segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Militares cercados pelo fogo são resgatados por helicóptero em Poconé

Domingo, 16 de Agosto de 2020. CALDEIRÃO POLITICO
INCÊNDIOS EM MT

Militares cercados pelo fogo são resgatados por helicóptero em Poconé

Redação

Corpo de Bombeiros - MT
Seis militares bombeiros que combatiam incêndio no Pantanal, no muncípio de Poconé, viram-se cercados pelo fogo na última sexta-feira (14).


Eles conseguiram se comunicar com a base e foram localizados por uma aeronave que também auxilia o trabalho dos bombeiros na região. Em seguida um helicóptero da Força Aérea Brasileira conseguiu pousar e resgatá-los.

Segundo informado pelo bombeiros, o vento forte fez as linhas de fogo avançarem rapidamente em direção ao setor norte do hotel Sesc Porto Cercado.

Cerca de 200 mil hectares foram consumidos pelo fogo desde o início do incêndio que começou há três semanas no Pantanal mato-grossense.

As ações para defesa da maior planície alagável do mundo, contam mais 134 pessoas atuando no combate aos incêndios. São 38 bombeiros militares de Mato Grosso e 12 de Mato Grosso do Sul. Do Governo Federal, atuam oito militares da FAB e 23 da Marinha, além de 14 brigadistas do ICMBio. O Sesc Pantanal disponibilizou 39 funcionários, sendo quatro em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso.

Para ação, estão sendo empregados duas aeronaves de combate a incêndio do CBMMT e outas duas do ICMBio. Um helicóptero da Força Aérea Brasileira e outro da marinha atuam na operação para deslocamento de equipes e identificação das éreas atingidas. Na sexta-feira (14), mais um helicóptero do Ibama começou atuar na região do Porto Jofre, em Poconé.

Por terra, as equipes recebem o apoio de duas camionetes, uma van, um caminhão, um ônibus e dois quadriciclos também do Corpo de Bombeiros Militar e três máquinas oriundas de apreensão cedidas pela Sema. De recursos privados, estão em campo uma aeronave e três camionetes do Sesc Pantanal, três caminhões pipa, três tratores pipa, um microônibus, um quadriciclo e uma van. Máquinas de diversos produtores rurais estão sendo empregadas na construção das linhas de defesa. As estimativas apontam que uma área de 204 mil hectares foi atingida pelo fogo nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé

 Duas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) utilizaram cerca de 45 mil litros de a?gua para impedir que o fogo atingisse uma casa de pau-a-pique (foto acima) do seu Dito Verde (Benedito Alves da Silva), morador mais antigo da reserva RPPM Sesc Porto Cercado. Além das aeronaves, combatentes, dois barcos e um helicoóptero da Marinha foram empenhamos para impedir que casa de seu Dito Verde fosse destruída pelas chamas. O incidente aconteceu na quarta-feira (12/08).

Nenhum comentário: