sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Noruega em resposta a Onyx Lorenzoni

O Globo – 'Aprendemos muito com o Brasil', diz embaixador da Noruega em resposta a Onyx Lorenzoni


Eliane Oliveira

Em rede social, diplomata norueguês convida ministro da transição para uma conversa sobre preservação da floresta amazônica

BRASÍLIA - Um dia depois de o ministro da transição e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni , afirmar que os noruegueses devem aprender com os brasileiros sobre preservação de florestas , o embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng , respondeu a declaração com um convite. Em sua conta no Twitter e dirigindo-se especificamente a Lorenzoni, o diplomata convidou o ministro para uma conversa na embaixada sobre esse e outros temas e disse que seu país, de fato, "aprendeu muito com o Brasil".

Os noruegueses são os maiores doadores do Fundo Amazônia, criado pelo governo brasileiro para financiar a preservação da floresta. No ano passado, a Noruega anunciou que cortaria os repasses pela metade, porque os índices de desmatamento no Brasil começaram a crescer e as políticas de conservação foram questionadas.

Na segunda-feira, em entrevista no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está instalada a equipe de transição, o ministro se irritou com a pergunta de um repórter sobre o assunto. Criticou organizações não-governamentais (ONGs) europeias que, segundo ele, interferem no trabalho de preservação da floresta.

- Nós vamos preservar o Brasil. Agora, com altivez. Não dá para vir a ONG da Noruega ou lá da Holanda e vir aqui dizer o que a gente tem que fazer  - afirmou.

Nenhum comentário: