quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Sesc Pantanal adere ao Pacto em Defesa das Cabeceiras

Sesc Pantanal adere ao Pacto em Defesa das Cabeceiras


23 Outubro 2018   |   0 Comments
Por Marcos Piovesan

O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal ganhou a adesão de mais uma importante instituição, o Sesc Pantanal, primeiro signatário fora da região das Cabeceiras.

O Sesc Pantanal – polo socioambiental do Serviço Social do Comércio (Sesc) – tem atuação pela conservação da biodiversidade, educação ambiental, ação social e turismo sustentável, nos municípios mato-grossenses de Poconé, Barão de Melgaço e Rosário Oeste. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) – RPPN Sesc Pantanal, com 107.996 hectares, é a sua principal unidade com as seguintes frentes de trabalho: monitoramento ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais e o estímulo e apoio a pesquisas científicas.  

“Nós, como maior RPPN do país e representantes dos sítios Ramsar no Brasil, precisamos somar esforços a iniciativas como essas, tão importantes para a promoção da conservação da biodiversidade, valorização da cultura, do desenvolvimento sustentável do Pantanal”, explica Christiane Caetano, Superintendente do Sesc Pantanal. 

E acrescenta: “Para alcançarmos resultados efetivos é necessário envolver as pessoas, por isso, o turismo sustentável, a educação ambiental e a ação social com a comunidade local e do entorno são outros focos estratégicos. E temos outra iniciativa emblemática: com o parque ambiental Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste. Sua localização é estratégica, pois está próxima da nascente do Rio Cuiabá – um dos principais do Pantanal”, diz Christiane. 

Desde o início de 2018, o Pacto recebeu a adesão de oito signatários. Números que demonstram a crescente mobilização de setores públicos, privados e da sociedade civil organizada em prol da proteção dos mananciais que abastecem o Pantanal. 

A aliança pretende recuperar 700 quilômetros de rios e pelo menos 50 nascentes. Além disso, tem por objetivo fortalecer a integração e a articulação de instituições nacionais, regionais e locais para o desenvolvimento sustentável da região. 

Os novos parceiros de 2018 são: Sicredi, SLC Agrícola, C.Vale, Fazenda São Marcelo, Rotary Tangará da Serra Cidade Alta, Rotary Tangará da Serra Centro e Instituto Sócio Cultural Pontal do Sepotuba e Sesc Pantanal. 

Para mais informações: http://www.pactopelopantanal.com.br/ 

Nenhum comentário: