domingo, 23 de novembro de 2014

Chuva não impede nova queda no nível dos principais reservatórios da Grande SP

Crise da água

Folha



A chuva que atinge a Grande São Paulo deste sexta-feira (21) foi insuficiente para interromper a queda no nível dos principais reservatórios de água que abastecem a região.


De acordo com dados divulgados pela Sabesp na manhã deste sábado (23), o Cantareira está com 9,5% de sua capacidade. O número é 0,1 ponto menor do que o de sábado.


Desde o último fim de semana, o sistema utiliza a segunda cota do volume morto. Em novembro, o Cantareira recebeu 99,5 mm de chuva, o equivalente a 61% da média histórica do mês.


De sábado para domingo, o Alto Tietê também perdeu 0,1 ponto e opera com 6,1% da capacidade. Já no Guarapiranga a queda foi de 0,3 ponto, chegando a 32,3%.
A maior queda foi registrada no Rio Claro. O sistema perdeu 0,7 ponto e está com 31,9% da capacidade. O Alto Cotia se manteve com 28%, enquanto o Rio Grande cedeu 0,2, alcançando 63,8%.


PREVISÃO DO TEMPO
A previsão dos meteorologistas é que os sistemas de abastecimento da Grande São Paulo tenham um alívio nos próximos dias. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Metorologia), há previsão de chuva no Cantareira até quinta-feira (27).


De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a chegada de uma frente fria causa nebulosidade na capital paulista e deve fazer chover no de forma isolada entre o fim da tarde e à noite deste domingo. A temperatura máxima não deve passar os 25ºC, e a umidade relativa do ar deve chegar até 92%.


Segundo os meteorologistas, as chuvas com maior intensidade devem atingir o sul de Minas Gerais, incluindo alguns reservatórios do Sistema Cantareira.

Nenhum comentário: