quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Como inserir a questão ambiental na escola? No Acre, educadores buscam resposta


WWFPor José Luiz Cerqueira*

A Educação Ambiental tem o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, ajudando as pessoas a trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável e da redução de impactos ambientais.

O WWF-Brasil entende e reconhece a importância desse tema – e, por isso, vem ajudando, desde o ano passado, os educadores do Acre na atualização do Plano Estadual de Educação Ambiental daquele estado.

A ideia é colocar a questão ecológica no currículo escolar dos meninos e meninas acrianos, propondo discussões sobre a questão ambiental em todos os seus aspectos: éticos, sociais, políticos e econômicos. A última discussão deste tipo ocorrida naquela unidade da Federação aconteceu há dez anos.

O objetivo é fazer com que mais de 260 mil estudantes, distribuídos por toda a rede pública de Educação acriana, consigam conectar as questões ambientais com o seu dia-a-dia e o cotidiano das comunidades em que estão inseridos.

Diretrizes e princípios

O mais recente capítulo deste trabalho ocorreu no mês de agosto, no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco. Cerca de 50 participantes, entre professores, estudantes universitários, indígenas, extrativistas, lideranças comunitárias e rurais, estiveram reunidos pensando em como abordar a questão ambiental nas escolas.

Na ocasião, eles elaboraram diretrizes, princípios e linhas de ações -  e o produto dos debates será consolidado para a elaboração de um documento final.

A coordenadora da divisão de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação Ambiental (Sema-AC), Fátima Silva, disse que a atualização deste plano tem ocorrido de maneira “muito bonita”. “É um processo bem interessante de participação social, e isso faz toda a diferença na implementação de um Plano: todos se consideram donos e tem aquele sentimento de pertencimento ao tema que estamos discutindo”, afirmou.

Segundo o analista de conservação do WWF-Brasil, Flávio Quental, o trabalho que ocorre hoje no Acre tem três pilares: identificar as ações relacionadas à Educação Ambiental que acontecem no Estado; elaborar um plano com metas, prazos, estratégias e orçamento; e pensar maneiras de envolver a sociedade civil neste processo.

“Nós acreditamos muito nos processos de formação. Eles são fios condutores da transformação da sociedade para uma visão mais sustentável, são uma ferramenta poderosa de melhoria de escolaridade dos cidadãos e de políticas públicas”, explicou Flávio.

Antecedentes

Esse processo teve início em junho de 2017, durante o I Encontro de Educadores e Educadores Ambientais, ocorrido em Rio Branco. Na ocasião, mais de 400 atores sociais, de 22 municípios diferentes, deram início ao processo de atualização do Plano Estadual de Educação Ambiental.

Desde então, diversas oficinas vêm ocorrendo para debater este tema, obedecendo a um calendário específico e envolvendo diversas entidades da sociedade civil.   

Próximos passos

O novo Plano Estadual de Educação Ambiental está em fase final de elaboração - faltam apenas algumas reuniões e oficinas com comunidades e entidades da área ambiental para que o processo seja concluído e um documento final seja escrito.

Em seguida, a proposta do novo Plano será encaminhada para a Assembleia Legislativa do Acre, onde deverá ser votada e assim se tornar uma política pública de Estado. A previsão é de que a partir do início de 2019 todos os professores, pedagogos e educadores das escolas acrianas tenham as diretrizes educacionais sobre o tema ambiental atualizadas, para aplicação em sala de aula com seus alunos.

*Estagiário sob supervisão de Jorge Eduardo Dantas e Denise Oliveir

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