segunda-feira, 11 de maio de 2015

Urna usada nas eleições brasileiras foi rejeitada por mais de 50 países por não ser confiável

Publicado por em 9 maio, as 09 : 49 AM Print
Urna usada nas eleições brasileiras foi rejeitada por mais de 50 países por não ser confiável
Amilcar Brunazo, especialista em sistemas eletronicos voltados para votação, explica que as urnas usadas nas eleições brasileiras são ultrapassadas e fazem parte da primeira versão deste tipo de equipamento, conhecido como direct recording eletronic (DRE. O modelo começou a ser produzido em 1996 e desde então vem recebendo diversas atualizações.


Ele explica que, a primeira versão do aparelho, ou primeira geração, que é a usada no Brasil, tem como uma de suas principais características o fato de a confiabilidade dos resultados depender unica e exclusivamente do software usado pelo aparelho, outro fato negativo é que o aparelho gravar o voto em sua memória digital mas não permitir ao eleitor verificar se o voto foi registrado corretamente.


Um dos motivos para mais de 50 países rejeitarem as urnas brasileiras foi o fato dela não permitir à sociedade civil conferir o destino de seus votos, segundo informou o relatório sobre o Sistema brasileiro de votação eletrônica (PDF), divulgado em 2010.


Curiosamente, a segunda e terceira versão ou geração das urnas eletrônicas parecem resolver esses problemas com sistemas que disponibilizam consultas, ainda que de modo restrito, sobre os votos computados nas urnas, mas o TSE teima em manter a primeira geração das urnas eletrônicas, mesmo com tantas denuncias de vulnerabilidade do sistema de votação.


Com informações: TecMundo

Nenhum comentário: