sábado, 28 de junho de 2014

Park Way tem alta escolaridade e qualidade de vida, mostra PDAD

Acesso a abastecimento de água e energia elétrica está entre os destaques da pesquisa divulgada pela Codeplan

 
O abastecimento de água e energia elétrica é praticamente universal nas residências do Park Way. 


É o que revela a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), divulgada pela Codeplan nesta sexta-feira (27).

Segundo o estudo, 99,55% dos domicílios contam com fornecimento de energia elétrica pela rede geral e 99,11% dos domicílios contam com o abastecimento de água pela rede geral.

A limpeza urbana também é quase universal: 93,72% declararam que contam com esse serviço, sendo que 13,45% contam com a coleta seletiva.

Calçadas, ruas asfaltadas, meios-fios e a coleta de águas pluviais estão presentes em cerca de 85% dos domicílios, enquanto a iluminação pública está presente em 95,07%.

Em relação ao esgotamento sanitário, no Park Way, 73,10% drenam seus esgotos em fossa séptica. Outros domicílios (16,37%) valem-se da rede geral, enquanto 10,31% contam com fossa rudimentar.

A pesquisa também aborda outros dados socioeconômicos. De todas as 26 regiões já pesquisadas pela Codeplan, o Park Way tem a maior renda per capita média mensal, de R$ 5.195.


Quanto à escolaridade, destaca-se que mais da metade dos moradores concluíram o ensino superior. É o segundo maior índice entre as regiões pesquisadas, atrás do Lago Norte.

"É uma região de classe média alta, em que a população é essencialmente proprietária de seus imóveis. Destaca-se a dependência do Plano Piloto em termos de comércio, empregos, cultura e saúde", explica Iraci Peixoto, economista da Codeplan responsável pela pesquisa.

No Park Way, somente 10,48% dos moradores trabalham na própria região administrativa, enquanto a maioria (63,95%) tem emprego no Plano Piloto.

A ocupação da população urbana em atividades econômicas está concentrada em serviços gerais, administração pública distrital, federal e o comércio. 

Os empregados com carteira de trabalho assinada aproximam-se de 40%, e o trabalhador autônomo representa aproximadamente um quarto dos moradores.

Fonte: Agência Brasília Jornal de Brasilia

Nenhum comentário: