terça-feira, 9 de junho de 2015

Pacote de concessões do governo: Será mais um engodo?

Os chineses estão aí, prometendo investir mais de US$ 53 bilhões na Ferrovia Transoceânica. O governo Dilma tomou gosto pelas cifras elevadas e está prestes a anunciar um pacote de concessões.

 

Segundo o Ministro de Comunicação Edinho Silva, “será o maior plano de investimentos em logística da história do país”. “É um plano de impacto que garante a retomada da nossa economia de forma sustentável”. Uau!

 

Façamos uma pequena digressão e peguemos as primeiras palavras do ministro. Hummm… creio que já ouvimos isso antes, ou algo parecido. Vejamos: “nunca antes na história destepais”, “estamos fazendo o que eles não fizeram em 500 anos”, foi mais ou menos isso que Lula afirmou em certa ocasião.

 

Não. Não vou lembrar “que nunca antes na história destepaiz” se roubou tanto. Este de fato, um recorde histórico da gestão petista.

 

Retomando ao pacote de concessões.

 

É claro que o investimento em infra-estrutura é de vital importância para o Brasil. Até porque, o preço que se paga dentro do território nacional por conta das condições de estradas, portos e ferrovias, é altíssimo. A pergunta que poderíamos fazer nesse momento seria: Por que não fizeram antes? Mas não, essa não é a pergunta que se deve fazer nesse momento. Em se tratando deste governo, a pergunta que nos cabe fazer é: Sairá da simples propaganda?

 

Felizmente, a população brasileira está conseguindo abrir os olhos para a realidade e a cada anuncio “histórico” do governo, encara-o com ceticismo. Para tanto, não precisam ir muito longe, a dura realidade daquilo que o governo anuncia e efetivamente faz pode está na rua de casa, uma vez que um ano após a realização da Copa do Mundo “padrão FIFA”, metade do “legado” ainda não foi entregue.

 

Assim, o Brasil vai virando um amontoado de obras inacabadas. PACs empacados, obras anunciadas em 2012 que ainda não foram entregues e tantas outras. Não seria melhor concluí-las? Sim, seria. 

 

Mas esse governo se tornou especialista em oferecer doses homeopáticas de otimismo. O grave problema é que não passam de placebos que debilitaram a economia do país. A seguir o script, conseguirão piorá-la.

 

O pacote de concessões é importante e necessário, mas tem todos os ingredientes de ser mais um engodo.

 

Por Jakson Miranda

 BLOG Voltemos à Direita

Nenhum comentário: