sábado, 12 de julho de 2014

Meio Ambiente Tartarugas ameaçadas de extinção viram comida em Alagoas

uol

10/07/2014 20h45
Da Redação com TV Pajuçara

Tartaruga viram prato no Litoral Norte (Crédito: Reprodução)
Tartaruga viram prato no Litoral Norte 
 
 
Ameaçadas de extinção, as tartarugas marinhas são vítimas da pesca predatória, da poluição dos mares e praias, e da falta de informação dos moradores. A preservação é um desafio, mas outra situação tem preocupado os biólogos do Instituto Biota. A ONG já recebeu várias denúncias de que, no Litoral Norte de Alagoas, as tartarugas estão sendo mortas para consumo humano. Informação que foi confirmada pelo diretor do instituto, Bruno Stefanis.


O biólogo também alerta para o perigo de consumir a carne do animal, que dependendo da contaminação, pode trazer muitas doenças a quem consumir.
Na praia de Riacho Doce, local conhecido pela desova de tartarugas, o pescador Miriel Oliveira disse que nunca comeu a carne de tartaruga, mas já ouviu falar de muitos casos.


E não pense que isso é história de pescador. A cultura da população pode até ter mudado um pouco, mas Marlova Lopes, dona de uma pousada, disse que ainda hoje tem gente que consome a carne e os ovos das tartarugas que aparecem por lá.
Mas para consolo dos ambientalistas, a visão das pessoas vem mudando e as novas gerações aprendem desde cedo a importância da preservação das espécies.


Sofia Lopes, de apenas 4 anos de idade, é uma defensora das tartarugas, e manda um recado de gente grande para todos: “As pessoas têm que proteger as tartarugas como eu e o Biota”, disse. Veja mais na reportagem do Jornal da Pajuçara Noite.

Nenhum comentário: