Um homem que tinha dois gibões-prateados (Hylobates moloch) escondidos em sua mala foi interceptado e preso há poucos dias no Aeroporto de Mumbai, na Índia. Os animais estavam dentro da bagagem despachada. Um deles já estava morto.
O homem tinha chegado de Bangkok, na Tailândia. Segundo informação divulgada pelas autoridades locais, anteriormente o passageiro esteve na Malásia, e ele teria recebido os gibões de uma organização de tráfico de animais silvestres para que eles fossem entregues na Índia.
O gibão-prateado é uma espécie ameaçada de extinção, nativa de florestas tropicais de Java (Indonésia), uma das ilhas mais povoadas do mundo, que como consequência, sofre com impactos da fragmentação de seu habitat. Estima-se que restem pouco mais de 4 mil deles na vida selvagem.
Segundo a plataforma internacional Traffic, mais de 7 mil animais, muitos já mortos, foram apreendidos na rota Tailândia - Índia, nos últimos três anos e meio. Uma semana antes da descoberta dos gibões-prateados, outro passageiro foi detido com cobras, tartarugas e um guaxinim.
E há poucos meses, em maio, sete gibões foram encontrados mortos com duas pessoas em um hotel, também em Mumbai Elas tinham chegado da Malásia com nove primatas escondidos na bagagem despachada.
De acordo com um levantamento divulgado recentemente pela Traffic, mais de 336 gibões foram confiscados no sul e sudeste da Ásia entre janeiro de 2016 e agosto de 2025. Só este ano, as apreensões já representam um aumento de 20% em relação a última década.
"O comércio ilegal está empurrando os gibões das copas das árvores para as margens das árvores, e esses números são um sinal claro de que a pressão sobre eles está aumentando”, alerta Ramachandra Wong, analista sênior de crimes da Traffic.
Gibões são pequenos primatas endêmicos de onze países desde o extremo nordeste da Índia até a Indonésia, famosos por sua agilidade, mas também por seu canto, frequentemente ouvido em duetos entre casais em época de acasalamento - por essas razões, se tornaram vítimas do tráfico para abastecer o comércio ilegal de animais de estimação.
Atualmente 20 espécies de gibões são classificadas como ameaçadas de extinção.
---------------------
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Primeiro-ministro da Índia posa com ararinha-azul em inauguração de centro de conservação, envolto em denúncias e polêmicas
Nigéria aprova lei que estabelece dez anos de prisão para tráfico de animais silvestres
Cerca de cinco milhões de cavalos-marinhos foram vítimas do tráfico internacional de animais silvestres na última década
Lontras usadas em “cafés com animais” no Japão podem ter origem no tráfico ilegal
20 mil animais são apreendidos em operação global contra o tráfico de vida selvagem, plantas e madeira
Foto de abertura: divulgação Customs Mumbai International Airport
Nenhum comentário:
Postar um comentário