terça-feira, 9 de setembro de 2014

Querem 'puxar todos para a lama', diz Marina sobre suspeitas contra Campos




Do UOL, em São Paulo


Sem citar nomes, a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (8), em entrevista ao "Jornal da Record", que "há pessoas que gostariam de puxar o nome de todos para a lama", em referência ao depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que incluiu Eduardo Campos na lista dos que teriam recebido propina da empreiteiras com contratos com a estatal.

"Existem pessoas que gostam mesmo do 'quanto pior, melhor' e que gostariam de puxar o nome de todas as pessoas para a lama", disse Marina. "Independente de quem esteja nessa lista, seja quem for, doa a quem doer, nós queremos a verdade."

A inclusão de Campos na lista dos que teriam recebido propina foi recebida com alívio pela campanha de Dilma Rousseff. Isso porque a maioria dos citados pelo ex-diretor da Petrobras, que inclui governadores e dezenas de parlamentares (senadores e deputados). pertence a partidos da base aliada do governo federal.

Em tese, a menção ao ex-governador reduz a possibilidade de Marina usar o escândalo contra a campanha de Dilma.

Reportagem publicada na edição deste sábado da revista "Veja" afirma que Costa listou, como recebedores de propina, além de Campos, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB).

No Senado, foram citados o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), além de mais de dez senadores.

Na Câmara, o presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e mais de 40 deputados. A maioria dos parlamentares pertence ao PMDB e ao PP. Pelo PT, Costa citou o deputado federal Cândido Vaccarezza (SP) e o tesoureiro da sigla, João Vaccari Neto.


Parte dos desvios investigados na Operação Lava Jato da Polícia Federal teria ocorrido na refinaria de Abreu e Lima, que está sendo construída em Pernambuco, Estado governado por Campos entre 2007 e 2014. Morto em 13 de agosto, o ex-governador era o candidato do PSB à Presidência. 

Vice na chapa, Marina acabou o substituindo.

Marina afirmou que a menção a Campos é apenas "uma citação" e nas matérias sobre o depoimento de Costa "não tem nenhum fato determinado" contra o ex-governador de Pernambuco. "O processo está em investigação."

Na entrevista ao Jornal da Record, Marina foi questionada pelos apresentadores se usa de "dois pesos e duas medidas"por afirmar publicamente que há um esquema de desvios na Petrobras e, com relação a Campos, dizer que os supostos delitos estão sendo investigados.

"Você sabe que houve um esquema comprovado na compra [da refinaria de] Pasadena. Na Petrobras, esse não é o único, há vários outros escândalos", afirmou, acrescentando que nos últimos meses foram publicadas várias reportagens pela imprensa.


Recuos no programa de governo

 

Marina também foi questionada sobre as alterações feitas em seu plano de governo logo após a divulgação, no último dia 29. As mudanças de maior repercussão foram os recuos em pautas defendidas pela população LGBT, como a criminalização da homofobia e o casamento igualitário. "As correções são naturais, o pior é não assumir quando se comete o erro."

Confrontada sobre se a homofobia deve se tornar crime, Marina foi evasiva. "Não devemos aceitar qualquer forma de violência. Se for praticado como discriminação a uma pessoa com orientação homossexual, não deve ser aceitado (sic) pela Justiça."


A candidata disse ser contra a redução da maioridade penal e afirmou que a descriminalização do aborto é um "tema complexo". "Pessoalmente, sou contra [o aborto]", afirmou. "A sociedade brasileira sabe que é um tema complexo, que envolve questões morais, filosóficas, ligadas à espiritualidade. Agora, o debate pode acontecer."

Nenhum comentário: