sábado, 19 de março de 2016

Mergulhadores chocados ao descobrirem animais presos em jaulas submersas


Por Stephen Messenger / Tradução de Alice Wehrle Gomide
Indonesia mergulhadores 1Foto: Delon Lim
Um grupo de mergulhadores fez uma descoberta chocante na semana passada enquanto exploravam a área cerca da remota ilha de Kokoya, na Indonésia.

Lá, presos dentro de jaulas em uma parte rasa do oceano, estavam dois dugongos – raros mamíferos marinhos estreitamente relacionados ao peixe-boi.

Um dos mergulhadores, Delon Lim, disse ao The Dodo que os animais, também conhecidos como “vacas do mar”, pareciam ser uma mãe e seu filhote presos em jaulas separadas. Enquanto o jovem dugongo era mantido sem restrições, a mãe estava presa por uma corda amarrada em seu rabo.

O par tinha sido capturado por pescadores locais, aparentemente para lucrar com os turistas.

“Ele pediu um pouco de dinheiro se quiséssemos ver o dugongo ou tirar uma foto”, Lim disse.

Apesar de não ficar claro quanto tempo os dugongos foram mantidos em cativeiro, Lim suspeita que eles estivessem presos por várias semanas.

“Parece que sim”, ele disse. “As cordas estavam gastas e rasgando. As cicatrizes e o ferimento em seu rabo eram profundos. Foi muito desolador”.

Os mergulhadores foram autorizados a entrar na jaula com a dugongo adulta, tirando fotos e fazendo um vídeo do seu sofrimento inimaginável.


Não querendo que os animais continuassem a sofrer naquela triste situação, os mergulhadores tentaram convencer seu captor a libertá-los, informando que os dugongos são uma espécie protegida e vulnerável à extinção.


“Quando nós deixamos a ilha, o pescador concordou em libertá-los”, Lim disse. “Mas como não estávamos muito convencidos de que ele faria isso, eu postei o vídeo na mídia social”.


Os outros mergulhadores também postaram o vídeo.


E ainda bem que eles fizeram isso. Dentro de poucas horas, Lim foi contatado pelas autoridades locais de vida selvagem pedindo a localização das jaulas. No dia seguinte, os oficiais foram até o local e encontraram os animais ainda presos.
Foi quando eles finalmente foram libertados.


Dugongos, como seu parente peixe-boi, são considerados ameaçados pelas atividades humanas, mas acredita-se que capturas como esta não são comuns. Existem outros animais, entretanto, que são mantidos em condições similarmente deploráveis em nome do turismo.

Clique aqui para saber mais sobre quais atrações animais evitar quando viajar para o exterior.

Fonte: The Dodo


Nenhum comentário: