sábado, 19 de março de 2016

Como esse filhote de orangotango se sente sobre o fato de que sua população poder ser extinta em 15 anos

Tradução de Juliana Candido de Jesus

Orangotango 1
Prestem atenção, galera. Veem esse filhote de orangotango adorável? Veem esse biquinho fofo? E esse pelo? Esse pelo! Voando com o vento, todo inocente e fofo. Bem, se nós humanos não fizermos alguma coisa a respeito do desmatamento e do óleo de palma nos próximos 15 anos, essa fofura e sua família não vão mais existir.


Você leu certo: de acordo com um novo estudo, se nós continuarmos a explorar as florestas nessa elevada taxa atual, Orangotangos-de-Sumatra talvez sejam extintos. Enquanto há notícias recentes de que a população de orangotangos é, na verdade, o dobro do que os cientistas haviam previsto –viva! – Esse número poderá não significar nada daqui a quinze anos se nós não pararmos essa deflorestação absurda e prejudicial.


Então o que está causando a extinção potencial dos orangotangos? Três palavras: óleo de palma. Esse óleo, encontrado em tudo, desde alimentos até produtos para limpeza da pele, tem alta demanda no mundo inteiro e muitos de nós nem mesmo sabemos das consequências desse consumo.


Por exemplo, a cada minuto, uma área do tamanho de cinco campos de futebol é devastada na Sumatra, ilha na Indonésia, para abrir espaço para plantações. Como orangotangos são uma espécie arbórea, são dependentes da abundância de florestas tropicais pois a têm como meio de subsistência. Tragicamente, mais ou menos 80% do habitat natural deles foi destruído durante as duas últimas décadas, principalmente por causa da produção de óleo de palma.


Nós temos que salvar esses pobres orangotangos da extinção, e, com sorte, por meio da mudança de alguns de nossos hábitos e exigindo uma atitude por parte das grandes empresas de óleo de palma, nós talvez sejamos capazes de parar isso antes que seja tarde demais.


Como podemos ajudar esse adorável filhote de orangotango?

• Aprender como eliminar o óleo de palma da sua vida clicando aqui.

• Ajudar organizações que trabalham protegendo o meio em que os orangotangos nativos vivem.

• Dar uma olhada no trabalho dessas organizações especializadas em resgate e reabilitação de orangotangos.

• Compartilhar esse artigo e aumentar a conscientização!

Fonte: One Green Planet

Nenhum comentário: