância religiosa.


Entretanto a ideia não agradou nem um pouco a Polícia Civil. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) Rodrigo Franco organizou um protesto na Praça do Buriti contra a criação da delegacia, Franco alega que a categoria não tem efetivo para isso.


Na semana passada foi criado o Comitê Distrital de Diversidade Religiosa para a elaboração de políticas públicas para afirmação do direito à liberdade religiosa, à laicidade do Estado, além de garantir a opção do cidadão de não querer pertencer a nenhuma religião.


O comitê será composto por 12 membros, sendo seis do GDF e seis da sociedade civil, com respectivos suplentes, os mandatos não são remunerados e tem prazo de dois anos.

O GDF resolveu tomar essas medidas por causa dos ataques contra terreiros, em 2015 foram 15 casos. Além do ataque as estátuas de Orixás na Prainha do Lago Paranoá.

Nenhum comentário: