domingo, 1 de maio de 2016

Competição desigual e covarde.Cães versus fauna silvestre.

Geraldo Junior França added 2 new photos.

"Night and day" . Competição desigual no Parque Nacional de Brasília (DF). Ambas as fotografias registradas por camera-trap no mesmo local, em horários diferentes. A questão delicada da presença de cães e gatos domésticos ou ferais em áreas de proteção ambiental deve ser encarada de frente. 


O impacto sobretudo de cães - que, quando ferais, liberam o "lobo genético", formando matilhas que , para sobreviver, mutilam e caçam animais silvestres que já sofrem inúmeras ameaças causadas por nós - é difícil de mensurar mas deve ser colossal . 


O nativo lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), de hábitos solitários, não é páreo para uma matilha feral - mesmo que não haja ataque direto (que deve ocorrer muitas vezes) , a perda de presas, as doenças (desde doenças cutâneas como a sarna a viroses sistêmicas graves,como a raiva e a cinomose) e o estresse causado pela simples presença dos animais que não deveriam estar no local já condena o silvestre. 


Some-se a isso a perda de habitat, a caça promovida pela população humana, as queimadas anuais esperadas ... 


A posse responsável de pets - cães e gatos , que sobretudo no entorno de áreas de preservação deve ser promovida continuamente, não deixando os mesmos saírem do ambiente residencial e tendo as vacinações contra epizootias obrigatórias e fiscalizadas - é fundamental. 


Com certeza, muito maior dano à fauna que o "bode expiatório" da vez , o javali - acusado por caçadores profissionais ávidos por legalizar a atividade por aqui como o "exterminador" da fauna nativa. Créditos das fotografias: NEX - No Extintion / ICMBio Parque Nacional de  


Brasília.Com Fábio Hudson Souza Soares

Nenhum comentário: