quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Delcídio diz ser vítima de “armação” e pede anulação de provas ao STF


Preso desde novembro, senador diz que filho de Cerveró atuou como “agente infiltrado” ao gravar conversa em que ele sugeriu rota de fuga e ofereceu R$ 50 mil à família de ex-diretor da Petrobras

Wilson Dias/ABr
Delcídio do Amaral está preso desde 25 de novembro


Edson Sardinha e Gustavo Pontes Os advogados do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule as provas que o levaram à prisão em novembro do ano passado.


Os defensores do parlamentar querem anular a gravação feita pelo filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró em que o petista é flagrado tentando impedir o executivo de fazer um acordo de delação premiada.


O áudio foi feito pelo ator Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da estatal. A entrega da defesa, feita ontem (2), foi confirmada ao Congresso em Foco pelo gabinete do senador.


No documento, Delcídio alega que foi vítima de uma “armadilha” e que Bernardo agiu como um “agente infiltrado”, sem ter autorização judicial para fazer a gravação, na qual o parlamentar oferece R$ 50 mil mensais à família de Cerveró e chega a traçar uma rota de fuga, pelo Paraguai, até a Espanha. O ex-diretor da Petrobras está preso desde janeiro de 2015.


A defesa do senador pede ao STF que, caso as provas não sejam anuladas, o tribunal arquive a denúncia apresentada pela PGR. Em dezembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou Delcídio por impedir e embaraçar a investigação de infrações penais que envolvem organização criminosa (com pena de 3 a 8 anos).


O senador e seu chefe de gabinete são acusados ainda de exploração de prestígio (com penas de 1 a 5 anos). Janot defende, ainda, a cassação do mandato do ex-líder do governo no Senado.


Mais sobre Delcídio do Amaral

Nenhum comentário: